O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88784 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_2183866dd57f59935bc6cbca44547ec1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88784 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantesPsicologiaEnsino superiorExame vestibularOrientação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso, em 2005, no Cursinho Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal de Santa Catarina. Considerando a abordagem qualitativa, a entrevista semi-estruturada foi o instrumento para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do Cursinho, sendo quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, tratados com base na técnica de análise de conteúdo, permitiram identificar três grandes temas: o ensino superior; o projeto; e as repercussões do Cursinho para a vida dos sujeitos. Desses temas, emergiram sete categorias de análise, a saber: (a) as razões para o ingresso no ensino superior e (b) o acesso a esse ensino; (c) o futuro; (d) o projeto profissional; (e) a visão dos alunos; (f) a importância de terem sido "escolhidos"; e (g) as contribuições para a sua vida e seu futuro. Optar pelo ingresso no ensino superior é uma forma de incluir-se no mercado de trabalho, mediante a profissionalização, numa tentativa de ascensão no tecido social. Essa tentativa é decorrente do medo de permanecer à margem de algumas áreas da sociedade. O caminho de acesso à universidade brasileira, sobretudo nas instituições federais, está atrelado ao exame vestibular e é considerado longo e árduo. Projetar o futuro profissional significa entrar em contato, inicialmente, com um "grande vazio", com a dúvida e a incerteza, mas significa também se relacionar com o passado e com o momento presente, situação em que predomina o pensamento otimista com relação ao futuro. O projeto de vida e o profissional, indissociáveis, direcionam-se para as escolhas de vida dos sujeitos, no entanto as condições sociais interferem fortemente em sua elaboração. A visão dos estudantes sobre o Cursinho é a melhor possível, sendo citados como aspectos diferenciais de outros pré-vestibulares a gratuidade e a localização. O Cursinho configurou-se como mais que uma oportunidade de acesso e preparação para o ingresso na universidade, sendo considerado o alunado como "vestibulando" desde o momento da entrada no referido curso. A inserção nesse pré-vestibular repercutiu positivamente e de forma imediata na vida dos participantes, transformando alguns de seus valores e visões de mundo, bem como resgatando e atualizando projetos que, anteriormente, estavam "esquecidos". Em síntese, o projeto profissional de ingressar no ensino universitário torna-se fundamental para atingir o projeto de vida de "ser alguém", sendo o Cursinho uma ferramenta para o aumento da inclusão social.Florianópolis, SCSoares, Dulce Helena PennaKrawulski, EditeUniversidade Federal de Santa CatarinaD'Avila, Geruza Tavares2012-10-22T13:41:25Z2012-10-22T13:41:25Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf236138http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88784porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T11:48:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:48:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes |
title |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes |
spellingShingle |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes D'Avila, Geruza Tavares Psicologia Ensino superior Exame vestibular Orientação profissional |
title_short |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes |
title_full |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes |
title_fullStr |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes |
title_full_unstemmed |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes |
title_sort |
O ensino superior como projeto profissional para "ser alguém": repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes |
author |
D'Avila, Geruza Tavares |
author_facet |
D'Avila, Geruza Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Dulce Helena Penna Krawulski, Edite Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Avila, Geruza Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Ensino superior Exame vestibular Orientação profissional |
topic |
Psicologia Ensino superior Exame vestibular Orientação profissional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T13:41:25Z 2012-10-22T13:41:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
236138 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88784 |
identifier_str_mv |
236138 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652061359734784 |