Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Elzira Teixeira Ariza
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Wechsler,Solange Muglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200003
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar algumas das variáveis que afetam o processo de ensino-aprendizagem. A amostra foi composta de 90 estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Psicologia e Pedagogia e de 30 professores da Rede Estadual de 1º e 2º graus na época; hoje Ensino Fundamental e Ensino Médio no interior do Estado de São Paulo. O primeiro instrumento usado foi um questionário tipo Likert, investigando as áreas de ensino: a) cotidiano do aluno; b) planejamento pedagógico; c) interação professor-aluno e d) a criatividade no ensino. No segundo instrumento, foi pedido aos sujeitos que citassem dez adjetivos do professor real e dez do professor ideal. Os resultados revelam que a área mais importante foi a criatividade no ensino para alunos e professores. O adjetivo de pessoa “criativa” foi o mais mencionado para qualidade de professor ideal. Dessa forma, é necessário dar mais ênfase ao processo de criatividade nos cursos mencionados.
id ABRAPEE-1_8eafe8fa831b5e64760d3860ef2f9ee0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572002000200003
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professoresProcesso ensino-aprendizagemCriatividadeProfessor-alunoO objetivo desta pesquisa foi o de analisar algumas das variáveis que afetam o processo de ensino-aprendizagem. A amostra foi composta de 90 estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Psicologia e Pedagogia e de 30 professores da Rede Estadual de 1º e 2º graus na época; hoje Ensino Fundamental e Ensino Médio no interior do Estado de São Paulo. O primeiro instrumento usado foi um questionário tipo Likert, investigando as áreas de ensino: a) cotidiano do aluno; b) planejamento pedagógico; c) interação professor-aluno e d) a criatividade no ensino. No segundo instrumento, foi pedido aos sujeitos que citassem dez adjetivos do professor real e dez do professor ideal. Os resultados revelam que a área mais importante foi a criatividade no ensino para alunos e professores. O adjetivo de pessoa “criativa” foi o mais mencionado para qualidade de professor ideal. Dessa forma, é necessário dar mais ênfase ao processo de criatividade nos cursos mencionados.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200003Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.2 2002reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572002000200003info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Elzira Teixeira ArizaWechsler,Solange Mugliapor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572002000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores
title Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores
spellingShingle Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores
Oliveira,Elzira Teixeira Ariza
Processo ensino-aprendizagem
Criatividade
Professor-aluno
title_short Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores
title_full Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores
title_fullStr Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores
title_full_unstemmed Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores
title_sort Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores
author Oliveira,Elzira Teixeira Ariza
author_facet Oliveira,Elzira Teixeira Ariza
Wechsler,Solange Muglia
author_role author
author2 Wechsler,Solange Muglia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Elzira Teixeira Ariza
Wechsler,Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino-aprendizagem
Criatividade
Professor-aluno
topic Processo ensino-aprendizagem
Criatividade
Professor-aluno
description O objetivo desta pesquisa foi o de analisar algumas das variáveis que afetam o processo de ensino-aprendizagem. A amostra foi composta de 90 estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Psicologia e Pedagogia e de 30 professores da Rede Estadual de 1º e 2º graus na época; hoje Ensino Fundamental e Ensino Médio no interior do Estado de São Paulo. O primeiro instrumento usado foi um questionário tipo Likert, investigando as áreas de ensino: a) cotidiano do aluno; b) planejamento pedagógico; c) interação professor-aluno e d) a criatividade no ensino. No segundo instrumento, foi pedido aos sujeitos que citassem dez adjetivos do professor real e dez do professor ideal. Os resultados revelam que a área mais importante foi a criatividade no ensino para alunos e professores. O adjetivo de pessoa “criativa” foi o mais mencionado para qualidade de professor ideal. Dessa forma, é necessário dar mais ênfase ao processo de criatividade nos cursos mencionados.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572002000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.2 2002
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604220276736