Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100603 |
Resumo: | Resumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional. |
id |
ABRAPEE-1_e9f90a638d8e0b27d730e28c65d2df02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572019000100603 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibularpsicologia escolarpsicologia educacionalsaúde mentalResumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100603Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392019018505info:eu-repo/semantics/openAccessHamann,CristianoConsoni,MarianaAlcântara,RenataGamalho,AndressaDipp,Renata Plácidopor2019-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572019000100603Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-10-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular |
title |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular |
spellingShingle |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular Hamann,Cristiano psicologia escolar psicologia educacional saúde mental |
title_short |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular |
title_full |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular |
title_fullStr |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular |
title_full_unstemmed |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular |
title_sort |
Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular |
author |
Hamann,Cristiano |
author_facet |
Hamann,Cristiano Consoni,Mariana Alcântara,Renata Gamalho,Andressa Dipp,Renata Plácido |
author_role |
author |
author2 |
Consoni,Mariana Alcântara,Renata Gamalho,Andressa Dipp,Renata Plácido |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamann,Cristiano Consoni,Mariana Alcântara,Renata Gamalho,Andressa Dipp,Renata Plácido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia escolar psicologia educacional saúde mental |
topic |
psicologia escolar psicologia educacional saúde mental |
description |
Resumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100603 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392019018505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.23 2019 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607350276096 |