Pesquisar e intervir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19823 |
Resumo: | O texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-intervenção possa - ela mesma - constituir-se como inovação ao propor perspectivas metodológicas de ação capazes de sustentar trabalhos de intervenção para além da pesquisa propriamente dita. |
id |
UFRGS-2_0cf0bc1048f7e12a702bfc304611dec2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19823 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maraschin, Cleci2010-04-16T09:11:46Z20040102-7182http://hdl.handle.net/10183/19823000430543O texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-intervenção possa - ela mesma - constituir-se como inovação ao propor perspectivas metodológicas de ação capazes de sustentar trabalhos de intervenção para além da pesquisa propriamente dita.This text discusses intervention-research as an action that creates possibilities of interconnections between research and extension in universitarian daily life from the basic theoretical concepts of Biology of Knowledge. Produced from a network of conversations which constitutes the explanatory scientific domain, the condition of dependent-observer is taken in order to understand the possibilities of exercising authorial function, as well as the resultant ethical implications. It’s postulated that interventionresearch methodology can constitute itself as an inovation when proposing methodological perspectives of action capable of sustaining interventions that sustain themselves beyond the research in itselfapplication/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 16, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 98-107Biologia do conhecimentoPesquisaUniversidadeUniversity researchIntervention-researchBiology of knowledgePesquisar e intervirTo research and to intervene info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000430543.pdf000430543.pdfTexto completoapplication/pdf131193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19823/1/000430543.pdf0257ffc0a9926f1b507e5c8532187824MD51TEXT000430543.pdf.txt000430543.pdf.txtExtracted Texttext/plain21826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19823/2/000430543.pdf.txt34b29badb697a94d14b8f082f64a3474MD52THUMBNAIL000430543.pdf.jpg000430543.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19823/3/000430543.pdf.jpg74e961d919282af7ebf5f7088b2bd3b0MD5310183/198232018-10-17 07:37:11.186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19823Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:37:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisar e intervir |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
To research and to intervene |
title |
Pesquisar e intervir |
spellingShingle |
Pesquisar e intervir Maraschin, Cleci Biologia do conhecimento Pesquisa Universidade University research Intervention-research Biology of knowledge |
title_short |
Pesquisar e intervir |
title_full |
Pesquisar e intervir |
title_fullStr |
Pesquisar e intervir |
title_full_unstemmed |
Pesquisar e intervir |
title_sort |
Pesquisar e intervir |
author |
Maraschin, Cleci |
author_facet |
Maraschin, Cleci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maraschin, Cleci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia do conhecimento Pesquisa Universidade |
topic |
Biologia do conhecimento Pesquisa Universidade University research Intervention-research Biology of knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University research Intervention-research Biology of knowledge |
description |
O texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-intervenção possa - ela mesma - constituir-se como inovação ao propor perspectivas metodológicas de ação capazes de sustentar trabalhos de intervenção para além da pesquisa propriamente dita. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:11:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19823 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7182 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000430543 |
identifier_str_mv |
0102-7182 000430543 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 16, n. 1 (jan./abr. 2004), p. 98-107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19823/1/000430543.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19823/2/000430543.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19823/3/000430543.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0257ffc0a9926f1b507e5c8532187824 34b29badb697a94d14b8f082f64a3474 74e961d919282af7ebf5f7088b2bd3b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224704076283904 |