Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1986 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273792 |
Resumo: | Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor. |
id |
UFRGS-2_3b747e69903d569e984c41dde2453bd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273792 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rasche, Vânia Maria MoreiraKude, Vera Maria Moreira2024-03-19T05:04:42Z19860100-1574http://hdl.handle.net/10183/273792000088390Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.The literature review about the development of teacher expectations research in the United States, indicates that in the last seventeen years since the publication of "Pigmalion in the classroom" (Rosenthal e Jacobson, 1968), there has been a tendency to abandon the attempts to replicate it, no longer trying to manipulate teacher expectancies about his/her students but, instead, trying to focus the research in the factors like pupil social class, sex, race, cumulative folder information etc., that cause teachers expectations. This research has great relevance because even if the evidence suggests that in most cases teacher expectancies don't bias pupil performance, it also indicates that teacher expetancies sustain student performance in undesirable levels. In Brazil, the research studies on this topic have come to the same results, mainly emphasizing the relationship between the student failure and low teacher's expectancies.application/pdfporCadernos de pesquisa. São Paulo. N. 57 (maio 1986), p. 61-70ProfessorExpectativaDesenvolvimento cognitivoRendimento escolarFracasso escolarPigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000088390.pdf.txt000088390.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273792/2/000088390.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000088390.pdfTexto completoapplication/pdf990105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273792/1/000088390.pdffa2eb53b797dba1ed761f1a21bed4c7cMD5110183/2737922024-03-22 05:05:34.914568oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273792Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-22T08:05:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor |
title |
Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor |
spellingShingle |
Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor Rasche, Vânia Maria Moreira Professor Expectativa Desenvolvimento cognitivo Rendimento escolar Fracasso escolar |
title_short |
Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor |
title_full |
Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor |
title_fullStr |
Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor |
title_full_unstemmed |
Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor |
title_sort |
Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor |
author |
Rasche, Vânia Maria Moreira |
author_facet |
Rasche, Vânia Maria Moreira Kude, Vera Maria Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Kude, Vera Maria Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rasche, Vânia Maria Moreira Kude, Vera Maria Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Expectativa Desenvolvimento cognitivo Rendimento escolar Fracasso escolar |
topic |
Professor Expectativa Desenvolvimento cognitivo Rendimento escolar Fracasso escolar |
description |
Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor. |
publishDate |
1986 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1986 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-19T05:04:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273792 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-1574 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000088390 |
identifier_str_mv |
0100-1574 000088390 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de pesquisa. São Paulo. N. 57 (maio 1986), p. 61-70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273792/2/000088390.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273792/1/000088390.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fa2eb53b797dba1ed761f1a21bed4c7c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447856800071680 |