Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wechsler,Solange Muglia
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000200003
Resumo: A avaliação da criatividade até o momento, tem sido pautada, quase que exclusivamente, em medidas de pensamento divergente tentando-se encontrar uma forma única para a sua identificação. Nosso objetivo é demonstrar a necessidade de se avaliar a criatividade sob os mais diversos enfoques, situando a sua expressão dentro de campos específicos da sua aplicação. Uma bateria para avaliação multidimensional da criatividade é apresentada, sendo composta por dois testes internacionais. Pensando Criativamente com Figuras e Pensando Criativamente com Palavras e dois testes nacionais, de nossa autoria, Estilos de Pensar e Criar e Adjetivos Auto-descritores. O processo de validação destes instrumentos encontra-se descrito demonstrando assim a possibilidade de medir algumas das interações entre a pessoa, processo e o ambiente criativo. Concluindo, é demonstrada a importância de se buscar, cada vez mais, instrumental que atenda os parâmetros científicos da psicometria e que permita uma abordagem mais ampla, completa e multifacetada na avaliação da criatividade.
id ABRAPEE-1_b94458dcf94a72b410c57218144e6507
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85571998000200003
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessáriaCriatividadeAvaliação multidimensionalTestes psicológicosA avaliação da criatividade até o momento, tem sido pautada, quase que exclusivamente, em medidas de pensamento divergente tentando-se encontrar uma forma única para a sua identificação. Nosso objetivo é demonstrar a necessidade de se avaliar a criatividade sob os mais diversos enfoques, situando a sua expressão dentro de campos específicos da sua aplicação. Uma bateria para avaliação multidimensional da criatividade é apresentada, sendo composta por dois testes internacionais. Pensando Criativamente com Figuras e Pensando Criativamente com Palavras e dois testes nacionais, de nossa autoria, Estilos de Pensar e Criar e Adjetivos Auto-descritores. O processo de validação destes instrumentos encontra-se descrito demonstrando assim a possibilidade de medir algumas das interações entre a pessoa, processo e o ambiente criativo. Concluindo, é demonstrada a importância de se buscar, cada vez mais, instrumental que atenda os parâmetros científicos da psicometria e que permita uma abordagem mais ampla, completa e multifacetada na avaliação da criatividade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000200003Psicologia Escolar e Educacional v.2 n.2 1998reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85571998000200003info:eu-repo/semantics/openAccessWechsler,Solange Mugliapor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85571998000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária
title Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária
spellingShingle Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária
Wechsler,Solange Muglia
Criatividade
Avaliação multidimensional
Testes psicológicos
title_short Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária
title_full Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária
title_fullStr Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária
title_full_unstemmed Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária
title_sort Avaliação multidimensional da criatividade: uma realidade necessária
author Wechsler,Solange Muglia
author_facet Wechsler,Solange Muglia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wechsler,Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Avaliação multidimensional
Testes psicológicos
topic Criatividade
Avaliação multidimensional
Testes psicológicos
description A avaliação da criatividade até o momento, tem sido pautada, quase que exclusivamente, em medidas de pensamento divergente tentando-se encontrar uma forma única para a sua identificação. Nosso objetivo é demonstrar a necessidade de se avaliar a criatividade sob os mais diversos enfoques, situando a sua expressão dentro de campos específicos da sua aplicação. Uma bateria para avaliação multidimensional da criatividade é apresentada, sendo composta por dois testes internacionais. Pensando Criativamente com Figuras e Pensando Criativamente com Palavras e dois testes nacionais, de nossa autoria, Estilos de Pensar e Criar e Adjetivos Auto-descritores. O processo de validação destes instrumentos encontra-se descrito demonstrando assim a possibilidade de medir algumas das interações entre a pessoa, processo e o ambiente criativo. Concluindo, é demonstrada a importância de se buscar, cada vez mais, instrumental que atenda os parâmetros científicos da psicometria e que permita uma abordagem mais ampla, completa e multifacetada na avaliação da criatividade.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85571998000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.2 n.2 1998
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604103884800