Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasche, Vânia Maria Moreira
Data de Publicação: 1986
Outros Autores: Kude, Vera Maria Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273792
Resumo: Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.
id UFRGS-2_3b747e69903d569e984c41dde2453bd8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273792
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rasche, Vânia Maria MoreiraKude, Vera Maria Moreira2024-03-19T05:04:42Z19860100-1574http://hdl.handle.net/10183/273792000088390Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.The literature review about the development of teacher expectations research in the United States, indicates that in the last seventeen years since the publication of "Pigmalion in the classroom" (Rosenthal e Jacobson, 1968), there has been a tendency to abandon the attempts to replicate it, no longer trying to manipulate teacher expectancies about his/her students but, instead, trying to focus the research in the factors like pupil social class, sex, race, cumulative folder information etc., that cause teachers expectations. This research has great relevance because even if the evidence suggests that in most cases teacher expectancies don't bias pupil performance, it also indicates that teacher expetancies sustain student performance in undesirable levels. In Brazil, the research studies on this topic have come to the same results, mainly emphasizing the relationship between the student failure and low teacher's expectancies.application/pdfporCadernos de pesquisa. São Paulo. N. 57 (maio 1986), p. 61-70ProfessorExpectativaDesenvolvimento cognitivoRendimento escolarFracasso escolarPigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000088390.pdf.txt000088390.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273792/2/000088390.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000088390.pdfTexto completoapplication/pdf990105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273792/1/000088390.pdffa2eb53b797dba1ed761f1a21bed4c7cMD5110183/2737922024-03-22 05:05:34.914568oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273792Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-22T08:05:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
title Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
spellingShingle Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
Rasche, Vânia Maria Moreira
Professor
Expectativa
Desenvolvimento cognitivo
Rendimento escolar
Fracasso escolar
title_short Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
title_full Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
title_fullStr Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
title_full_unstemmed Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
title_sort Pigmalião na sala de aula : quinze anos sobre as expectativas do professor
author Rasche, Vânia Maria Moreira
author_facet Rasche, Vânia Maria Moreira
Kude, Vera Maria Moreira
author_role author
author2 Kude, Vera Maria Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasche, Vânia Maria Moreira
Kude, Vera Maria Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Expectativa
Desenvolvimento cognitivo
Rendimento escolar
Fracasso escolar
topic Professor
Expectativa
Desenvolvimento cognitivo
Rendimento escolar
Fracasso escolar
description Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.
publishDate 1986
dc.date.issued.fl_str_mv 1986
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-19T05:04:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273792
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-1574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000088390
identifier_str_mv 0100-1574
000088390
url http://hdl.handle.net/10183/273792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de pesquisa. São Paulo. N. 57 (maio 1986), p. 61-70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273792/2/000088390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273792/1/000088390.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fa2eb53b797dba1ed761f1a21bed4c7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447856800071680