Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mól,Dalva Alice Rocha
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Wechsler,Solange Muglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200010
Resumo: Este estudo investigou as habilidades cognitivas de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem por seus professores. Participaram 60 crianças de ambos os sexos, idades de 7 a 10 anos, 30 sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem da primeira e segunda série, e oito professores. Utilizou-se a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes e as notas escolares em Português, Matemática e Ciências. A Análise da Variância apontou efeitos de grupo em todas as habilidades avaliadas de série escolar. A correlação de Pearson apontou relações significativas entre as habilidades inteligência cristalizada, recuperação à longo prazo, processamento auditivo, raciocínio fluido e memória de trabalho com as notas de Português, como também desta última com a Matemática. Concluiu-se que a WJ III é válida para identificar dificuldades de aprendizagem.
id ABRAPEE-1_b69d274fa7d95cab32b2d441f82b4683
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572008000200010
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson IIIDificuldades de aprendizagemBateria Woodcock-Johnson IIIValidaçãoEste estudo investigou as habilidades cognitivas de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem por seus professores. Participaram 60 crianças de ambos os sexos, idades de 7 a 10 anos, 30 sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem da primeira e segunda série, e oito professores. Utilizou-se a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes e as notas escolares em Português, Matemática e Ciências. A Análise da Variância apontou efeitos de grupo em todas as habilidades avaliadas de série escolar. A correlação de Pearson apontou relações significativas entre as habilidades inteligência cristalizada, recuperação à longo prazo, processamento auditivo, raciocínio fluido e memória de trabalho com as notas de Português, como também desta última com a Matemática. Concluiu-se que a WJ III é válida para identificar dificuldades de aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200010Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000200010info:eu-repo/semantics/openAccessMól,Dalva Alice RochaWechsler,Solange Mugliapor2009-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000200010Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2009-03-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
spellingShingle Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
Mól,Dalva Alice Rocha
Dificuldades de aprendizagem
Bateria Woodcock-Johnson III
Validação
title_short Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title_full Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title_fullStr Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title_full_unstemmed Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title_sort Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
author Mól,Dalva Alice Rocha
author_facet Mól,Dalva Alice Rocha
Wechsler,Solange Muglia
author_role author
author2 Wechsler,Solange Muglia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mól,Dalva Alice Rocha
Wechsler,Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Bateria Woodcock-Johnson III
Validação
topic Dificuldades de aprendizagem
Bateria Woodcock-Johnson III
Validação
description Este estudo investigou as habilidades cognitivas de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem por seus professores. Participaram 60 crianças de ambos os sexos, idades de 7 a 10 anos, 30 sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem da primeira e segunda série, e oito professores. Utilizou-se a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes e as notas escolares em Português, Matemática e Ciências. A Análise da Variância apontou efeitos de grupo em todas as habilidades avaliadas de série escolar. A correlação de Pearson apontou relações significativas entre as habilidades inteligência cristalizada, recuperação à longo prazo, processamento auditivo, raciocínio fluido e memória de trabalho com as notas de Português, como também desta última com a Matemática. Concluiu-se que a WJ III é válida para identificar dificuldades de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572008000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604987834368