Escala de inteligência Wechsler para crianças e bateria de habilidades cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiodi, Marcelo Gulini
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15848
Resumo: O estudo da avaliação intelectual tem apresentado grande diversidade através dos tempos. Atualmente, a teoria reconhecida como sendo a mais ampla para explicar o funcionamento mental é a C-H-C (Cattell-Horn-Carroll) . Dentre os testes disponíveis internacionalmente, o único que atende a esta proposta teórica é a Bateria Woodcock-Johnson III (WJ-IIII). Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar a validade convergente da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock Johnson-III, comparando-a com a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças WISC- III, que já apresenta evidencias de validada para a nossa realidade. A amostra foi composta por 30 estudantes de escola pública do Ensino Fundamental e Médio, sendo 15 homens e 15 mulheres com idades entre 13 e 15 anos. Foram aplicadas nos participantes, com a autorização dos pais, as duas baterias de Habilidades Cognitivas WJ-III e WISC-III. Os resultados obtidos foram analisadas segundo a correlação de Pearson e foi realizada a Análise de Variância entre sexo e idade para cada instrumento. Os resultados apontaram para uma correlação significativa entre a pontuação total do Woodcock e a pontuação total no WISC de 0,865, entre o Woodcock e a escala execução 0,766 e com a escala verbal 0,843. Com relação a Análise de Variância, no instrumento WISC-III houve diferença significativa da Idade nos subtestes Completar Figuras e Cubos e de Sexo X Idade para o subteste Vocabulário. Já com o instrumento WJ-III houve diferenças de Sexo X Idade somente para o subteste Compreensão Verbal. Tais dados nos indicam que a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson- III- WJ-III permite uma avaliação e um diagnóstico mais detalhado das várias habilidades cognitivas, podendo enriquecer ainda mais as possibilidades de instrumentos para avaliação intelectual.
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Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar a validade convergente da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock Johnson-III, comparando-a com a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças WISC- III, que já apresenta evidencias de validada para a nossa realidade. A amostra foi composta por 30 estudantes de escola pública do Ensino Fundamental e Médio, sendo 15 homens e 15 mulheres com idades entre 13 e 15 anos. Foram aplicadas nos participantes, com a autorização dos pais, as duas baterias de Habilidades Cognitivas WJ-III e WISC-III. Os resultados obtidos foram analisadas segundo a correlação de Pearson e foi realizada a Análise de Variância entre sexo e idade para cada instrumento. Os resultados apontaram para uma correlação significativa entre a pontuação total do Woodcock e a pontuação total no WISC de 0,865, entre o Woodcock e a escala execução 0,766 e com a escala verbal 0,843. Com relação a Análise de Variância, no instrumento WISC-III houve diferença significativa da Idade nos subtestes Completar Figuras e Cubos e de Sexo X Idade para o subteste Vocabulário. Já com o instrumento WJ-III houve diferenças de Sexo X Idade somente para o subteste Compreensão Verbal. Tais dados nos indicam que a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson- III- WJ-III permite uma avaliação e um diagnóstico mais detalhado das várias habilidades cognitivas, podendo enriquecer ainda mais as possibilidades de instrumentos para avaliação intelectual.The study of intellectual evaluation has shown great diversity through out the time. Currently, the theory recognized as the most extensive to explain the mental functioning is the C-H-C (Cattell-Horn-Carroll). Among the tests internationally availables, the only one that meets this proposal is the theoretical battery Woodcock Johnson III (WJ - IIII). Accordingly, the objective of this study was to verify the convergence validity battery of Cognitives Abilities Woodcock-Johnson III, comparing it with the Wechsler Intelligence Scale for Children - WISC-III, already validated for our reality. The sample was composed of 30 students from public school of Primary and Secondary Education, being 15 men and 15 women aged between 13 and 15 years. It was applied to the participants, with parents permission, the two sets of Cognitive Abilities WJ-III and WISC-III. The results were analyzed according to the Pearson correlation and it was performed the Analysis of Variance between gender and age for each instrument. The results pointed to a significant correlation between the total score of Woodcock and the total score in the WISC of 0,865, between Woodcock and the scale implementation 0,766 and the scale verbal 0,843. As for the Analysis of Variance, in the instrument WISC-III there was no significant difference in age and in subtestes Complete Figures and Cubes Sex x Age to the subtest vocabulary. In addition, for the instrument WJ-III there were differences of Sex X Age only for subtest Verbal Understanding. The Battery Woodcock Johnson III is considered the most complete in order to allow the evaluation of different differents cognitive abilities of the model C-HC, and therefore, according to the presents results, the battery WJ-III can be used in Brazil to replace the WISC - III.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasChiodi, Marcelo Gulini2022-02-16T18:57:28Z2022-02-16T18:57:28Z2007-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158481444420323570245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-20T12:07:12Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15848Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-20T12:07:12Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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