O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Cíntia de Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35075
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
id UNB_4faa670bb1456ea99b7f92fb791622aa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35075
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissionalPsicólogo escolarPsicólogos - atuaçãoPsicólogos - formaçãoSubjetividadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.Este trabalho surge de inquietações profissionais sobre os fenômenos sociais da escolarização e o compromisso social do psicólogo escolar com tais fenômenos. Sobretudo, essa inquietação recai enfaticamente sobre os processos formativos oferecidos aos profissionais de educação e sua relação com as ações que desenvolvem no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho foi compreender como a experiência de reflexão teórico-prática da atuação profissional pode mobilizar o desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar. Os referenciais da Teoria da Subjetividade, em sua perspectiva cultural-histórica, e os princípios epistemológicos e metodológicos da Epistemologia Qualitativa, foram utilizados como plataforma de reflexão e possibilitaram a construção de um conhecimento oriundo de uma análise construtivo-interpretativa. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, em dois tempos, sendo o primeiro tempo um momento de escolha da participante da pesquisa, a partir da análise de informações sobre sua configuração subjetiva, e o segundo tempo, um espaço de intervenção da pesquisa onde as reflexões, os tensionamentos e os movimentos subjetivos ocorreram. A configuração subjetiva da profissão de psicóloga escolar, foi sendo tensionada no curso dos encontros da pesquisa e mudou diante dos novos posicionamentos assumidos pela participante em sua atuação profissional. Foi possível avançar em relação à distância existente entre os espaços de formação continuada e os de atuação profissional, pois tornou-se evidente a relevância de considerar a subjetividade da pessoa em processos formativos, uma vez que essa subjetividade se materializa nas ações e relações desenvolvidas no cotidiano profissional. Por fim, destacamos que o estudo realizado evidenciou que uma reflexão teórico-prática sobre a atuação profissional viabiliza o desenvolvimento subjetivo.This work arises from professional concerns about the social phenomena of schooling and the social commitment of the school psychologist to such phenomena. Above all, this concern rests emphatically on the training processes offered to education professionals and their relationship with the actions they develop in the school context. The objective of this work was to understand how the theoretical-practical reflection experience of the professional performance can mobilize the subjective development of the school psychologist. The references of Subjectivity Theory, in its cultural-historical perspective, and the epistemological and methodological principles of Qualitative Epistemology, were used as a platform for reflection and made possible the construction of a knowledge from a constructive-interpretative analysis. The research was carried out by means of a case study, in two times, being the first time a moment of choice of the research participant, from the analysis of information about its subjective configuration, and the second time, a space of intervention of the research where the reflections, the tensions and the subjective movements occurred. The subjective configuration of the profession of school psychologist was stressed in the course of the research meetings and changed in the face of the new positions assumed by the participant in her professional performance. It was possible to advance in relation to the distance between the spaces of continuous formation and those of professional performance, since it became evident the relevance of considering the subjectivity of the person in formative processes, since this subjectivity materializes in the actions and relations developed in the professional daily life. Finally, we emphasize that the study carried out showed that a theoretical-practical reflection on the professional performance enables the subjective development.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeRossato, MaristelaMatos, Cíntia de Araújo2019-07-12T21:15:55Z2019-07-12T21:15:55Z2019-07-122019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, Cíntia de Araújo. O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar: reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional. 2019. 210 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35075A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/35075Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional
title O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional
spellingShingle O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional
Matos, Cíntia de Araújo
Psicólogo escolar
Psicólogos - atuação
Psicólogos - formação
Subjetividade
title_short O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional
title_full O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional
title_fullStr O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional
title_full_unstemmed O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional
title_sort O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional
author Matos, Cíntia de Araújo
author_facet Matos, Cíntia de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossato, Maristela
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Cíntia de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicólogo escolar
Psicólogos - atuação
Psicólogos - formação
Subjetividade
topic Psicólogo escolar
Psicólogos - atuação
Psicólogos - formação
Subjetividade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12T21:15:55Z
2019-07-12T21:15:55Z
2019-07-12
2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Cíntia de Araújo. O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar: reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional. 2019. 210 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35075
identifier_str_mv MATOS, Cíntia de Araújo. O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar: reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional. 2019. 210 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508202338811904