Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200016 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso em um cursinho pré-vestibular popular vinculado a uma Universidade Federal. Considerando a abordagem qualitativa escolhida para o estudo, a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do cursinho, quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, com base na técnica de análise de conteúdo, identificaram o tema projeto, e as categorias de análise expectativas em relação ao futuro profissional e projeto profissional. O projeto se configurou, segundo os dados mostraram, como projeto de "ser alguém", de "ingressar no mundo", de modo intimamente vinculado ao trabalho e ao estudo, sobretudo através do acesso ao ensino superior. |
id |
ABRAPSO-1_39a8851495990a0fc4ce37bd372b2f97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822011000200016 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popularensino superiorvestibularprojeto profissionalfuturo profissionalEsta pesquisa teve como objetivo identificar as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso em um cursinho pré-vestibular popular vinculado a uma Universidade Federal. Considerando a abordagem qualitativa escolhida para o estudo, a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do cursinho, quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, com base na técnica de análise de conteúdo, identificaram o tema projeto, e as categorias de análise expectativas em relação ao futuro profissional e projeto profissional. O projeto se configurou, segundo os dados mostraram, como projeto de "ser alguém", de "ingressar no mundo", de modo intimamente vinculado ao trabalho e ao estudo, sobretudo através do acesso ao ensino superior.Associação Brasileira de Psicologia Social2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200016Psicologia & Sociedade v.23 n.2 2011reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822011000200016info:eu-repo/semantics/openAccessD'Avila,Geruza TavaresKrawulski,EditeVeriguine,Nadia RochaSoares,Dulce Helena Pennapor2011-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822011000200016Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2011-11-17T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular |
title |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular |
spellingShingle |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular D'Avila,Geruza Tavares ensino superior vestibular projeto profissional futuro profissional |
title_short |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular |
title_full |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular |
title_fullStr |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular |
title_full_unstemmed |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular |
title_sort |
Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular |
author |
D'Avila,Geruza Tavares |
author_facet |
D'Avila,Geruza Tavares Krawulski,Edite Veriguine,Nadia Rocha Soares,Dulce Helena Penna |
author_role |
author |
author2 |
Krawulski,Edite Veriguine,Nadia Rocha Soares,Dulce Helena Penna |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Avila,Geruza Tavares Krawulski,Edite Veriguine,Nadia Rocha Soares,Dulce Helena Penna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior vestibular projeto profissional futuro profissional |
topic |
ensino superior vestibular projeto profissional futuro profissional |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso em um cursinho pré-vestibular popular vinculado a uma Universidade Federal. Considerando a abordagem qualitativa escolhida para o estudo, a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do cursinho, quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, com base na técnica de análise de conteúdo, identificaram o tema projeto, e as categorias de análise expectativas em relação ao futuro profissional e projeto profissional. O projeto se configurou, segundo os dados mostraram, como projeto de "ser alguém", de "ingressar no mundo", de modo intimamente vinculado ao trabalho e ao estudo, sobretudo através do acesso ao ensino superior. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822011000200016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.23 n.2 2011 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212532658110464 |