Avaliação da aprendizagem na univesidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100004 |
Resumo: | Este estudo objetivou caracterizar quais os tipos de avaliação utilizados em cursos universitários e verificar quais deles os estudantes citam como sendo os que seriam mais adequados para avaliar o seu desempenho. Participaram 270 alunos ingressantes dos cursos de administração, direito e psicologia de uma universidade particular do interior paulista. Foi utilizado um questionário que investigava quais as estratégias de avaliação mais freqüentemente empregadas. A participação foi voluntária e a aplicação do instrumento foi coletiva e em uma única sessão. Os resultados evidenciaram que o tipo mais utilizado pelos docentes é a prova dissertativa individual e que tal estratégia aparece como a segunda mais citada pelos universitários como a que eles julgam mais adequada para a avaliação de seu desempenho. Sugere-se que outros estudos sejam realizados com um número maior de participantes de diferentes instituições para que o conhecimento sobre o tema possa ser ampliado. |
id |
ABRAPEE-1_80752663b93691a5db4b358fa9548216 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572005000100004 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem na univesidadeEstratégias de avaliaçãoUniversitários ingressantesEnsino superiorEste estudo objetivou caracterizar quais os tipos de avaliação utilizados em cursos universitários e verificar quais deles os estudantes citam como sendo os que seriam mais adequados para avaliar o seu desempenho. Participaram 270 alunos ingressantes dos cursos de administração, direito e psicologia de uma universidade particular do interior paulista. Foi utilizado um questionário que investigava quais as estratégias de avaliação mais freqüentemente empregadas. A participação foi voluntária e a aplicação do instrumento foi coletiva e em uma única sessão. Os resultados evidenciaram que o tipo mais utilizado pelos docentes é a prova dissertativa individual e que tal estratégia aparece como a segunda mais citada pelos universitários como a que eles julgam mais adequada para a avaliação de seu desempenho. Sugere-se que outros estudos sejam realizados com um número maior de participantes de diferentes instituições para que o conhecimento sobre o tema possa ser ampliado.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100004Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572005000100004info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Katya Luciane deSantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2010-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572005000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem na univesidade |
title |
Avaliação da aprendizagem na univesidade |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem na univesidade Oliveira,Katya Luciane de Estratégias de avaliação Universitários ingressantes Ensino superior |
title_short |
Avaliação da aprendizagem na univesidade |
title_full |
Avaliação da aprendizagem na univesidade |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem na univesidade |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem na univesidade |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem na univesidade |
author |
Oliveira,Katya Luciane de |
author_facet |
Oliveira,Katya Luciane de Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Katya Luciane de Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de avaliação Universitários ingressantes Ensino superior |
topic |
Estratégias de avaliação Universitários ingressantes Ensino superior |
description |
Este estudo objetivou caracterizar quais os tipos de avaliação utilizados em cursos universitários e verificar quais deles os estudantes citam como sendo os que seriam mais adequados para avaliar o seu desempenho. Participaram 270 alunos ingressantes dos cursos de administração, direito e psicologia de uma universidade particular do interior paulista. Foi utilizado um questionário que investigava quais as estratégias de avaliação mais freqüentemente empregadas. A participação foi voluntária e a aplicação do instrumento foi coletiva e em uma única sessão. Os resultados evidenciaram que o tipo mais utilizado pelos docentes é a prova dissertativa individual e que tal estratégia aparece como a segunda mais citada pelos universitários como a que eles julgam mais adequada para a avaliação de seu desempenho. Sugere-se que outros estudos sejam realizados com um número maior de participantes de diferentes instituições para que o conhecimento sobre o tema possa ser ampliado. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572005000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604590424064 |