Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200203 |
Resumo: | Este estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento. |
id |
ABRAPEE-1_c7adb9d74107acd886b54a6952193730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572014000200203 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraensesJovensfracasso escolarexpectativasEste estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200203Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.2 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2014/0182732info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Tatiene Germano ReisPontes,Fernando Augusto RamosSilva,Lucia Isabel da ConceiçãoDell'Aglio,Débora Dalboscopor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000200203Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses |
title |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses |
spellingShingle |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses Nunes,Tatiene Germano Reis Jovens fracasso escolar expectativas |
title_short |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses |
title_full |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses |
title_fullStr |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses |
title_full_unstemmed |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses |
title_sort |
Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses |
author |
Nunes,Tatiene Germano Reis |
author_facet |
Nunes,Tatiene Germano Reis Pontes,Fernando Augusto Ramos Silva,Lucia Isabel da Conceição Dell'Aglio,Débora Dalbosco |
author_role |
author |
author2 |
Pontes,Fernando Augusto Ramos Silva,Lucia Isabel da Conceição Dell'Aglio,Débora Dalbosco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes,Tatiene Germano Reis Pontes,Fernando Augusto Ramos Silva,Lucia Isabel da Conceição Dell'Aglio,Débora Dalbosco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens fracasso escolar expectativas |
topic |
Jovens fracasso escolar expectativas |
description |
Este estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200203 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539/2014/0182732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.2 2014 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606054236160 |