A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200223
Resumo: Resumo:A Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas de atuação do psicólogo, no entanto, desde o início, suas funções não estão bem definidas. A presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos estudantes de Psicologia de uma IES privada do interior do Ceará sobre a Psicologia Escolar. O estudo descritivo contou com a participação de 199 alunos entre o 1º e o 10º semestre. A pergunta que norteou o trabalho foi: O que eles pensam sobre a Psicologia Escolar? Alguns citaram que a Psicologia Escolar atua nas relações escolares ou no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e outros relacionaram-na ao trabalho com alunos e família, aos problemas de aprendizagem ou a problemas psicológicos. Percebe-se com isso que muitos dos participantes deste estudo citam o aluno e seus problemas como sendo o principal alvo de intervenções dentro da escola, reflexo de um discurso social culpabilizante e estigmatizador.
id ABRAPEE-1_cd1fa881cf123e1cb70b17c6626fe13f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000200223
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debateFormação do psicólogopercepçãopsicologia escolarResumo:A Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas de atuação do psicólogo, no entanto, desde o início, suas funções não estão bem definidas. A presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos estudantes de Psicologia de uma IES privada do interior do Ceará sobre a Psicologia Escolar. O estudo descritivo contou com a participação de 199 alunos entre o 1º e o 10º semestre. A pergunta que norteou o trabalho foi: O que eles pensam sobre a Psicologia Escolar? Alguns citaram que a Psicologia Escolar atua nas relações escolares ou no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e outros relacionaram-na ao trabalho com alunos e família, aos problemas de aprendizagem ou a problemas psicológicos. Percebe-se com isso que muitos dos participantes deste estudo citam o aluno e seus problemas como sendo o principal alvo de intervenções dentro da escola, reflexo de um discurso social culpabilizante e estigmatizador.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200223Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0192820info:eu-repo/semantics/openAccessTrigueiro,Emilia Suitberta de Oliveirapor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000200223Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-28T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate
title A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate
spellingShingle A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate
Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira
Formação do psicólogo
percepção
psicologia escolar
title_short A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate
title_full A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate
title_fullStr A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate
title_full_unstemmed A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate
title_sort A Psicologia Escolar e o estudante de Psicologia: elementos para o debate
author Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira
author_facet Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do psicólogo
percepção
psicologia escolar
topic Formação do psicólogo
percepção
psicologia escolar
description Resumo:A Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas de atuação do psicólogo, no entanto, desde o início, suas funções não estão bem definidas. A presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos estudantes de Psicologia de uma IES privada do interior do Ceará sobre a Psicologia Escolar. O estudo descritivo contou com a participação de 199 alunos entre o 1º e o 10º semestre. A pergunta que norteou o trabalho foi: O que eles pensam sobre a Psicologia Escolar? Alguns citaram que a Psicologia Escolar atua nas relações escolares ou no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e outros relacionaram-na ao trabalho com alunos e família, aos problemas de aprendizagem ou a problemas psicológicos. Percebe-se com isso que muitos dos participantes deste estudo citam o aluno e seus problemas como sendo o principal alvo de intervenções dentro da escola, reflexo de um discurso social culpabilizante e estigmatizador.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200223
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0192820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606136025088