Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos, Rueda,Fabián Javier Marín
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200369
Resumo: Resumo:O presente estudo verificou quanto o desempenho no B-SPG se relaciona com o desempenho na escrita, buscando por validade convergente entre os instrumentos empregados, bem como eventuais diferenças entre osparticipantes em relação à idade e ano escolar. Participaram 199 crianças de 7 a 10 anos (M=8,46, Dp=1,15), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, do interior de São Paulo. Os participantes foram submetidos, coletivamente, ao Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados confirmaram a relação existente entre o desenvolvimento perceptomotor e a escrita (r=0,56; p<0,001), conferindo-lhes uma evidência de validade visto que uma baixa pontuação no B-SPG refletiu um bom desempenho na EAVE e vice-versa.Ficou demonstrado que o nível escolar e a idade são variáveis importantes na avaliação do desenvolvimento perceptomotor e da aprendizagem da escrita. No entanto, novas pesquisas são necessárias a fim de sanar as limitações aqui encontradas.
id ABRAPEE-1_ef33e8b27f4518a158cc2902d2bf992e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000200369
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino FundamentalAprendizagemescritapsicométricaResumo:O presente estudo verificou quanto o desempenho no B-SPG se relaciona com o desempenho na escrita, buscando por validade convergente entre os instrumentos empregados, bem como eventuais diferenças entre osparticipantes em relação à idade e ano escolar. Participaram 199 crianças de 7 a 10 anos (M=8,46, Dp=1,15), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, do interior de São Paulo. Os participantes foram submetidos, coletivamente, ao Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados confirmaram a relação existente entre o desenvolvimento perceptomotor e a escrita (r=0,56; p<0,001), conferindo-lhes uma evidência de validade visto que uma baixa pontuação no B-SPG refletiu um bom desempenho na EAVE e vice-versa.Ficou demonstrado que o nível escolar e a idade são variáveis importantes na avaliação do desenvolvimento perceptomotor e da aprendizagem da escrita. No entanto, novas pesquisas são necessárias a fim de sanar as limitações aqui encontradas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200369Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0192861info:eu-repo/semantics/openAccessSuehiro,Adriana Cristina BoulhoçaSantos,Acácia Aparecida Angeli dosRueda,Fabián Javier Marínpor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000200369Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-28T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
title Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
spellingShingle Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Aprendizagem
escrita
psicométrica
title_short Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
title_full Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
title_fullStr Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
title_sort Desenvolvimento Perceptomotor e Escrita em crianças do Ensino Fundamental
author Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
author_facet Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Rueda,Fabián Javier Marín
author_role author
author2 Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Rueda,Fabián Javier Marín
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Rueda,Fabián Javier Marín
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
escrita
psicométrica
topic Aprendizagem
escrita
psicométrica
description Resumo:O presente estudo verificou quanto o desempenho no B-SPG se relaciona com o desempenho na escrita, buscando por validade convergente entre os instrumentos empregados, bem como eventuais diferenças entre osparticipantes em relação à idade e ano escolar. Participaram 199 crianças de 7 a 10 anos (M=8,46, Dp=1,15), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, do interior de São Paulo. Os participantes foram submetidos, coletivamente, ao Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados confirmaram a relação existente entre o desenvolvimento perceptomotor e a escrita (r=0,56; p<0,001), conferindo-lhes uma evidência de validade visto que uma baixa pontuação no B-SPG refletiu um bom desempenho na EAVE e vice-versa.Ficou demonstrado que o nível escolar e a idade são variáveis importantes na avaliação do desenvolvimento perceptomotor e da aprendizagem da escrita. No entanto, novas pesquisas são necessárias a fim de sanar as limitações aqui encontradas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200369
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0192861
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.2 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606156996608