FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso,Paula Cristina Freitas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Íris Martins, Noronha-Sousa,Dulce, Noronha,Ana, Mateus,Cristina Cruz, Vázquez-Justo,Enrique, Costa-Lobo,Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100303
Resumo: RESUMO A evasão no Ensino Superior constitui preocupação internacional com impacto nas Instituições de Ensino Superior, em geral, e nos percursos de carreira individuais, em específico. Para prevenir esse fenômeno e apoiar tanto instituições como estudantes na sua tomada de decisão, urge identificar fatores de evasão no ensino superior. Apresenta-se revisão de artigos publicados em revistas científicas internacionais entre janeiro 2014 e dezembro 2018, com base no Modelo Longitudinal de Evasão Institucional. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados, com combinações das palavras-chave dropout, departure, academic adjustment, college adjustment, academic integration, social integration e higher education. Foram lidos integralmente 24 artigos que satisfaziam critérios de inclusão. Procedeu-se à descrição dos artigos e o conteúdo foi sistematizado em meta-síntese. Identificaram-se fatores relativos a atributos prévios à entrada no ensino superior; objetivos e compromissos prévios e posteriores a essa entrada; experiências institucionais; integração acadêmica e social. Identificaram-se ainda medidas de sinalização de evasão. Discutem-se implicações para a investigação, para serviços e políticas das Instituições de Ensino Superior.
id ABRAPEE-1_d2cb9f0b6d0ff7c24acb19585b4578c8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100303
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURAevasãoensino superiorrevisão de literaturaRESUMO A evasão no Ensino Superior constitui preocupação internacional com impacto nas Instituições de Ensino Superior, em geral, e nos percursos de carreira individuais, em específico. Para prevenir esse fenômeno e apoiar tanto instituições como estudantes na sua tomada de decisão, urge identificar fatores de evasão no ensino superior. Apresenta-se revisão de artigos publicados em revistas científicas internacionais entre janeiro 2014 e dezembro 2018, com base no Modelo Longitudinal de Evasão Institucional. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados, com combinações das palavras-chave dropout, departure, academic adjustment, college adjustment, academic integration, social integration e higher education. Foram lidos integralmente 24 artigos que satisfaziam critérios de inclusão. Procedeu-se à descrição dos artigos e o conteúdo foi sistematizado em meta-síntese. Identificaram-se fatores relativos a atributos prévios à entrada no ensino superior; objetivos e compromissos prévios e posteriores a essa entrada; experiências institucionais; integração acadêmica e social. Identificaram-se ainda medidas de sinalização de evasão. Discutem-se implicações para a investigação, para serviços e políticas das Instituições de Ensino Superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100303Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022228736info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso,Paula Cristina FreitasOliveira,Íris MartinsNoronha-Sousa,DulceNoronha,AnaMateus,Cristina CruzVázquez-Justo,EnriqueCosta-Lobo,Cristinapor2022-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100303Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-04-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Barroso,Paula Cristina Freitas
evasão
ensino superior
revisão de literatura
title_short FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
author Barroso,Paula Cristina Freitas
author_facet Barroso,Paula Cristina Freitas
Oliveira,Íris Martins
Noronha-Sousa,Dulce
Noronha,Ana
Mateus,Cristina Cruz
Vázquez-Justo,Enrique
Costa-Lobo,Cristina
author_role author
author2 Oliveira,Íris Martins
Noronha-Sousa,Dulce
Noronha,Ana
Mateus,Cristina Cruz
Vázquez-Justo,Enrique
Costa-Lobo,Cristina
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso,Paula Cristina Freitas
Oliveira,Íris Martins
Noronha-Sousa,Dulce
Noronha,Ana
Mateus,Cristina Cruz
Vázquez-Justo,Enrique
Costa-Lobo,Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv evasão
ensino superior
revisão de literatura
topic evasão
ensino superior
revisão de literatura
description RESUMO A evasão no Ensino Superior constitui preocupação internacional com impacto nas Instituições de Ensino Superior, em geral, e nos percursos de carreira individuais, em específico. Para prevenir esse fenômeno e apoiar tanto instituições como estudantes na sua tomada de decisão, urge identificar fatores de evasão no ensino superior. Apresenta-se revisão de artigos publicados em revistas científicas internacionais entre janeiro 2014 e dezembro 2018, com base no Modelo Longitudinal de Evasão Institucional. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados, com combinações das palavras-chave dropout, departure, academic adjustment, college adjustment, academic integration, social integration e higher education. Foram lidos integralmente 24 artigos que satisfaziam critérios de inclusão. Procedeu-se à descrição dos artigos e o conteúdo foi sistematizado em meta-síntese. Identificaram-se fatores relativos a atributos prévios à entrada no ensino superior; objetivos e compromissos prévios e posteriores a essa entrada; experiências institucionais; integração acadêmica e social. Identificaram-se ainda medidas de sinalização de evasão. Discutem-se implicações para a investigação, para serviços e políticas das Instituições de Ensino Superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100303
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022228736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607752929280