Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Martins,Edna, Mazzolini,Beatriz Pinheiro Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100019
Resumo: A atuação do psicólogo na educação cresce nos últimos anos, em instituições educativas e no atendimento à queixa escolar, mas ainda é comum, em diversos cursos de graduação, psicólogos se formarem sem ter tido contato direto com uma escola. Esse fato reduz os fenômenos escolares a questões meramente psicológicas e, sobretudo, patológicas, e coexiste com práticas apoiadas na compreensão dos elementos que constituem a subjetividade em sua relação com os processos educativos. Discutimos, a partir do relato de experiência docente, aspectos que são fundamentais para uma proposta de formação do psicólogo que tem como referência a inserção do estudante de psicologia em espaços educativos por meio de visitas a instituições e de estágios na área. Essa proposta desdobra-se em duas modalidades: a disciplina Problemas de Aprendizagem e o estágio Intervenção clínica em processos de aprendizagem. Tal inserção cria a possibilidade de o futuro psicólogo contactar-se com o cotidiano escolar e deparar-se com determinações que vão além da imediata relação dual psicólogo-usuário.
id PUC_RIO-24_231820164a832607174f1562b81c9904
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722011000100019
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneosFormação do psicólogopsicologia escolarfracasso escolarA atuação do psicólogo na educação cresce nos últimos anos, em instituições educativas e no atendimento à queixa escolar, mas ainda é comum, em diversos cursos de graduação, psicólogos se formarem sem ter tido contato direto com uma escola. Esse fato reduz os fenômenos escolares a questões meramente psicológicas e, sobretudo, patológicas, e coexiste com práticas apoiadas na compreensão dos elementos que constituem a subjetividade em sua relação com os processos educativos. Discutimos, a partir do relato de experiência docente, aspectos que são fundamentais para uma proposta de formação do psicólogo que tem como referência a inserção do estudante de psicologia em espaços educativos por meio de visitas a instituições e de estágios na área. Essa proposta desdobra-se em duas modalidades: a disciplina Problemas de Aprendizagem e o estágio Intervenção clínica em processos de aprendizagem. Tal inserção cria a possibilidade de o futuro psicólogo contactar-se com o cotidiano escolar e deparar-se com determinações que vão além da imediata relação dual psicólogo-usuário.Universidade Estadual de Maringá2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100019Psicologia em Estudo v.16 n.1 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000100019info:eu-repo/semantics/openAccessAsbahr,Flávia da Silva FerreiraMartins,EdnaMazzolini,Beatriz Pinheiro Machadopor2011-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000100019Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-07-13T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos
title Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos
spellingShingle Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos
Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
Formação do psicólogo
psicologia escolar
fracasso escolar
title_short Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos
title_full Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos
title_fullStr Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos
title_full_unstemmed Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos
title_sort Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos
author Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
author_facet Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
Martins,Edna
Mazzolini,Beatriz Pinheiro Machado
author_role author
author2 Martins,Edna
Mazzolini,Beatriz Pinheiro Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Asbahr,Flávia da Silva Ferreira
Martins,Edna
Mazzolini,Beatriz Pinheiro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do psicólogo
psicologia escolar
fracasso escolar
topic Formação do psicólogo
psicologia escolar
fracasso escolar
description A atuação do psicólogo na educação cresce nos últimos anos, em instituições educativas e no atendimento à queixa escolar, mas ainda é comum, em diversos cursos de graduação, psicólogos se formarem sem ter tido contato direto com uma escola. Esse fato reduz os fenômenos escolares a questões meramente psicológicas e, sobretudo, patológicas, e coexiste com práticas apoiadas na compreensão dos elementos que constituem a subjetividade em sua relação com os processos educativos. Discutimos, a partir do relato de experiência docente, aspectos que são fundamentais para uma proposta de formação do psicólogo que tem como referência a inserção do estudante de psicologia em espaços educativos por meio de visitas a instituições e de estágios na área. Essa proposta desdobra-se em duas modalidades: a disciplina Problemas de Aprendizagem e o estágio Intervenção clínica em processos de aprendizagem. Tal inserção cria a possibilidade de o futuro psicólogo contactar-se com o cotidiano escolar e deparar-se com determinações que vão além da imediata relação dual psicólogo-usuário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722011000100019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.16 n.1 2011
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905354219520