Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Sylvia da Silveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Saia,Ana Lúcia, Silva,Larissa Jorge, Mimessi,Soraya D'Angelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300537
Resumo: Resumo O objetivo do presente texto é debater as questões que envolvem a escolarização do sujeito surdo, contribuindo para as propostas sobre a educação do surdo. Para tal, partimos da concepção de surdez como a experiência subjetivante da perda auditiva. Por meio da discussão de duas propostas educacionais (clínico-terapêutica e socioantropológica) buscamos localizar a reflexão para além da patologia em busca de uma escolarização que permita ao surdo a experiência formativa que a escola deve oferecer a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue para surdos são discutidas. Concluímos que políticas públicas que valorizem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tanto nos espaços escolares como nos demais espaços sociais seriam um caminho para que o aluno surdo não tivesse acesso a Libras apenas na escola.
id ABRAPEE-1_e1dc8a69d116cc9fe56f6215ebe357a0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000300537
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?Surdoeducação especialLíngua Brasileira de SinaisResumo O objetivo do presente texto é debater as questões que envolvem a escolarização do sujeito surdo, contribuindo para as propostas sobre a educação do surdo. Para tal, partimos da concepção de surdez como a experiência subjetivante da perda auditiva. Por meio da discussão de duas propostas educacionais (clínico-terapêutica e socioantropológica) buscamos localizar a reflexão para além da patologia em busca de uma escolarização que permita ao surdo a experiência formativa que a escola deve oferecer a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue para surdos são discutidas. Concluímos que políticas públicas que valorizem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tanto nos espaços escolares como nos demais espaços sociais seriam um caminho para que o aluno surdo não tivesse acesso a Libras apenas na escola.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300537Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150193892info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Sylvia da SilveiraSaia,Ana LúciaSilva,Larissa JorgeMimessi,Soraya D'Angelopor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000300537Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-01-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?
title Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?
spellingShingle Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?
Nunes,Sylvia da Silveira
Surdo
educação especial
Língua Brasileira de Sinais
title_short Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?
title_full Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?
title_fullStr Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?
title_full_unstemmed Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?
title_sort Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?
author Nunes,Sylvia da Silveira
author_facet Nunes,Sylvia da Silveira
Saia,Ana Lúcia
Silva,Larissa Jorge
Mimessi,Soraya D'Angelo
author_role author
author2 Saia,Ana Lúcia
Silva,Larissa Jorge
Mimessi,Soraya D'Angelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Sylvia da Silveira
Saia,Ana Lúcia
Silva,Larissa Jorge
Mimessi,Soraya D'Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
educação especial
Língua Brasileira de Sinais
topic Surdo
educação especial
Língua Brasileira de Sinais
description Resumo O objetivo do presente texto é debater as questões que envolvem a escolarização do sujeito surdo, contribuindo para as propostas sobre a educação do surdo. Para tal, partimos da concepção de surdez como a experiência subjetivante da perda auditiva. Por meio da discussão de duas propostas educacionais (clínico-terapêutica e socioantropológica) buscamos localizar a reflexão para além da patologia em busca de uma escolarização que permita ao surdo a experiência formativa que a escola deve oferecer a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue para surdos são discutidas. Concluímos que políticas públicas que valorizem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tanto nos espaços escolares como nos demais espaços sociais seriam um caminho para que o aluno surdo não tivesse acesso a Libras apenas na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300537
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920150193892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606177968128