Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RÉ, Renata
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: FERREIRA, Giulliano Holanda, SILVA, Thiago Luís da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47154
Resumo: O objetivo do artigo foi apresentar os índices de felicidade e felicidade no trabalho, por meio de pesquisas, trazendo o debate das possibilidades da educação emocional positiva em Psicologia Positiva. O método de pesquisa foi o de natureza documental. O estudo foi realizado por meio de análise de dados dos anuários da Revista Você S/A-Exame, quanto ao Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), entre 2009 a 2018; dados de pesquisa realizada pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), dados da ISMA Brasil (International Stress Management Association) e dados do World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade). A partir de análise de literatura, foi observado o conceito de felicidade, felicidade no trabalho, Psicologia Positiva e Educação emocional positiva. Observou-se que, a felicidade, descrita em grande parte dos autores, como qualidade de vida, bem-estar físico e emocional é relativo ao modo como as pessoas percebem as circunstâncias da vida. Já a felicidade no trabalho aparece como aspecto que vem do reflexo da relação que o indivíduo tem com sua própria vida, com as pessoas e com as circunstâncias do emprego. Sendo assim, a Psicologia Positiva, por meio da educação emocional positiva, possibilita que aspectos de felicidade sejam potencializados com o reconhecimento e compreensão das emoções pessoais.
id Krot_778502562894a836a650e3444f1e4392
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47154
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Felicidade no trabalho e a educação emocional positivaFelicidade no trabalhoEducação emocional positivaPsicologia positivaO objetivo do artigo foi apresentar os índices de felicidade e felicidade no trabalho, por meio de pesquisas, trazendo o debate das possibilidades da educação emocional positiva em Psicologia Positiva. O método de pesquisa foi o de natureza documental. O estudo foi realizado por meio de análise de dados dos anuários da Revista Você S/A-Exame, quanto ao Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), entre 2009 a 2018; dados de pesquisa realizada pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), dados da ISMA Brasil (International Stress Management Association) e dados do World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade). A partir de análise de literatura, foi observado o conceito de felicidade, felicidade no trabalho, Psicologia Positiva e Educação emocional positiva. Observou-se que, a felicidade, descrita em grande parte dos autores, como qualidade de vida, bem-estar físico e emocional é relativo ao modo como as pessoas percebem as circunstâncias da vida. Já a felicidade no trabalho aparece como aspecto que vem do reflexo da relação que o indivíduo tem com sua própria vida, com as pessoas e com as circunstâncias do emprego. Sendo assim, a Psicologia Positiva, por meio da educação emocional positiva, possibilita que aspectos de felicidade sejam potencializados com o reconhecimento e compreensão das emoções pessoais.2022-09-23T13:49:58Z2022-09-23T13:49:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47154RÉ, RenataFERREIRA, Giulliano HolandaSILVA, Thiago Luís daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-23T19:03:19Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47154Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-23T19:03:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-23T19:03:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva
title Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva
spellingShingle Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva
RÉ, Renata
Felicidade no trabalho
Educação emocional positiva
Psicologia positiva
title_short Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva
title_full Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva
title_fullStr Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva
title_full_unstemmed Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva
title_sort Felicidade no trabalho e a educação emocional positiva
author RÉ, Renata
author_facet RÉ, Renata
FERREIRA, Giulliano Holanda
SILVA, Thiago Luís da
author_role author
author2 FERREIRA, Giulliano Holanda
SILVA, Thiago Luís da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RÉ, Renata
FERREIRA, Giulliano Holanda
SILVA, Thiago Luís da
dc.subject.por.fl_str_mv Felicidade no trabalho
Educação emocional positiva
Psicologia positiva
topic Felicidade no trabalho
Educação emocional positiva
Psicologia positiva
description O objetivo do artigo foi apresentar os índices de felicidade e felicidade no trabalho, por meio de pesquisas, trazendo o debate das possibilidades da educação emocional positiva em Psicologia Positiva. O método de pesquisa foi o de natureza documental. O estudo foi realizado por meio de análise de dados dos anuários da Revista Você S/A-Exame, quanto ao Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), entre 2009 a 2018; dados de pesquisa realizada pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), dados da ISMA Brasil (International Stress Management Association) e dados do World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade). A partir de análise de literatura, foi observado o conceito de felicidade, felicidade no trabalho, Psicologia Positiva e Educação emocional positiva. Observou-se que, a felicidade, descrita em grande parte dos autores, como qualidade de vida, bem-estar físico e emocional é relativo ao modo como as pessoas percebem as circunstâncias da vida. Já a felicidade no trabalho aparece como aspecto que vem do reflexo da relação que o indivíduo tem com sua própria vida, com as pessoas e com as circunstâncias do emprego. Sendo assim, a Psicologia Positiva, por meio da educação emocional positiva, possibilita que aspectos de felicidade sejam potencializados com o reconhecimento e compreensão das emoções pessoais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23T13:49:58Z
2022-09-23T13:49:58Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47154
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672974703722496