Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25938 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo caracterizar a evolução das discussões sobre a formação e a atuação na área de Psicologia Escolar no Brasil. Foram analisados 102 trabalhos publicados nos Anais dos quatro Congressos Nacionais de Psicologia Escolar, promovidos pela ABRAPEE, entre os anos de 1991 e 1998. Os trabalhos foram agrupados em três categorias: Reflexões Teóricas, Relatos de Experiência e Relatos de Pesquisa. Os dados evidenciaram diversificação na produção do conhecimento na área de Psicologia Escolar; orientação de experiências de estágio numa direção mais preventiva e práticas profissionais que se referiram significativamente à atuação junto à comunidade escolar e aos professores. |
id |
UNB_eb8c8280cdeb23c0610409e1b6e61a84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/25938 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacionalPsicologia escolarPsicólogos escolares - formaçãoPsicólogos - atuaçãoO presente estudo teve como objetivo caracterizar a evolução das discussões sobre a formação e a atuação na área de Psicologia Escolar no Brasil. Foram analisados 102 trabalhos publicados nos Anais dos quatro Congressos Nacionais de Psicologia Escolar, promovidos pela ABRAPEE, entre os anos de 1991 e 1998. Os trabalhos foram agrupados em três categorias: Reflexões Teóricas, Relatos de Experiência e Relatos de Pesquisa. Os dados evidenciaram diversificação na produção do conhecimento na área de Psicologia Escolar; orientação de experiências de estágio numa direção mais preventiva e práticas profissionais que se referiram significativamente à atuação junto à comunidade escolar e aos professores.The following study aims to characterize the evolution of the discussions about the underground education and performance in the area of School Psychology in Brazil. There had been analized 102 works published in Annals of the four National Congresses of School Psychology, promoted for the ABRAPEE, between the years of 1991 and 1998. The works had been grouped in three categories: Theoretical reflections, Reports of Experience and Reports of Research. The data had evidenced a diversification in the production of knowledge in the area of School Psychology, that the period of training experiences are oriented in a more preventive route and that the professional practicals had mentioned themselves, significantly, to the performance with the school community and to the professors.Conselho Federal de Psicologia2017-12-07T04:37:01Z2017-12-07T04:37:01Z2002-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEVES, Marisa M. Brito da J. et al. Formação e atuação em psicologia escolar: análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 22, n. 2, p. 2-11, jun. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25938https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002Psicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/DmsFzFbr47m5LrMx44qVTdt/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Marisa Maria Brito da JustaAlmeida, Sandra Francesca Conte deChaperman, Mônica C. L.Batista, Beatriz de P.porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/25938Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional |
title |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional |
spellingShingle |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional Neves, Marisa Maria Brito da Justa Psicologia escolar Psicólogos escolares - formação Psicólogos - atuação |
title_short |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional |
title_full |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional |
title_fullStr |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional |
title_full_unstemmed |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional |
title_sort |
Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional |
author |
Neves, Marisa Maria Brito da Justa |
author_facet |
Neves, Marisa Maria Brito da Justa Almeida, Sandra Francesca Conte de Chaperman, Mônica C. L. Batista, Beatriz de P. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Sandra Francesca Conte de Chaperman, Mônica C. L. Batista, Beatriz de P. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Marisa Maria Brito da Justa Almeida, Sandra Francesca Conte de Chaperman, Mônica C. L. Batista, Beatriz de P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Psicólogos escolares - formação Psicólogos - atuação |
topic |
Psicologia escolar Psicólogos escolares - formação Psicólogos - atuação |
description |
O presente estudo teve como objetivo caracterizar a evolução das discussões sobre a formação e a atuação na área de Psicologia Escolar no Brasil. Foram analisados 102 trabalhos publicados nos Anais dos quatro Congressos Nacionais de Psicologia Escolar, promovidos pela ABRAPEE, entre os anos de 1991 e 1998. Os trabalhos foram agrupados em três categorias: Reflexões Teóricas, Relatos de Experiência e Relatos de Pesquisa. Os dados evidenciaram diversificação na produção do conhecimento na área de Psicologia Escolar; orientação de experiências de estágio numa direção mais preventiva e práticas profissionais que se referiram significativamente à atuação junto à comunidade escolar e aos professores. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06 2017-12-07T04:37:01Z 2017-12-07T04:37:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Marisa M. Brito da J. et al. Formação e atuação em psicologia escolar: análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 22, n. 2, p. 2-11, jun. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Acesso em: 19 mar. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25938 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002 |
identifier_str_mv |
NEVES, Marisa M. Brito da J. et al. Formação e atuação em psicologia escolar: análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 22, n. 2, p. 2-11, jun. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Acesso em: 19 mar. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25938 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508260030414848 |