Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300583 |
Resumo: | Resumo O presente artigo tem como objetivos analisar como se dão a atuação e as práticas desenvolvidas por psicólogo(s)/a(s) na área de escolar e educacional, bem como realizar uma revisão sistemática no período de janeiro de 2000 a setembro de 2017, por meio de bases de indexação de acesso livre. Seis artigos foram incluídos e outros 168 excluídos após análise. Foram identificadas ações em: a) Escolas de nível infantil, fundamental e médio; b) Ensino superior; c) Organizações não-governamentais, com foco nas ações para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Houve dificuldades acerca da pouca produção na área, condições e processos de trabalho, fragilidade da área nos espaços institucionais e resistência a superação de práticas individuais. As possibilidades ocorreram a partir das práticas associativas, democráticas e coerentes no cenário de inserção do profissional. |
id |
ABRAPEE-1_a469540faeed4f6c439065a86bad260e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572018000300583 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicosPsicologia Escolaratuação do psicólogorevisão de literaturaResumo O presente artigo tem como objetivos analisar como se dão a atuação e as práticas desenvolvidas por psicólogo(s)/a(s) na área de escolar e educacional, bem como realizar uma revisão sistemática no período de janeiro de 2000 a setembro de 2017, por meio de bases de indexação de acesso livre. Seis artigos foram incluídos e outros 168 excluídos após análise. Foram identificadas ações em: a) Escolas de nível infantil, fundamental e médio; b) Ensino superior; c) Organizações não-governamentais, com foco nas ações para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Houve dificuldades acerca da pouca produção na área, condições e processos de trabalho, fragilidade da área nos espaços institucionais e resistência a superação de práticas individuais. As possibilidades ocorreram a partir das práticas associativas, democráticas e coerentes no cenário de inserção do profissional.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300583Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018035565info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Graciele Malheiro dosSilva,Leonídia Aparecida Pereira daPereira,Josenith LimaLima,Ângelo Giuseppe XavierAssis Neto,Francisco Leandro depor2019-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000300583Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-01-22T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos |
title |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos |
spellingShingle |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos Santos,Graciele Malheiro dos Psicologia Escolar atuação do psicólogo revisão de literatura |
title_short |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos |
title_full |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos |
title_fullStr |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos |
title_full_unstemmed |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos |
title_sort |
Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos |
author |
Santos,Graciele Malheiro dos |
author_facet |
Santos,Graciele Malheiro dos Silva,Leonídia Aparecida Pereira da Pereira,Josenith Lima Lima,Ângelo Giuseppe Xavier Assis Neto,Francisco Leandro de |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Leonídia Aparecida Pereira da Pereira,Josenith Lima Lima,Ângelo Giuseppe Xavier Assis Neto,Francisco Leandro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Graciele Malheiro dos Silva,Leonídia Aparecida Pereira da Pereira,Josenith Lima Lima,Ângelo Giuseppe Xavier Assis Neto,Francisco Leandro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar atuação do psicólogo revisão de literatura |
topic |
Psicologia Escolar atuação do psicólogo revisão de literatura |
description |
Resumo O presente artigo tem como objetivos analisar como se dão a atuação e as práticas desenvolvidas por psicólogo(s)/a(s) na área de escolar e educacional, bem como realizar uma revisão sistemática no período de janeiro de 2000 a setembro de 2017, por meio de bases de indexação de acesso livre. Seis artigos foram incluídos e outros 168 excluídos após análise. Foram identificadas ações em: a) Escolas de nível infantil, fundamental e médio; b) Ensino superior; c) Organizações não-governamentais, com foco nas ações para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Houve dificuldades acerca da pouca produção na área, condições e processos de trabalho, fragilidade da área nos espaços institucionais e resistência a superação de práticas individuais. As possibilidades ocorreram a partir das práticas associativas, democráticas e coerentes no cenário de inserção do profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300583 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392018035565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606990614528 |