Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Almeida, Sandra Francesca Conte de, Chaperman, Mônica C. L., Batista, Beatriz de P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25938
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002
Resumo: O presente estudo teve como objetivo caracterizar a evolução das discussões sobre a formação e a atuação na área de Psicologia Escolar no Brasil. Foram analisados 102 trabalhos publicados nos Anais dos quatro Congressos Nacionais de Psicologia Escolar, promovidos pela ABRAPEE, entre os anos de 1991 e 1998. Os trabalhos foram agrupados em três categorias: Reflexões Teóricas, Relatos de Experiência e Relatos de Pesquisa. Os dados evidenciaram diversificação na produção do conhecimento na área de Psicologia Escolar; orientação de experiências de estágio numa direção mais preventiva e práticas profissionais que se referiram significativamente à atuação junto à comunidade escolar e aos professores.
id UNB_eb8c8280cdeb23c0610409e1b6e61a84
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/25938
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacionalPsicologia escolarPsicólogos escolares - formaçãoPsicólogos - atuaçãoO presente estudo teve como objetivo caracterizar a evolução das discussões sobre a formação e a atuação na área de Psicologia Escolar no Brasil. Foram analisados 102 trabalhos publicados nos Anais dos quatro Congressos Nacionais de Psicologia Escolar, promovidos pela ABRAPEE, entre os anos de 1991 e 1998. Os trabalhos foram agrupados em três categorias: Reflexões Teóricas, Relatos de Experiência e Relatos de Pesquisa. Os dados evidenciaram diversificação na produção do conhecimento na área de Psicologia Escolar; orientação de experiências de estágio numa direção mais preventiva e práticas profissionais que se referiram significativamente à atuação junto à comunidade escolar e aos professores.The following study aims to characterize the evolution of the discussions about the underground education and performance in the area of School Psychology in Brazil. There had been analized 102 works published in Annals of the four National Congresses of School Psychology, promoted for the ABRAPEE, between the years of 1991 and 1998. The works had been grouped in three categories: Theoretical reflections, Reports of Experience and Reports of Research. The data had evidenced a diversification in the production of knowledge in the area of School Psychology, that the period of training experiences are oriented in a more preventive route and that the professional practicals had mentioned themselves, significantly, to the performance with the school community and to the professors.Conselho Federal de Psicologia2017-12-07T04:37:01Z2017-12-07T04:37:01Z2002-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEVES, Marisa M. Brito da J. et al. Formação e atuação em psicologia escolar: análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 22, n. 2, p. 2-11, jun. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25938https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002Psicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/DmsFzFbr47m5LrMx44qVTdt/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Marisa Maria Brito da JustaAlmeida, Sandra Francesca Conte deChaperman, Mônica C. L.Batista, Beatriz de P.porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/25938Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
title Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
spellingShingle Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Psicologia escolar
Psicólogos escolares - formação
Psicólogos - atuação
title_short Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
title_full Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
title_fullStr Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
title_full_unstemmed Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
title_sort Formação e atuação em psicologia escolar : análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional
author Neves, Marisa Maria Brito da Justa
author_facet Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Chaperman, Mônica C. L.
Batista, Beatriz de P.
author_role author
author2 Almeida, Sandra Francesca Conte de
Chaperman, Mônica C. L.
Batista, Beatriz de P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Chaperman, Mônica C. L.
Batista, Beatriz de P.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Psicólogos escolares - formação
Psicólogos - atuação
topic Psicologia escolar
Psicólogos escolares - formação
Psicólogos - atuação
description O presente estudo teve como objetivo caracterizar a evolução das discussões sobre a formação e a atuação na área de Psicologia Escolar no Brasil. Foram analisados 102 trabalhos publicados nos Anais dos quatro Congressos Nacionais de Psicologia Escolar, promovidos pela ABRAPEE, entre os anos de 1991 e 1998. Os trabalhos foram agrupados em três categorias: Reflexões Teóricas, Relatos de Experiência e Relatos de Pesquisa. Os dados evidenciaram diversificação na produção do conhecimento na área de Psicologia Escolar; orientação de experiências de estágio numa direção mais preventiva e práticas profissionais que se referiram significativamente à atuação junto à comunidade escolar e aos professores.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06
2017-12-07T04:37:01Z
2017-12-07T04:37:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Marisa M. Brito da J. et al. Formação e atuação em psicologia escolar: análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 22, n. 2, p. 2-11, jun. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Acesso em: 19 mar. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25938
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002
identifier_str_mv NEVES, Marisa M. Brito da J. et al. Formação e atuação em psicologia escolar: análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 22, n. 2, p. 2-11, jun. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002. Acesso em: 19 mar. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25938
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932002000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508260030414848