Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Ana Cristina Garcia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Patias,Naiana Dapieve, Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100011
Resumo: A Psicologia Escolar, área tradicional da profissão de psicólogo no Brasil, sofre diversas críticas referentes ao modo como são conduzidas determinadas práticas em seu contexto, por isso necessita ser constantemente repensada e discutida. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a Psicologia Escolar e sua(s) possibilidades de atuação. Inicialmente realiza-se uma contextualização histórica sobre a Psicologia Escolar, com a observação de que esse é um campo ainda em construção no Brasil. Em um segundo momento, busca-se elucidar alguns aspectos que hoje tornam a Psicologia Escolar uma área específica e de grande importância na atuação do psicólogo. Por fim, discute-se a necessidade tanto de o psicólogo atuar com os diferentes atores presentes no contexto educacional quanto de trabalhar de forma interdisciplinar na escola e em qualquer outro ambiente no qual sejam desenvolvidos processos de ensino-aprendizagem.
id ABRAPEE-1_ede8bb5fff8f7b7176fbc02bc534a1e2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000100011
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexõesPsicologia Escolarhistória da psicologiaatuação do psicólogoA Psicologia Escolar, área tradicional da profissão de psicólogo no Brasil, sofre diversas críticas referentes ao modo como são conduzidas determinadas práticas em seu contexto, por isso necessita ser constantemente repensada e discutida. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a Psicologia Escolar e sua(s) possibilidades de atuação. Inicialmente realiza-se uma contextualização histórica sobre a Psicologia Escolar, com a observação de que esse é um campo ainda em construção no Brasil. Em um segundo momento, busca-se elucidar alguns aspectos que hoje tornam a Psicologia Escolar uma área específica e de grande importância na atuação do psicólogo. Por fim, discute-se a necessidade tanto de o psicólogo atuar com os diferentes atores presentes no contexto educacional quanto de trabalhar de forma interdisciplinar na escola e em qualquer outro ambiente no qual sejam desenvolvidos processos de ensino-aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100011Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572014000100011info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Ana Cristina GarciaPatias,Naiana DapieveAbaid,Josiane Lieberknecht Wathierpor2014-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2014-05-13T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
title Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
spellingShingle Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
Dias,Ana Cristina Garcia
Psicologia Escolar
história da psicologia
atuação do psicólogo
title_short Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
title_full Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
title_fullStr Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
title_full_unstemmed Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
title_sort Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
author Dias,Ana Cristina Garcia
author_facet Dias,Ana Cristina Garcia
Patias,Naiana Dapieve
Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier
author_role author
author2 Patias,Naiana Dapieve
Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Ana Cristina Garcia
Patias,Naiana Dapieve
Abaid,Josiane Lieberknecht Wathier
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
história da psicologia
atuação do psicólogo
topic Psicologia Escolar
história da psicologia
atuação do psicólogo
description A Psicologia Escolar, área tradicional da profissão de psicólogo no Brasil, sofre diversas críticas referentes ao modo como são conduzidas determinadas práticas em seu contexto, por isso necessita ser constantemente repensada e discutida. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a Psicologia Escolar e sua(s) possibilidades de atuação. Inicialmente realiza-se uma contextualização histórica sobre a Psicologia Escolar, com a observação de que esse é um campo ainda em construção no Brasil. Em um segundo momento, busca-se elucidar alguns aspectos que hoje tornam a Psicologia Escolar uma área específica e de grande importância na atuação do psicólogo. Por fim, discute-se a necessidade tanto de o psicólogo atuar com os diferentes atores presentes no contexto educacional quanto de trabalhar de forma interdisciplinar na escola e em qualquer outro ambiente no qual sejam desenvolvidos processos de ensino-aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572014000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.1 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605795237888