Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesser,Audrei
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100013
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma discussão relacionada a dois paradigmas ideológicos na educação dos surdos, a saber, o patológico e o cultural. Para abordar esta questão, aponto a importância de discutir conceitos-termos como deficiente-auditivo, surdo-mudo, e mudo com o intuito de desconstruir as conotações negativas que esses nomes implicam na representação social e na identidade cultural dos indivíduos surdos. Além disso, será mostrado como tais visões estão presentes nos ambientes sociais, especialmente na interação de sala de aula entre professores surdos e alunos ouvintes. Os registros são gerados e analisados através de perspectivas etnográficas em contextos de ensino de Língua Brasileira de Sinais.
id UNICAMP-12_e831cbe07174d86d11ddbf24a89d111f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132008000100013
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmaseducação de surdosculturas e identidades surdaslíngua brasileira de sinaisEste artigo tem como objetivo fazer uma discussão relacionada a dois paradigmas ideológicos na educação dos surdos, a saber, o patológico e o cultural. Para abordar esta questão, aponto a importância de discutir conceitos-termos como deficiente-auditivo, surdo-mudo, e mudo com o intuito de desconstruir as conotações negativas que esses nomes implicam na representação social e na identidade cultural dos indivíduos surdos. Além disso, será mostrado como tais visões estão presentes nos ambientes sociais, especialmente na interação de sala de aula entre professores surdos e alunos ouvintes. Os registros são gerados e analisados através de perspectivas etnográficas em contextos de ensino de Língua Brasileira de Sinais.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100013Trabalhos em Linguística Aplicada v.47 n.1 2008reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132008000100013info:eu-repo/semantics/openAccessGesser,Audreipor2009-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132008000100013Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:23.797170Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas
title Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas
spellingShingle Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas
Gesser,Audrei
educação de surdos
culturas e identidades surdas
língua brasileira de sinais
title_short Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas
title_full Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas
title_fullStr Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas
title_full_unstemmed Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas
title_sort Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas
author Gesser,Audrei
author_facet Gesser,Audrei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesser,Audrei
dc.subject.por.fl_str_mv educação de surdos
culturas e identidades surdas
língua brasileira de sinais
topic educação de surdos
culturas e identidades surdas
língua brasileira de sinais
description Este artigo tem como objetivo fazer uma discussão relacionada a dois paradigmas ideológicos na educação dos surdos, a saber, o patológico e o cultural. Para abordar esta questão, aponto a importância de discutir conceitos-termos como deficiente-auditivo, surdo-mudo, e mudo com o intuito de desconstruir as conotações negativas que esses nomes implicam na representação social e na identidade cultural dos indivíduos surdos. Além disso, será mostrado como tais visões estão presentes nos ambientes sociais, especialmente na interação de sala de aula entre professores surdos e alunos ouvintes. Os registros são gerados e analisados através de perspectivas etnográficas em contextos de ensino de Língua Brasileira de Sinais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132008000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.47 n.1 2008
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524081856512