O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kusma, Mara Regina Gregorio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69904
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Veronica Branco
id UFPR_14875b6d2eb183c2a35fe9c6cb5c8318
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69904
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kusma, Mara Regina GregorioBranco, Veronica, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-03-30T18:17:50Z2021-03-30T18:17:50Z2020https://hdl.handle.net/1884/69904Orientadora: Prof. Dra. Veronica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/12/2020Inclui referências: p. 161-167Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Paraná, na linha "Processos Psicológicos em Contextos Educacionais", teve como objetivo analisar o impacto de programa de intervenção para o ensino explícito de estratégias metacognitivas na compreensão em leitura de estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Com fundamentação na concepção interacionista de leitura, foram realizadas sete oficinas de leitura de textos literários, que tiveram como procedimento principal o uso de estratégias metacognitivas de leitura baseadas na proposta de Harvey e Goudvis (2017) e Girotto e Souza (2010), a saber: ativação de conhecimentos prévios, conexões, visualização, questões ao texto, inferência, sumarização e síntese. Participaram da pesquisa 26 estudantes matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, de União da Vitória, estado do Paraná. Os estudantes foram divididos em dois grupos: grupo experimental e grupo controle. A metodologia utilizada foi a pesquisa intervenção, cujo percurso foi delimitado em três partes: a primeira, em que foi realizado o diagnóstico por meio de aplicação de pré-teste de compreensão em leitura para todos os participantes. A segunda etapa consistiu na realização das oficinas para o grupo experimental, distribuídas em 10 encontros de aproximadamente duas horas cada; e a terceira etapa compreendeu a realização do pós-teste, por meio da aplicação de teste de compreensão em leitura similar ao do pré-teste. A análise dos dados teve enfoque qualitativo e demonstrou que ao utilizar as estratégias metacognitivas na leitura, se favoreceu a realização de práticas de leitura compartilhada que permitiram diferentes modos de leitura, proporcionando o desenvolvimento e utilização, pelos participantes, dos procedimentos mentais em prol da compreensão dos textos lidos. Os resultados demonstraram que houve ampliação da compreensão em leitura em ambos os grupos, porém, no grupo experimental, essa ampliação foi mais expressiva. Palavras-chave: Compreensão em Leitura. Estratégias Metacognitivas de Leitura. Ensino Fundamental.Abstract: The present research linked to the Graduate Program in Education - PPGE of the Federal University of Paraná in the line "Psychological Processes in Educational Contexts" aimed to analyze the impact of an intervention program for the explicit teaching of metacognitive strategies in reading comprehension of student's 4th and 5th year of Elementary School. Based on the interactionist conception of reading, seven literary text reading workshops were held whose main procedure was the use of metacognitive reading strategies proposed by Harvey and Goudvis (2017) and Girotto and Souza (2010), namely: activation of previous knowledge, connections, visualization, questions to the text, inference, summary, and synthesis. Twenty-six students enrolled in the 4th and 5th year of elementary school of a municipal school in União da Vitória, state of Paraná, participated in the research, who were divided into an experimental group and a control group. The methodology used was the intervention research whose path was delimited in three parts: in the first, the diagnosis was made through the application of a pre-test of reading comprehension to all participants. The second stage consisted of holding workshops for the experimental group distributed in 10 meetings of approximately two hours each, and the third stage comprised the performance of the post-test with the application of a comprehension test in reading similar to the pre-test. Data analysis had a qualitative focus and demonstrated that when using metacognitive strategies in reading, shared reading practices were favored that allowed different modes of reading and providing the development and use, by the participants, of the mental procedures in favor of understanding the read texts. The results showed that there was an advance in the reading comprehension in both groups, however in the experimental group, this expansion was more expressive. Keywords: Reading comprehension. Metacognitive Reading Strategies. Elementary School.183 p. : il. (algumas color.).application/pdfCompreensão na leituraMetacogniçãoEnsino fundamentalLeitura (Ensino fundamental)EducaçãoO ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARA REGINA GREGORIO KUSMA.pdfapplication/pdf6550977https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69904/1/R%20-%20D%20-%20MARA%20REGINA%20GREGORIO%20KUSMA.pdff8f170663de3ce22d37c0a812b396f33MD51open access1884/699042021-03-30 15:17:50.333open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69904Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-30T18:17:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
title O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
spellingShingle O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
Kusma, Mara Regina Gregorio
Compreensão na leitura
Metacognição
Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental)
Educação
title_short O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
title_full O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
title_fullStr O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
title_sort O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
author Kusma, Mara Regina Gregorio
author_facet Kusma, Mara Regina Gregorio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Branco, Veronica, 1947-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Kusma, Mara Regina Gregorio
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Metacognição
Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental)
Educação
topic Compreensão na leitura
Metacognição
Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental)
Educação
description Orientadora: Prof. Dra. Veronica Branco
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-30T18:17:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-30T18:17:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69904
url https://hdl.handle.net/1884/69904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69904/1/R%20-%20D%20-%20MARA%20REGINA%20GREGORIO%20KUSMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8f170663de3ce22d37c0a812b396f33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860756753350656