Pesquisar e intervir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822004000100008 |
Resumo: | O texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-intervenção possa - ela mesma - constituir-se como inovação ao propor perspectivas metodológicas de ação capazes de sustentar trabalhos de intervenção para além da pesquisa propriamente dita. |
id |
ABRAPSO-1_390f2782a166e4e3d5bb7f78a9dd9564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822004000100008 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisar e intervirpesquisa universitáriapesquisa intervençãobiologia do conhecerO texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-intervenção possa - ela mesma - constituir-se como inovação ao propor perspectivas metodológicas de ação capazes de sustentar trabalhos de intervenção para além da pesquisa propriamente dita.Associação Brasileira de Psicologia Social2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822004000100008Psicologia & Sociedade v.16 n.1 2004reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822004000100008info:eu-repo/semantics/openAccessMaraschin,Clecipor2004-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822004000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2004-10-04T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisar e intervir |
title |
Pesquisar e intervir |
spellingShingle |
Pesquisar e intervir Maraschin,Cleci pesquisa universitária pesquisa intervenção biologia do conhecer |
title_short |
Pesquisar e intervir |
title_full |
Pesquisar e intervir |
title_fullStr |
Pesquisar e intervir |
title_full_unstemmed |
Pesquisar e intervir |
title_sort |
Pesquisar e intervir |
author |
Maraschin,Cleci |
author_facet |
Maraschin,Cleci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maraschin,Cleci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa universitária pesquisa intervenção biologia do conhecer |
topic |
pesquisa universitária pesquisa intervenção biologia do conhecer |
description |
O texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-intervenção possa - ela mesma - constituir-se como inovação ao propor perspectivas metodológicas de ação capazes de sustentar trabalhos de intervenção para além da pesquisa propriamente dita. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822004000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822004000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822004000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.16 n.1 2004 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212530903842816 |