A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300435 |
Resumo: | Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa conceitual e toma como objeto a aprendizagem escolar e a atribuição desentido pessoal na atividade de estudo, sob os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo reside em explicitar desdobramentos da Psicologia de Leontiev para as reflexões e as práticas educativas escolares, no que se refere às relações entre os processos de aprendizagem escolar e a produção do sentido pessoal. Para tanto, aborda o conceito de atividade objetivada, por meio do qual se pretendeu aclarara dinâmica psicológica entre o significado social e sentido pessoal, como elementos estruturantes da consciência, e sua relação com a aprendizagem escolar. Concluindo, foram abordados alguns desdobramentos dessa análise para a educação escolar, com destaque para a importância da escola e do professor na condução da atividade dos estudantes, garantindo a estes um sentido pessoal na apropriação de conteúdos que enriqueçam a sua atividade de estudo e, consequentemente, a sua personalidade. |
id |
ABRAPEE-1_bfa984608f12f5ee9deaa6ed68963c24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572015000300435 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. LeontievAprendizagem escolarsentidoLeontievResumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa conceitual e toma como objeto a aprendizagem escolar e a atribuição desentido pessoal na atividade de estudo, sob os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo reside em explicitar desdobramentos da Psicologia de Leontiev para as reflexões e as práticas educativas escolares, no que se refere às relações entre os processos de aprendizagem escolar e a produção do sentido pessoal. Para tanto, aborda o conceito de atividade objetivada, por meio do qual se pretendeu aclarara dinâmica psicológica entre o significado social e sentido pessoal, como elementos estruturantes da consciência, e sua relação com a aprendizagem escolar. Concluindo, foram abordados alguns desdobramentos dessa análise para a educação escolar, com destaque para a importância da escola e do professor na condução da atividade dos estudantes, garantindo a estes um sentido pessoal na apropriação de conteúdos que enriqueçam a sua atividade de estudo e, consequentemente, a sua personalidade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300435Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0193852info:eu-repo/semantics/openAccessCalve,Tiago MoralesRossler,João HenriqueSilva,Graziela Lucchesi Rosa dapor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000300435Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-01-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev |
title |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev |
spellingShingle |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev Calve,Tiago Morales Aprendizagem escolar sentido Leontiev |
title_short |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev |
title_full |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev |
title_fullStr |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev |
title_sort |
A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev |
author |
Calve,Tiago Morales |
author_facet |
Calve,Tiago Morales Rossler,João Henrique Silva,Graziela Lucchesi Rosa da |
author_role |
author |
author2 |
Rossler,João Henrique Silva,Graziela Lucchesi Rosa da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calve,Tiago Morales Rossler,João Henrique Silva,Graziela Lucchesi Rosa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem escolar sentido Leontiev |
topic |
Aprendizagem escolar sentido Leontiev |
description |
Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa conceitual e toma como objeto a aprendizagem escolar e a atribuição desentido pessoal na atividade de estudo, sob os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo reside em explicitar desdobramentos da Psicologia de Leontiev para as reflexões e as práticas educativas escolares, no que se refere às relações entre os processos de aprendizagem escolar e a produção do sentido pessoal. Para tanto, aborda o conceito de atividade objetivada, por meio do qual se pretendeu aclarara dinâmica psicológica entre o significado social e sentido pessoal, como elementos estruturantes da consciência, e sua relação com a aprendizagem escolar. Concluindo, foram abordados alguns desdobramentos dessa análise para a educação escolar, com destaque para a importância da escola e do professor na condução da atividade dos estudantes, garantindo a estes um sentido pessoal na apropriação de conteúdos que enriqueçam a sua atividade de estudo e, consequentemente, a sua personalidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300435 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539/2015/0193852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606164336640 |