Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200245 |
Resumo: | Resumo O artigo tece reflexões sobre a Psicologia Educacional a partir da construção de um processo de pesquisa em duas escolas públicas da periferia de Fortaleza-CE. A pesquisa adotou a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional francesa e propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, mídia e juventude. O objetivo do artigo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Os procedimentos utilizados foram restituições, observações participantes, conversas com gestores e oficina de vídeo. Acontecimentos analisadores evidenciaram relações intraescolares atravessadas pela indisciplina e pelos usos não autorizados da mídia em sala de aula, assim como repercussões do mundo laboral no cotidiano escolar: competição, profissionalização e falta de tempo. A análise do processo de pesquisar COM jovens e COM escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que a invenção de novas práticas e a (re)invenção da pesquisa são fundamentais. |
id |
ABRAPEE-1_c51827908ffc7f658f593f5640f96f73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572016000200245 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolaresEscolapesquisa-intervençãojuventudeResumo O artigo tece reflexões sobre a Psicologia Educacional a partir da construção de um processo de pesquisa em duas escolas públicas da periferia de Fortaleza-CE. A pesquisa adotou a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional francesa e propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, mídia e juventude. O objetivo do artigo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Os procedimentos utilizados foram restituições, observações participantes, conversas com gestores e oficina de vídeo. Acontecimentos analisadores evidenciaram relações intraescolares atravessadas pela indisciplina e pelos usos não autorizados da mídia em sala de aula, assim como repercussões do mundo laboral no cotidiano escolar: competição, profissionalização e falta de tempo. A análise do processo de pesquisar COM jovens e COM escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que a invenção de novas práticas e a (re)invenção da pesquisa são fundamentais.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200245Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150202958info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Luciana LoboOliveira,Eveline Nogueira Pinheiro deShioga,Júlia Evangelista MotaRodrigues,Denise Costapor2016-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000200245Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-09-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares |
title |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares |
spellingShingle |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares Miranda,Luciana Lobo Escola pesquisa-intervenção juventude |
title_short |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares |
title_full |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares |
title_fullStr |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares |
title_full_unstemmed |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares |
title_sort |
Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares |
author |
Miranda,Luciana Lobo |
author_facet |
Miranda,Luciana Lobo Oliveira,Eveline Nogueira Pinheiro de Shioga,Júlia Evangelista Mota Rodrigues,Denise Costa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Eveline Nogueira Pinheiro de Shioga,Júlia Evangelista Mota Rodrigues,Denise Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda,Luciana Lobo Oliveira,Eveline Nogueira Pinheiro de Shioga,Júlia Evangelista Mota Rodrigues,Denise Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pesquisa-intervenção juventude |
topic |
Escola pesquisa-intervenção juventude |
description |
Resumo O artigo tece reflexões sobre a Psicologia Educacional a partir da construção de um processo de pesquisa em duas escolas públicas da periferia de Fortaleza-CE. A pesquisa adotou a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional francesa e propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, mídia e juventude. O objetivo do artigo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Os procedimentos utilizados foram restituições, observações participantes, conversas com gestores e oficina de vídeo. Acontecimentos analisadores evidenciaram relações intraescolares atravessadas pela indisciplina e pelos usos não autorizados da mídia em sala de aula, assim como repercussões do mundo laboral no cotidiano escolar: competição, profissionalização e falta de tempo. A análise do processo de pesquisar COM jovens e COM escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que a invenção de novas práticas e a (re)invenção da pesquisa são fundamentais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200245 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-353920150202958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606467375104 |