Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wechsler, Muglia
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3056
Resumo: Tradicionalmente, nas escolas brasileiras confunde-se o rendimento escolar com notas obtidas nas disciplinas, que refletem, muito mais o papel da memória do que do verdadeiro sentido de aprender. A motivação intrínseea, relacionada diretamente à criatividade, ao gosto da descoberta, é relegada, tornando a escola enfadonha e sem sentido. Entretanto, é possível trazer a criatividade para a sala de aula, desde a pré- escola até ao ensino universitário. Pesquisas desenvolvidas no Brasil com as mais diferentes faixas etárias comprovam o poder da criatividade no desenvolvimento da motivação para aprender, como relatado neste trabalho.   
id UNB - 28_8ee7f23630ee8117448a84e6cd106fd9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3056
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessáriaCriatividade;Aprendizagem;MotivaçãoTradicionalmente, nas escolas brasileiras confunde-se o rendimento escolar com notas obtidas nas disciplinas, que refletem, muito mais o papel da memória do que do verdadeiro sentido de aprender. A motivação intrínseea, relacionada diretamente à criatividade, ao gosto da descoberta, é relegada, tornando a escola enfadonha e sem sentido. Entretanto, é possível trazer a criatividade para a sala de aula, desde a pré- escola até ao ensino universitário. Pesquisas desenvolvidas no Brasil com as mais diferentes faixas etárias comprovam o poder da criatividade no desenvolvimento da motivação para aprender, como relatado neste trabalho.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/305610.26512/lc.v8i15.3056Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 179-188Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 179-188Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 179-1881981-04311516-489610.26512/lc.v8i15reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3056/2748Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWechsler, Muglia2022-09-09T14:29:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3056Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:29:44Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária
title Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária
spellingShingle Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária
Wechsler, Muglia
Criatividade;
Aprendizagem;
Motivação
title_short Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária
title_full Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária
title_fullStr Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária
title_full_unstemmed Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária
title_sort Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária
author Wechsler, Muglia
author_facet Wechsler, Muglia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wechsler, Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade;
Aprendizagem;
Motivação
topic Criatividade;
Aprendizagem;
Motivação
description Tradicionalmente, nas escolas brasileiras confunde-se o rendimento escolar com notas obtidas nas disciplinas, que refletem, muito mais o papel da memória do que do verdadeiro sentido de aprender. A motivação intrínseea, relacionada diretamente à criatividade, ao gosto da descoberta, é relegada, tornando a escola enfadonha e sem sentido. Entretanto, é possível trazer a criatividade para a sala de aula, desde a pré- escola até ao ensino universitário. Pesquisas desenvolvidas no Brasil com as mais diferentes faixas etárias comprovam o poder da criatividade no desenvolvimento da motivação para aprender, como relatado neste trabalho.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3056
10.26512/lc.v8i15.3056
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3056
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i15.3056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3056/2748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 179-188
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 179-188
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 179-188
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i15
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649942216704