Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Tatiene Germano Reis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pontes,Fernando Augusto Ramos, Silva,Lucia Isabel da Conceição, Dell'Aglio,Débora Dalbosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200203
Resumo: Este estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento.
id ABRAPEE-1_c7adb9d74107acd886b54a6952193730
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000200203
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraensesJovensfracasso escolarexpectativasEste estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200203Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.2 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2014/0182732info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Tatiene Germano ReisPontes,Fernando Augusto RamosSilva,Lucia Isabel da ConceiçãoDell'Aglio,Débora Dalboscopor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000200203Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
title Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
spellingShingle Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
Nunes,Tatiene Germano Reis
Jovens
fracasso escolar
expectativas
title_short Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
title_full Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
title_fullStr Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
title_full_unstemmed Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
title_sort Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
author Nunes,Tatiene Germano Reis
author_facet Nunes,Tatiene Germano Reis
Pontes,Fernando Augusto Ramos
Silva,Lucia Isabel da Conceição
Dell'Aglio,Débora Dalbosco
author_role author
author2 Pontes,Fernando Augusto Ramos
Silva,Lucia Isabel da Conceição
Dell'Aglio,Débora Dalbosco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Tatiene Germano Reis
Pontes,Fernando Augusto Ramos
Silva,Lucia Isabel da Conceição
Dell'Aglio,Débora Dalbosco
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
fracasso escolar
expectativas
topic Jovens
fracasso escolar
expectativas
description Este estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2014/0182732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.2 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606054236160