A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Maria José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cerveny,Ceneide Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200003
Resumo: Com o objetivo de desenvolver uma análise sobre a percepção de psicólogos em relação à sua competência para trabalhar em instituições que atendem à população que vive em condição de risco, esta pesquisa voltou-se para esse contexto, explorando os recursos desenvolvidos, seus aspectos facilitadores e dificultadores, assim como a compreensão que esses profissionais têm de sua ação, considerando as facetas dos aspectos psicoterapêutico e social. A pesquisa é qualitativa, de nível exploratório descritivo, e fez uso de um questionário de caracterização do participante e da técnica do grupo focal. Os participantes foram psicólogos que atuam em instituições que atendem a população que vive em risco social, em São José dos Campos/SP. A análise do material obtido no grupo baseou-se em algumas ferramentas qualitativas do método de análise de conteúdo. Para a fase de interpretação, foram utilizadas as contribuições teóricas do pensamento sistêmico novo paradigmático. Os resultados apontam a percepção de um lugar em construção, o do psicólogo institucional, em busca de identidade e valorização, assim como da necessidade da criação de competências para o trabalho nesse contexto. Os participantes percebem suas ações como não clínicas e buscam seu lugar na área social, dadas as atuais demandas de maior comprometimento em contextos de maior vulnerabilidade.
id CFP-1_053df1c079aafd64c01a5a068d43a702
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932012000200003
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituçõesAtuação do psicólogoCompetênciaSocialPsicologia socialCom o objetivo de desenvolver uma análise sobre a percepção de psicólogos em relação à sua competência para trabalhar em instituições que atendem à população que vive em condição de risco, esta pesquisa voltou-se para esse contexto, explorando os recursos desenvolvidos, seus aspectos facilitadores e dificultadores, assim como a compreensão que esses profissionais têm de sua ação, considerando as facetas dos aspectos psicoterapêutico e social. A pesquisa é qualitativa, de nível exploratório descritivo, e fez uso de um questionário de caracterização do participante e da técnica do grupo focal. Os participantes foram psicólogos que atuam em instituições que atendem a população que vive em risco social, em São José dos Campos/SP. A análise do material obtido no grupo baseou-se em algumas ferramentas qualitativas do método de análise de conteúdo. Para a fase de interpretação, foram utilizadas as contribuições teóricas do pensamento sistêmico novo paradigmático. Os resultados apontam a percepção de um lugar em construção, o do psicólogo institucional, em busca de identidade e valorização, assim como da necessidade da criação de competências para o trabalho nesse contexto. Os participantes percebem suas ações como não clínicas e buscam seu lugar na área social, dadas as atuais demandas de maior comprometimento em contextos de maior vulnerabilidade.Conselho Federal de Psicologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200003Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.2 2012reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932012000200003info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Maria JoséCerveny,Ceneide Maria de Oliveirapor2012-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932012000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-07-30T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções
title A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções
spellingShingle A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções
Lima,Maria José
Atuação do psicólogo
Competência
Social
Psicologia social
title_short A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções
title_full A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções
title_fullStr A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções
title_full_unstemmed A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções
title_sort A competência social do Psicólogo: estudo com profissionais que atuam em instituções
author Lima,Maria José
author_facet Lima,Maria José
Cerveny,Ceneide Maria de Oliveira
author_role author
author2 Cerveny,Ceneide Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Maria José
Cerveny,Ceneide Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação do psicólogo
Competência
Social
Psicologia social
topic Atuação do psicólogo
Competência
Social
Psicologia social
description Com o objetivo de desenvolver uma análise sobre a percepção de psicólogos em relação à sua competência para trabalhar em instituições que atendem à população que vive em condição de risco, esta pesquisa voltou-se para esse contexto, explorando os recursos desenvolvidos, seus aspectos facilitadores e dificultadores, assim como a compreensão que esses profissionais têm de sua ação, considerando as facetas dos aspectos psicoterapêutico e social. A pesquisa é qualitativa, de nível exploratório descritivo, e fez uso de um questionário de caracterização do participante e da técnica do grupo focal. Os participantes foram psicólogos que atuam em instituições que atendem a população que vive em risco social, em São José dos Campos/SP. A análise do material obtido no grupo baseou-se em algumas ferramentas qualitativas do método de análise de conteúdo. Para a fase de interpretação, foram utilizadas as contribuições teóricas do pensamento sistêmico novo paradigmático. Os resultados apontam a percepção de um lugar em construção, o do psicólogo institucional, em busca de identidade e valorização, assim como da necessidade da criação de competências para o trabalho nesse contexto. Os participantes percebem suas ações como não clínicas e buscam seu lugar na área social, dadas as atuais demandas de maior comprometimento em contextos de maior vulnerabilidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932012000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.2 2012
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429303619584