O letramento escolar de jovens do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Nucci,Eliane Porto
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200002
Resumo: Esta pesquisa visou conhecer as práticas de leitura e de escrita presentes no contexto escolar de 30 jovens que freqüentavam a 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Campinas, SP. Os dados foram coletados através de entrevista individual. Cada entrevista foi gravada e transcrita para a análise dos dados. As respostas foram organizadas em categorias de acordo com o conteúdo. Os resultados mostraram que as práticas de leitura como anotações no caderno (22,8%; F=26) e de escrita como cópias da lousa (33,3%; F=22) estão relacionadas às atividades acadêmicas solicitadas em sala de aula, embora a leitura de cartazes (13,7%; F=27) e pichações nas paredes da escola (5,7%; F=11) também apareceram como práticas presentes no cotidiano. Pode-se concluir que o letramento escolar está vinculado às práticas acadêmicas, isto é, às atividades escolares tradicionais que ainda predominam no Ensino Médio em relação às práticas sociais de letramento.
id ABRAPEE-1_df0636dc72f3b21bffef85b97f7d6716
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572003000200002
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O letramento escolar de jovens do ensino médioLetramento escolarLeitura, EscritaEnsino médioEsta pesquisa visou conhecer as práticas de leitura e de escrita presentes no contexto escolar de 30 jovens que freqüentavam a 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Campinas, SP. Os dados foram coletados através de entrevista individual. Cada entrevista foi gravada e transcrita para a análise dos dados. As respostas foram organizadas em categorias de acordo com o conteúdo. Os resultados mostraram que as práticas de leitura como anotações no caderno (22,8%; F=26) e de escrita como cópias da lousa (33,3%; F=22) estão relacionadas às atividades acadêmicas solicitadas em sala de aula, embora a leitura de cartazes (13,7%; F=27) e pichações nas paredes da escola (5,7%; F=11) também apareceram como práticas presentes no cotidiano. Pode-se concluir que o letramento escolar está vinculado às práticas acadêmicas, isto é, às atividades escolares tradicionais que ainda predominam no Ensino Médio em relação às práticas sociais de letramento.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200002Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572003000200002info:eu-repo/semantics/openAccessDi Nucci,Eliane Portopor2010-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572003000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento escolar de jovens do ensino médio
title O letramento escolar de jovens do ensino médio
spellingShingle O letramento escolar de jovens do ensino médio
Di Nucci,Eliane Porto
Letramento escolar
Leitura, Escrita
Ensino médio
title_short O letramento escolar de jovens do ensino médio
title_full O letramento escolar de jovens do ensino médio
title_fullStr O letramento escolar de jovens do ensino médio
title_full_unstemmed O letramento escolar de jovens do ensino médio
title_sort O letramento escolar de jovens do ensino médio
author Di Nucci,Eliane Porto
author_facet Di Nucci,Eliane Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Nucci,Eliane Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento escolar
Leitura, Escrita
Ensino médio
topic Letramento escolar
Leitura, Escrita
Ensino médio
description Esta pesquisa visou conhecer as práticas de leitura e de escrita presentes no contexto escolar de 30 jovens que freqüentavam a 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Campinas, SP. Os dados foram coletados através de entrevista individual. Cada entrevista foi gravada e transcrita para a análise dos dados. As respostas foram organizadas em categorias de acordo com o conteúdo. Os resultados mostraram que as práticas de leitura como anotações no caderno (22,8%; F=26) e de escrita como cópias da lousa (33,3%; F=22) estão relacionadas às atividades acadêmicas solicitadas em sala de aula, embora a leitura de cartazes (13,7%; F=27) e pichações nas paredes da escola (5,7%; F=11) também apareceram como práticas presentes no cotidiano. Pode-se concluir que o letramento escolar está vinculado às práticas acadêmicas, isto é, às atividades escolares tradicionais que ainda predominam no Ensino Médio em relação às práticas sociais de letramento.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572003000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.7 n.2 2003
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604492906496