Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mól, Dalva Alice Rocha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15678
Resumo: A avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem pela Bateria Woodcock-Johnson. Duas amostras foram compostas: a primeira amostra por 60 crianças de ambos os sexos, sendo 30 participantes sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem, que freqüentavam a primeira e segunda série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. A segunda amostra foi composta por oito professores de primeira e segunda séries de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se a Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes, um questionário escolar preenchido pelos professores e as notas escolares obtidas em Português, Matemática e Ciências. As Análises da Variância Multivariada e Univariada apontaram os efeitos significativos no tipo de grupo e de série escolar das habilidades cognitivas avaliadas pela WJ III. A correlação de Pearson mostrou a relação entre as habilidades cognitivas e os indicadores de dificuldades de aprendizagem, apontados pelo professor, sobre as crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. As notas escolares também se associaram significativamente aos resultados da WJ III. Desta forma, concluiu-se que existem diferenças significativas nas habilidades cognitivas entre crianças com dificuldades e crianças sem dificuldades de aprendizagem, e que a WJ III é uma medida válida para avaliar tais dificuldades.
id PUC_CAMP-5_9a27f699c47d8f5fdf061d0f9ca2c6dc
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15678
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson IIIAssessment of slow learners and fast learners cognitive abilities aased on the Woodcock-Johnson III Testsdificuldades de aprendizagemavaliação cognitivaBateria Woodcock-Johnsonvalidadelearning disabilitiescognitive assessmentWoodcock-Johnson Tests of Cognitive AbilitiesvalidityA avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem pela Bateria Woodcock-Johnson. Duas amostras foram compostas: a primeira amostra por 60 crianças de ambos os sexos, sendo 30 participantes sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem, que freqüentavam a primeira e segunda série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. A segunda amostra foi composta por oito professores de primeira e segunda séries de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se a Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes, um questionário escolar preenchido pelos professores e as notas escolares obtidas em Português, Matemática e Ciências. As Análises da Variância Multivariada e Univariada apontaram os efeitos significativos no tipo de grupo e de série escolar das habilidades cognitivas avaliadas pela WJ III. A correlação de Pearson mostrou a relação entre as habilidades cognitivas e os indicadores de dificuldades de aprendizagem, apontados pelo professor, sobre as crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. As notas escolares também se associaram significativamente aos resultados da WJ III. Desta forma, concluiu-se que existem diferenças significativas nas habilidades cognitivas entre crianças com dificuldades e crianças sem dificuldades de aprendizagem, e que a WJ III é uma medida válida para avaliar tais dificuldades.The assessment of cognitive abilities of children who have learning disabilities (slow learners) is a major topic in psychology research. This doctorate thesis investigates the cognitive abilities of schoolchildren who have difficulty learning. Two different groups of informants were analyzed. The first group comprised 60 7- and 8-year-old schoolchildren of both genders 30 slow learners and 30 fast learners from two state schools in the State of São Paulo, Brazil. The second group comprised 8 primary school teachers also from two state schools in the State of São Paulo. We used Woodcock-Johnson III Tests of Cognitive Abilities (WJ-III) composed of 10 tests, a questionnaire filled out by the teachers and an analysis of the pupils marks in Portuguese, Math and Science. The results from the Multivariate and Univariate Analysis of Variance showed significant differences between the group of slow learners and the group of fast learners. The Pearson Assessments showed the children s performance improved as they moved to higher grades. The children s marks were consistent with the results from the WJ-III. Therefore we concluded that the cognitive abilities are significantly different between fast and slow learners and that WJ-III can be used to analyze learning disabilities.PUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasMól, Dalva Alice Rocha2022-02-16T18:40:52Z2022-02-16T18:40:52Z2007-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156789931324365476862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-20T11:59:58Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15678Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-20T11:59:58Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
Assessment of slow learners and fast learners cognitive abilities aased on the Woodcock-Johnson III Tests
title Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
spellingShingle Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
Mól, Dalva Alice Rocha
dificuldades de aprendizagem
avaliação cognitiva
Bateria Woodcock-Johnson
validade
learning disabilities
cognitive assessment
Woodcock-Johnson Tests of Cognitive Abilities
validity
title_short Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title_full Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title_fullStr Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title_full_unstemmed Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
title_sort Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
author Mól, Dalva Alice Rocha
author_facet Mól, Dalva Alice Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wechsler, Solange Muglia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Mól, Dalva Alice Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldades de aprendizagem
avaliação cognitiva
Bateria Woodcock-Johnson
validade
learning disabilities
cognitive assessment
Woodcock-Johnson Tests of Cognitive Abilities
validity
topic dificuldades de aprendizagem
avaliação cognitiva
Bateria Woodcock-Johnson
validade
learning disabilities
cognitive assessment
Woodcock-Johnson Tests of Cognitive Abilities
validity
description A avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem pela Bateria Woodcock-Johnson. Duas amostras foram compostas: a primeira amostra por 60 crianças de ambos os sexos, sendo 30 participantes sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem, que freqüentavam a primeira e segunda série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. A segunda amostra foi composta por oito professores de primeira e segunda séries de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se a Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes, um questionário escolar preenchido pelos professores e as notas escolares obtidas em Português, Matemática e Ciências. As Análises da Variância Multivariada e Univariada apontaram os efeitos significativos no tipo de grupo e de série escolar das habilidades cognitivas avaliadas pela WJ III. A correlação de Pearson mostrou a relação entre as habilidades cognitivas e os indicadores de dificuldades de aprendizagem, apontados pelo professor, sobre as crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. As notas escolares também se associaram significativamente aos resultados da WJ III. Desta forma, concluiu-se que existem diferenças significativas nas habilidades cognitivas entre crianças com dificuldades e crianças sem dificuldades de aprendizagem, e que a WJ III é uma medida válida para avaliar tais dificuldades.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-18
2022-02-16T18:40:52Z
2022-02-16T18:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15678
9931324365476862
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15678
identifier_str_mv 9931324365476862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415784335114240