Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200017 |
Resumo: | Este trabalho visa a apresentar uma prática formativa desenvolvida com alunos matriculados na disciplina Psicologia da Educação, oferecida para os cursos de Licenciatura ministrados na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). O objetivo do trabalho foi o de favorecer aos alunos - futuros professores - o estabelecimento de relações entre os conteúdos teóricos desenvolvidos na disciplina e a realidade que se apresenta a partir do convívio com um adolescente. Foi empregada a técnica do estudo de caso instrumental, utilizando-se para isso de diversas fontes na coleta dos dados. A partir de dados recolhidos em discussões desenvolvidas em sala de aula e dos relatórios de avaliação final realizados pelos alunos, chegou-se à conclusão de que o trabalho contribuiu de forma significativa para o entendimento das teorias estudadas num contexto de integração e articulação com a vida cotidiana. |
id |
ABRAPSO-1_544f803b63e01959d963f1dd3b3321a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822013000200017 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadoresadolescênciaensino de psicologiaestudo de casoformação de professorespsicologia da educaçãoEste trabalho visa a apresentar uma prática formativa desenvolvida com alunos matriculados na disciplina Psicologia da Educação, oferecida para os cursos de Licenciatura ministrados na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). O objetivo do trabalho foi o de favorecer aos alunos - futuros professores - o estabelecimento de relações entre os conteúdos teóricos desenvolvidos na disciplina e a realidade que se apresenta a partir do convívio com um adolescente. Foi empregada a técnica do estudo de caso instrumental, utilizando-se para isso de diversas fontes na coleta dos dados. A partir de dados recolhidos em discussões desenvolvidas em sala de aula e dos relatórios de avaliação final realizados pelos alunos, chegou-se à conclusão de que o trabalho contribuiu de forma significativa para o entendimento das teorias estudadas num contexto de integração e articulação com a vida cotidiana.Associação Brasileira de Psicologia Social2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200017Psicologia & Sociedade v.25 n.2 2013reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSOinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Rita de CássiaAssis,Raquel Martins deCampos,Regina Helena de Freitaspor2013-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822013000200017Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2013-08-20T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores |
title |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores |
spellingShingle |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores Vieira,Rita de Cássia adolescência ensino de psicologia estudo de caso formação de professores psicologia da educação |
title_short |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores |
title_full |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores |
title_fullStr |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores |
title_full_unstemmed |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores |
title_sort |
Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores |
author |
Vieira,Rita de Cássia |
author_facet |
Vieira,Rita de Cássia Assis,Raquel Martins de Campos,Regina Helena de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Assis,Raquel Martins de Campos,Regina Helena de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Rita de Cássia Assis,Raquel Martins de Campos,Regina Helena de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adolescência ensino de psicologia estudo de caso formação de professores psicologia da educação |
topic |
adolescência ensino de psicologia estudo de caso formação de professores psicologia da educação |
description |
Este trabalho visa a apresentar uma prática formativa desenvolvida com alunos matriculados na disciplina Psicologia da Educação, oferecida para os cursos de Licenciatura ministrados na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). O objetivo do trabalho foi o de favorecer aos alunos - futuros professores - o estabelecimento de relações entre os conteúdos teóricos desenvolvidos na disciplina e a realidade que se apresenta a partir do convívio com um adolescente. Foi empregada a técnica do estudo de caso instrumental, utilizando-se para isso de diversas fontes na coleta dos dados. A partir de dados recolhidos em discussões desenvolvidas em sala de aula e dos relatórios de avaliação final realizados pelos alunos, chegou-se à conclusão de que o trabalho contribuiu de forma significativa para o entendimento das teorias estudadas num contexto de integração e articulação com a vida cotidiana. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.25 n.2 2013 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212533582954496 |