Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins,Manuela Ramos Caldas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araujo,Monilly Ramos, Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100007
Resumo: Analisa-se o repertório de estratégias de aprendizagem utilizado por escolares da cidade de Campina Grande, PB. Participaram do estudo 491 estudantes, de ambos os sexos, matriculados do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas, com idade média de 12 anos e 7 meses (DP=1,7). Os resultados foram obtidos mediante a aplicação coletiva de uma escala de Estratégias de Aprendizagem e indicaram haver diferença no que concerne à utilização de estratégias por alunos repetentes e não repetentes, bem como quando comparados os grupos tomando por base a autopercepção do seu desempenho, sexo, idade, ano cursado e tipo de escola. Tais resultados sugerem que os estudantes podem ter consciência do uso efetivo das estratégias de aprendizagem, uma vez que as utilizam regularmente em seu cotidiano. Sugere-se, pois, que novos estudos sejam realizados visando aprofundar os resultados ora apresentados.
id ABRAPEE-1_a687f8bce50ac60d729459772fab92a6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572011000100007
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino FundamentalEstratégias de aprendizagemmetacogniçãoensino fundamentalAnalisa-se o repertório de estratégias de aprendizagem utilizado por escolares da cidade de Campina Grande, PB. Participaram do estudo 491 estudantes, de ambos os sexos, matriculados do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas, com idade média de 12 anos e 7 meses (DP=1,7). Os resultados foram obtidos mediante a aplicação coletiva de uma escala de Estratégias de Aprendizagem e indicaram haver diferença no que concerne à utilização de estratégias por alunos repetentes e não repetentes, bem como quando comparados os grupos tomando por base a autopercepção do seu desempenho, sexo, idade, ano cursado e tipo de escola. Tais resultados sugerem que os estudantes podem ter consciência do uso efetivo das estratégias de aprendizagem, uma vez que as utilizam regularmente em seu cotidiano. Sugere-se, pois, que novos estudos sejam realizados visando aprofundar os resultados ora apresentados.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100007Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.1 2011reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572011000100007info:eu-repo/semantics/openAccessLins,Manuela Ramos CaldasAraujo,Monilly RamosMinervino,Carla Alexandra da Silva Moitapor2011-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572011000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-07-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
title Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
spellingShingle Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
Lins,Manuela Ramos Caldas
Estratégias de aprendizagem
metacognição
ensino fundamental
title_short Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
title_full Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
title_fullStr Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
title_sort Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental
author Lins,Manuela Ramos Caldas
author_facet Lins,Manuela Ramos Caldas
Araujo,Monilly Ramos
Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
author_role author
author2 Araujo,Monilly Ramos
Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins,Manuela Ramos Caldas
Araujo,Monilly Ramos
Minervino,Carla Alexandra da Silva Moita
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
metacognição
ensino fundamental
topic Estratégias de aprendizagem
metacognição
ensino fundamental
description Analisa-se o repertório de estratégias de aprendizagem utilizado por escolares da cidade de Campina Grande, PB. Participaram do estudo 491 estudantes, de ambos os sexos, matriculados do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas, com idade média de 12 anos e 7 meses (DP=1,7). Os resultados foram obtidos mediante a aplicação coletiva de uma escala de Estratégias de Aprendizagem e indicaram haver diferença no que concerne à utilização de estratégias por alunos repetentes e não repetentes, bem como quando comparados os grupos tomando por base a autopercepção do seu desempenho, sexo, idade, ano cursado e tipo de escola. Tais resultados sugerem que os estudantes podem ter consciência do uso efetivo das estratégias de aprendizagem, uma vez que as utilizam regularmente em seu cotidiano. Sugere-se, pois, que novos estudos sejam realizados visando aprofundar os resultados ora apresentados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572011000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.1 2011
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605347495936