Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamann,Cristiano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Consoni,Mariana, Alcântara,Renata, Gamalho,Andressa, Dipp,Renata Plácido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100603
Resumo: Resumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional.
id ABRAPEE-1_e9f90a638d8e0b27d730e28c65d2df02
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572019000100603
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibularpsicologia escolarpsicologia educacionalsaúde mentalResumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100603Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019018505info:eu-repo/semantics/openAccessHamann,CristianoConsoni,MarianaAlcântara,RenataGamalho,AndressaDipp,Renata Plácidopor2019-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100603Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-10-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
title Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
spellingShingle Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
Hamann,Cristiano
psicologia escolar
psicologia educacional
saúde mental
title_short Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
title_full Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
title_fullStr Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
title_full_unstemmed Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
title_sort Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
author Hamann,Cristiano
author_facet Hamann,Cristiano
Consoni,Mariana
Alcântara,Renata
Gamalho,Andressa
Dipp,Renata Plácido
author_role author
author2 Consoni,Mariana
Alcântara,Renata
Gamalho,Andressa
Dipp,Renata Plácido
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamann,Cristiano
Consoni,Mariana
Alcântara,Renata
Gamalho,Andressa
Dipp,Renata Plácido
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar
psicologia educacional
saúde mental
topic psicologia escolar
psicologia educacional
saúde mental
description Resumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100603
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392019018505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607350276096