Políticas e práticas de gestão de pessoas e felicidade no trabalho: estudo de caso de uma organização de tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205071 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
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Políticas e práticas de gestão de pessoas e felicidade no trabalho: estudo de caso de uma organização de tecnologiaPsicologiaFelicidadeTrabalhoPsicologia positivaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.O trabalho ocupa posição central na vida da maioria das pessoas. Ele organiza os horários e compromissos, além de ser importante para a autoestima, identidade e autorrealização. Nesse sentido, destaca-se a importância de as políticas e práticas de gestão de pessoas contribuírem para a felicidade dos trabalhadores, proporcionando suporte e ações que visem aspectos como relacionamentos saudáveis, estrutura física adequada, remuneração e benefícios justos, e desenvolvimento pessoal e profissional. Para a construção desta tese, portanto, foram desenvolvidos quatro estudos, com o objetivo de compreender como as políticas e as práticas de gestão de pessoas, desenvolvidas por uma organização de tecnologia, relacionam-se com a construção e a percepção de felicidade no trabalho. Foram realizados revisão sistemática de literatura, análise de documentos, aplicação de questionários e entrevistas com gestores e demais trabalhadores. O primeiro estudo trata-se de uma revisão de literatura acerca do tema felicidade no trabalho e gestão de pessoas, em que se discute o conceito, seus componentes e repercussões de políticas e práticas orientadas para a felicidade. O segundo apresenta os resultados do questionário sobre felicidade no trabalho, em que se buscou identificar fatores relevantes para os trabalhadores e a contribuição da gestão de pessoas para a felicidade no trabalho. O artigo três baseia-se nas entrevistas e documentos, e visa compreender como as políticas de gestão propostas são aplicadas em práticas e as implicações para a percepção de felicidade no trabalho. Por fim, o último estudo realiza uma triangulação dos dados, identificando confluências e divergências entre documentos, discurso dos gestores e respostas dos demais trabalhadores. Também discute a questão da redução de pessoal, que se evidenciou por meio das entrevistas, e as repercussões na percepção de felicidade dos trabalhadores. Como resultados de ambos instrumentos de coleta de dados (questionários e entrevistas), observou-se que existe a crença, por parte de todos os trabalhadores da organização pesquisada, de que é possível ser feliz no trabalho, e que fatores materiais e imateriais são importantes para isso. O processo de redução de pessoal e a reestruturação organizacional, entretanto, parecem trazer impactos para a percepção de felicidade da maioria dos trabalhadores, principalmente dos que estão há mais tempo na organização, devido a aspectos como a modificação das práticas realizadas pela gestão de pessoas.Abstract : Work occupies a central position in most people's lives. It organizes schedules and appointments, as well as being important for self-esteem, identity and self-realization. Therefore, the importance of policies and practices of people management contribute to the happiness of workers, providing support and actions that aim at aspects such as healthy relationships, adequate physical structure, remuneration and fair benefits, and personal and professional development. For the construction of this thesis, four studies were developed, with the objective of understanding how the policies and practices of people management, developed by a technology organization, are related to the construction and the perception of happiness at work. A systematic literature review, document analysis, application of questionnaires and interviews with managers and other workers were carried out. The first study deals with a literature review on the theme of happiness at work and people management, where the concept, its components and repercussions of policies and practices oriented towards happiness are discussed. The second presents the results of the questionnaire on happiness at work, which sought to identify factors relevant to workers and the contribution of people management to happiness at work. Article three is based on interviews and documents and aims to understand how the proposed management policies are applied in practices and the implications for the perception of happiness at work. Finally, the last study performs a triangulation of the data, identifying confluences and divergences between documents, managers' discourse and responses of other workers. It also discusses the issue of staff reduction, which was evidenced through interviews, and the repercussions on workers' perception of happiness. As a result of both instruments of data collection (questionnaires and interviews), it was observed that there is a belief by all the workers of the research organization that it is possible to be happy at work, and that material and immaterial factors are important for this. The process of staff reduction and organizational restructuring, however, seem to have an impact on the perception of happiness of the majority of workers, especially those who have been in the organization for a long time, due to aspects such as the modification of practices carried out by people management.Silva, NarbalPacico, Juliana CerentiniUniversidade Federal de Santa CatarinaBudde, Cristiane2020-03-31T13:26:38Z2020-03-31T13:26:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis297 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf358960https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205071porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:26:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:26:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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