Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Keli Cristina de Lara
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200002
Resumo: O estudo do clima organizacional é uma importante ferramenta para diagnóstico e compreensão das organizações, fornecendo subsídios para melhorias futuras. Este trabalho objetivou mensurar o clima organizacional na opinião dos docentes de Psicologia de uma universidade do Estado de São Paulo. A amostra contou com 20 sujeitos sorteados de modo eqüiprobabilístico. Foram utilizados três instrumentos: Questionário de Identificação, Questionário de Clima Organizacional de Kolb e Questionário Descritivo de Clima Organizacional- OCDQ (Forma IV). Os resultados demonstraram que o papel da direção exerce influência na percepção docente. Os docentes avaliaram o clima do curso de Psicologia como paternalcontrolado e apresentaram alto nível de descontentamento.
id ABRAPEE-1_e93c7552672030330f4fecdc3e0dcab8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572002000200002
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitáriaClima organizacional escolarCultura organizacionalAdministração escolarO estudo do clima organizacional é uma importante ferramenta para diagnóstico e compreensão das organizações, fornecendo subsídios para melhorias futuras. Este trabalho objetivou mensurar o clima organizacional na opinião dos docentes de Psicologia de uma universidade do Estado de São Paulo. A amostra contou com 20 sujeitos sorteados de modo eqüiprobabilístico. Foram utilizados três instrumentos: Questionário de Identificação, Questionário de Clima Organizacional de Kolb e Questionário Descritivo de Clima Organizacional- OCDQ (Forma IV). Os resultados demonstraram que o papel da direção exerce influência na percepção docente. Os docentes avaliaram o clima do curso de Psicologia como paternalcontrolado e apresentaram alto nível de descontentamento.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200002Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.2 2002reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572002000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Keli Cristina de Larapor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572002000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária
title Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária
spellingShingle Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária
Campos,Keli Cristina de Lara
Clima organizacional escolar
Cultura organizacional
Administração escolar
title_short Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária
title_full Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária
title_fullStr Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária
title_full_unstemmed Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária
title_sort Análise do clima organizacional do curso de psicologia de uma universidade comunitária
author Campos,Keli Cristina de Lara
author_facet Campos,Keli Cristina de Lara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Keli Cristina de Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Clima organizacional escolar
Cultura organizacional
Administração escolar
topic Clima organizacional escolar
Cultura organizacional
Administração escolar
description O estudo do clima organizacional é uma importante ferramenta para diagnóstico e compreensão das organizações, fornecendo subsídios para melhorias futuras. Este trabalho objetivou mensurar o clima organizacional na opinião dos docentes de Psicologia de uma universidade do Estado de São Paulo. A amostra contou com 20 sujeitos sorteados de modo eqüiprobabilístico. Foram utilizados três instrumentos: Questionário de Identificação, Questionário de Clima Organizacional de Kolb e Questionário Descritivo de Clima Organizacional- OCDQ (Forma IV). Os resultados demonstraram que o papel da direção exerce influência na percepção docente. Os docentes avaliaram o clima do curso de Psicologia como paternalcontrolado e apresentaram alto nível de descontentamento.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572002000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.2 2002
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604219228160