Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025 |
Resumo: | Resumo Objetivou-se realizar o mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no período de 2014 e 2015. As estratégias para coleta dos dados foram: acesso aos dados institucionais sobre a caracterização autodeclarada dos estudantes, envio de email aos estudantes identificados para confirmação das demandas apresentadas, convite e aplicação de um questionário aos estudantes, contato com Pró-reitorias e coordenações de curso de graduação. Os dados foram registrados em planilhas e sistematizados via análises descritivas e de conteúdo. Obteve-se média de 124 estudantes registrados no sistema, com a confirmação de 27 que atendiam as classificações colocadas para esse alunado. Discutem-se as fragilidades e implicações da coleta de dados institucional sobre esse público contar primariamente com a autodeclaração. |
id |
ABRAPEE-1_ad0d4e3ff1740505fa5d921c3154e625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572018000400025 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015Educação especialinclusão escolarensino superior.Resumo Objetivou-se realizar o mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no período de 2014 e 2015. As estratégias para coleta dos dados foram: acesso aos dados institucionais sobre a caracterização autodeclarada dos estudantes, envio de email aos estudantes identificados para confirmação das demandas apresentadas, convite e aplicação de um questionário aos estudantes, contato com Pró-reitorias e coordenações de curso de graduação. Os dados foram registrados em planilhas e sistematizados via análises descritivas e de conteúdo. Obteve-se média de 124 estudantes registrados no sistema, com a confirmação de 27 que atendiam as classificações colocadas para esse alunado. Discutem-se as fragilidades e implicações da coleta de dados institucional sobre esse público contar primariamente com a autodeclaração.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.spe 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018039info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço,Gerusa FerreiraBattistella,Jannapor2018-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000400025Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-04-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015 |
title |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015 |
spellingShingle |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015 Lourenço,Gerusa Ferreira Educação especial inclusão escolar ensino superior. |
title_short |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015 |
title_full |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015 |
title_fullStr |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015 |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015 |
title_sort |
Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015 |
author |
Lourenço,Gerusa Ferreira |
author_facet |
Lourenço,Gerusa Ferreira Battistella,Janna |
author_role |
author |
author2 |
Battistella,Janna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço,Gerusa Ferreira Battistella,Janna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial inclusão escolar ensino superior. |
topic |
Educação especial inclusão escolar ensino superior. |
description |
Resumo Objetivou-se realizar o mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no período de 2014 e 2015. As estratégias para coleta dos dados foram: acesso aos dados institucionais sobre a caracterização autodeclarada dos estudantes, envio de email aos estudantes identificados para confirmação das demandas apresentadas, convite e aplicação de um questionário aos estudantes, contato com Pró-reitorias e coordenações de curso de graduação. Os dados foram registrados em planilhas e sistematizados via análises descritivas e de conteúdo. Obteve-se média de 124 estudantes registrados no sistema, com a confirmação de 27 que atendiam as classificações colocadas para esse alunado. Discutem-se as fragilidades e implicações da coleta de dados institucional sobre esse público contar primariamente com a autodeclaração. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392018039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.spe 2018 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607003197440 |