Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço,Gerusa Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Battistella,Janna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025
Resumo: Resumo Objetivou-se realizar o mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no período de 2014 e 2015. As estratégias para coleta dos dados foram: acesso aos dados institucionais sobre a caracterização autodeclarada dos estudantes, envio de email aos estudantes identificados para confirmação das demandas apresentadas, convite e aplicação de um questionário aos estudantes, contato com Pró-reitorias e coordenações de curso de graduação. Os dados foram registrados em planilhas e sistematizados via análises descritivas e de conteúdo. Obteve-se média de 124 estudantes registrados no sistema, com a confirmação de 27 que atendiam as classificações colocadas para esse alunado. Discutem-se as fragilidades e implicações da coleta de dados institucional sobre esse público contar primariamente com a autodeclaração.
id ABRAPEE-1_ad0d4e3ff1740505fa5d921c3154e625
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000400025
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015Educação especialinclusão escolarensino superior.Resumo Objetivou-se realizar o mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no período de 2014 e 2015. As estratégias para coleta dos dados foram: acesso aos dados institucionais sobre a caracterização autodeclarada dos estudantes, envio de email aos estudantes identificados para confirmação das demandas apresentadas, convite e aplicação de um questionário aos estudantes, contato com Pró-reitorias e coordenações de curso de graduação. Os dados foram registrados em planilhas e sistematizados via análises descritivas e de conteúdo. Obteve-se média de 124 estudantes registrados no sistema, com a confirmação de 27 que atendiam as classificações colocadas para esse alunado. Discutem-se as fragilidades e implicações da coleta de dados institucional sobre esse público contar primariamente com a autodeclaração.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.spe 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018039info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço,Gerusa FerreiraBattistella,Jannapor2018-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000400025Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-04-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
title Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
spellingShingle Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
Lourenço,Gerusa Ferreira
Educação especial
inclusão escolar
ensino superior.
title_short Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
title_full Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
title_fullStr Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
title_full_unstemmed Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
title_sort Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015
author Lourenço,Gerusa Ferreira
author_facet Lourenço,Gerusa Ferreira
Battistella,Janna
author_role author
author2 Battistella,Janna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço,Gerusa Ferreira
Battistella,Janna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
inclusão escolar
ensino superior.
topic Educação especial
inclusão escolar
ensino superior.
description Resumo Objetivou-se realizar o mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no período de 2014 e 2015. As estratégias para coleta dos dados foram: acesso aos dados institucionais sobre a caracterização autodeclarada dos estudantes, envio de email aos estudantes identificados para confirmação das demandas apresentadas, convite e aplicação de um questionário aos estudantes, contato com Pró-reitorias e coordenações de curso de graduação. Os dados foram registrados em planilhas e sistematizados via análises descritivas e de conteúdo. Obteve-se média de 124 estudantes registrados no sistema, com a confirmação de 27 que atendiam as classificações colocadas para esse alunado. Discutem-se as fragilidades e implicações da coleta de dados institucional sobre esse público contar primariamente com a autodeclaração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.spe 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607003197440