Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Nucci, Eliane Porto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592556
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_2fc7d2e0ccc7b18fa77d4a617097e2a6
oai_identifier_str oai::251330
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivoEscritaLeituraComunicação oralEnsino de segundo grauOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho objetivou descrever e analisar as práticas de letramento de uma amostra composta por 30 jovens que freqüentavam a 3a série do Ensino Médio de uma escola urbana da rede estadual de ensino, na cidade de Campinas - SP. Os dados foram coletados através de um questionário, que visava descrever as práticas de leitura e escrita e de duas entrevistas, que tinham como objetivos explorar as informações obtidas via questionário e também conhecer as práticas de letramento que envolviam os meios de comunicação. O questionário foi aplicado coletivamente e as entrevistas foram realizadas individualmente. Cada entrevista foi gravada e, posteriormente, transcrita para a análise dos dados. Os dados obtidos foram analisados através da prova estatística (Qui-Quadrado) e da análise do conteúdo das respostas. Os resultados mostram que esses jovens reconhecem as funções sociais da leitura e da escrita, embora enfatizem as práticas vinculadas ao contexto escolar, particularmente à sala de aula. Diante das dificuldades em compreender ou redigir um texto, eles apresentam diferentes estratégias cognitivas e comportamentais, destacando-se a busca pelo apoio familiar, que também contribui para o desenvolvimento dos hábitos de leitura e de escrita. Parece que os jovens buscam os meios de comunicação escritos, particularmente jornais e revistas, como forma de obter informações e para auxiliar na leitura e na escrita. Ressalta-se que a Internet foi pouco citada como prática de leitura e de escrita. Já os meios de comunicação audiovisuais parece que pouco contribuem para a leitura e a escrita. Pode-se concluir que as práticas de letramento apontadas pelos jovens parecem contribuir para a sua inserção cultural e a interação social. Porém, cabe ao ensino escolar articular melhor os conteúdos acadêmicos com as práticas sociais para que, assim, os jovens possam desenvolver uma reflexão crítica e autônoma sobre o mundo letrado e ampliar o exercício da cidadaniaAbstract: This study aimed at describing and analysing the practices of literacy from a sample formed by 30 adolescents attending the medium education 3rd grade of an urban public school in Campinas - SP. Data were assessed by means of a questionaire, which sought to describe the practices of reading and writing, and of two interviews that had as objective to explore the information obtained from the questionnaire as well as to be aware of the literacy practices that involved means of communication. The questionaire was applied aggregatively and the interviews were accomplished individually. Each interview was recorded and afterwards, transcribed for data analysis. The acquired data were assessed by means of a statistic analysis (Qui-Square) and the analysis of the answers contents. The results points out that these adolescents recognize the social functions of reading and writing, although they emphasize the practices linked to the scholar contents, particularly to classroom practice. Because the difficulties in understanding and writing a text, they present different cognitive and behavioral strategies, distinguishing the seach for familiar support that also contributes for the development of reading and writing habits. It seems that adolecents search for the wtitten means of communication, paticularly newspapers and magazines as a way to get information and to assist reading and writing practices. It is valuable to note that Internet was little cited as reading and writing practices. The audiovisual means of communication seem to contribute little for reading and writing. We conclude that the practices of literacy pointed out by this sample seem to contribute to adolescents' social and cultural insertion. However, the scholar teaching must debate in a better way the academic contents with the social practices in order to develop a critical and autonomous refletion in the adolescents about the literate world and enlarge the practice of the citizenship as wellDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDi Nucci, Eliane Porto20022002-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf208p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592556DI NUCCI, Eliane Porto. Praticas de letramento de alunos do ensino medio: um estudo descritivo. 2002. 208p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592556. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/251330porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T01:19:46Zoai::251330Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T01:19:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo
title Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo
spellingShingle Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo
Di Nucci, Eliane Porto
Escrita
Leitura
Comunicação oral
Ensino de segundo grau
title_short Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo
title_full Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo
title_fullStr Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo
title_full_unstemmed Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo
title_sort Praticas de letramento de alunos do ensino medio : um estudo descritivo
author Di Nucci, Eliane Porto
author_facet Di Nucci, Eliane Porto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Nucci, Eliane Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Leitura
Comunicação oral
Ensino de segundo grau
topic Escrita
Leitura
Comunicação oral
Ensino de segundo grau
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592556
DI NUCCI, Eliane Porto. Praticas de letramento de alunos do ensino medio: um estudo descritivo. 2002. 208p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592556. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DI NUCCI, Eliane Porto. Praticas de letramento de alunos do ensino medio: um estudo descritivo. 2002. 208p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592556. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/251330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
208p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188872346664960