Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200369 |
Resumo: | Resumo:O presente estudo verificou quanto o desempenho no B-SPG se relaciona com o desempenho na escrita, buscando por validade convergente entre os instrumentos empregados, bem como eventuais diferenças entre osparticipantes em relação à idade e ano escolar. Participaram 199 crianças de 7 a 10 anos (M=8,46, Dp=1,15), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, do interior de São Paulo. Os participantes foram submetidos, coletivamente, ao Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados confirmaram a relação existente entre o desenvolvimento perceptomotor e a escrita (r=0,56; p<0,001), conferindo-lhes uma evidência de validade visto que uma baixa pontuação no B-SPG refletiu um bom desempenho na EAVE e vice-versa.Ficou demonstrado que o nível escolar e a idade são variáveis importantes na avaliação do desenvolvimento perceptomotor e da aprendizagem da escrita. No entanto, novas pesquisas são necessárias a fim de sanar as limitações aqui encontradas. |
id |
ABRAPEE-1_ef33e8b27f4518a158cc2902d2bf992e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572015000200369 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino FundamentalAprendizagemescritapsicométricaResumo:O presente estudo verificou quanto o desempenho no B-SPG se relaciona com o desempenho na escrita, buscando por validade convergente entre os instrumentos empregados, bem como eventuais diferenças entre osparticipantes em relação à idade e ano escolar. Participaram 199 crianças de 7 a 10 anos (M=8,46, Dp=1,15), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, do interior de São Paulo. Os participantes foram submetidos, coletivamente, ao Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados confirmaram a relação existente entre o desenvolvimento perceptomotor e a escrita (r=0,56; p<0,001), conferindo-lhes uma evidência de validade visto que uma baixa pontuação no B-SPG refletiu um bom desempenho na EAVE e vice-versa.Ficou demonstrado que o nível escolar e a idade são variáveis importantes na avaliação do desenvolvimento perceptomotor e da aprendizagem da escrita. No entanto, novas pesquisas são necessárias a fim de sanar as limitações aqui encontradas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200369Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0192861info:eu-repo/semantics/openAccessSuehiro,Adriana Cristina BoulhoçaSantos,Acácia Aparecida Angeli dosRueda,Fabián Javier Marínpor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000200369Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-28T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental |
title |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça Aprendizagem escrita psicométrica |
title_short |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental |
title_full |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental |
title_sort |
Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental |
author |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça |
author_facet |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Rueda,Fabián Javier Marín |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Rueda,Fabián Javier Marín |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Rueda,Fabián Javier Marín |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem escrita psicométrica |
topic |
Aprendizagem escrita psicométrica |
description |
Resumo:O presente estudo verificou quanto o desempenho no B-SPG se relaciona com o desempenho na escrita, buscando por validade convergente entre os instrumentos empregados, bem como eventuais diferenças entre osparticipantes em relação à idade e ano escolar. Participaram 199 crianças de 7 a 10 anos (M=8,46, Dp=1,15), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, do interior de São Paulo. Os participantes foram submetidos, coletivamente, ao Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados confirmaram a relação existente entre o desenvolvimento perceptomotor e a escrita (r=0,56; p<0,001), conferindo-lhes uma evidência de validade visto que uma baixa pontuação no B-SPG refletiu um bom desempenho na EAVE e vice-versa.Ficou demonstrado que o nível escolar e a idade são variáveis importantes na avaliação do desenvolvimento perceptomotor e da aprendizagem da escrita. No entanto, novas pesquisas são necessárias a fim de sanar as limitações aqui encontradas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200369 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-3539/2015/0192861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606156996608 |