FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100303 |
Resumo: | RESUMO A evasão no Ensino Superior constitui preocupação internacional com impacto nas Instituições de Ensino Superior, em geral, e nos percursos de carreira individuais, em específico. Para prevenir esse fenômeno e apoiar tanto instituições como estudantes na sua tomada de decisão, urge identificar fatores de evasão no ensino superior. Apresenta-se revisão de artigos publicados em revistas científicas internacionais entre janeiro 2014 e dezembro 2018, com base no Modelo Longitudinal de Evasão Institucional. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados, com combinações das palavras-chave dropout, departure, academic adjustment, college adjustment, academic integration, social integration e higher education. Foram lidos integralmente 24 artigos que satisfaziam critérios de inclusão. Procedeu-se à descrição dos artigos e o conteúdo foi sistematizado em meta-síntese. Identificaram-se fatores relativos a atributos prévios à entrada no ensino superior; objetivos e compromissos prévios e posteriores a essa entrada; experiências institucionais; integração acadêmica e social. Identificaram-se ainda medidas de sinalização de evasão. Discutem-se implicações para a investigação, para serviços e políticas das Instituições de Ensino Superior. |
id |
ABRAPEE-1_d2cb9f0b6d0ff7c24acb19585b4578c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572022000100303 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURAevasãoensino superiorrevisão de literaturaRESUMO A evasão no Ensino Superior constitui preocupação internacional com impacto nas Instituições de Ensino Superior, em geral, e nos percursos de carreira individuais, em específico. Para prevenir esse fenômeno e apoiar tanto instituições como estudantes na sua tomada de decisão, urge identificar fatores de evasão no ensino superior. Apresenta-se revisão de artigos publicados em revistas científicas internacionais entre janeiro 2014 e dezembro 2018, com base no Modelo Longitudinal de Evasão Institucional. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados, com combinações das palavras-chave dropout, departure, academic adjustment, college adjustment, academic integration, social integration e higher education. Foram lidos integralmente 24 artigos que satisfaziam critérios de inclusão. Procedeu-se à descrição dos artigos e o conteúdo foi sistematizado em meta-síntese. Identificaram-se fatores relativos a atributos prévios à entrada no ensino superior; objetivos e compromissos prévios e posteriores a essa entrada; experiências institucionais; integração acadêmica e social. Identificaram-se ainda medidas de sinalização de evasão. Discutem-se implicações para a investigação, para serviços e políticas das Instituições de Ensino Superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100303Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022228736info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso,Paula Cristina FreitasOliveira,Íris MartinsNoronha-Sousa,DulceNoronha,AnaMateus,Cristina CruzVázquez-Justo,EnriqueCosta-Lobo,Cristinapor2022-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100303Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-04-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
spellingShingle |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA Barroso,Paula Cristina Freitas evasão ensino superior revisão de literatura |
title_short |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_full |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_fullStr |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_sort |
FATORES DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
author |
Barroso,Paula Cristina Freitas |
author_facet |
Barroso,Paula Cristina Freitas Oliveira,Íris Martins Noronha-Sousa,Dulce Noronha,Ana Mateus,Cristina Cruz Vázquez-Justo,Enrique Costa-Lobo,Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Íris Martins Noronha-Sousa,Dulce Noronha,Ana Mateus,Cristina Cruz Vázquez-Justo,Enrique Costa-Lobo,Cristina |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso,Paula Cristina Freitas Oliveira,Íris Martins Noronha-Sousa,Dulce Noronha,Ana Mateus,Cristina Cruz Vázquez-Justo,Enrique Costa-Lobo,Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
evasão ensino superior revisão de literatura |
topic |
evasão ensino superior revisão de literatura |
description |
RESUMO A evasão no Ensino Superior constitui preocupação internacional com impacto nas Instituições de Ensino Superior, em geral, e nos percursos de carreira individuais, em específico. Para prevenir esse fenômeno e apoiar tanto instituições como estudantes na sua tomada de decisão, urge identificar fatores de evasão no ensino superior. Apresenta-se revisão de artigos publicados em revistas científicas internacionais entre janeiro 2014 e dezembro 2018, com base no Modelo Longitudinal de Evasão Institucional. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados, com combinações das palavras-chave dropout, departure, academic adjustment, college adjustment, academic integration, social integration e higher education. Foram lidos integralmente 24 artigos que satisfaziam critérios de inclusão. Procedeu-se à descrição dos artigos e o conteúdo foi sistematizado em meta-síntese. Identificaram-se fatores relativos a atributos prévios à entrada no ensino superior; objetivos e compromissos prévios e posteriores a essa entrada; experiências institucionais; integração acadêmica e social. Identificaram-se ainda medidas de sinalização de evasão. Discutem-se implicações para a investigação, para serviços e políticas das Instituições de Ensino Superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100303 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392022228736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607752929280 |