Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Rita de Cássia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Assis,Raquel Martins de, Campos,Regina Helena de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200017
Resumo: Este trabalho visa a apresentar uma prática formativa desenvolvida com alunos matriculados na disciplina Psicologia da Educação, oferecida para os cursos de Licenciatura ministrados na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). O objetivo do trabalho foi o de favorecer aos alunos - futuros professores - o estabelecimento de relações entre os conteúdos teóricos desenvolvidos na disciplina e a realidade que se apresenta a partir do convívio com um adolescente. Foi empregada a técnica do estudo de caso instrumental, utilizando-se para isso de diversas fontes na coleta dos dados. A partir de dados recolhidos em discussões desenvolvidas em sala de aula e dos relatórios de avaliação final realizados pelos alunos, chegou-se à conclusão de que o trabalho contribuiu de forma significativa para o entendimento das teorias estudadas num contexto de integração e articulação com a vida cotidiana.
id ABRAPSO-1_544f803b63e01959d963f1dd3b3321a3
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822013000200017
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadoresadolescênciaensino de psicologiaestudo de casoformação de professorespsicologia da educaçãoEste trabalho visa a apresentar uma prática formativa desenvolvida com alunos matriculados na disciplina Psicologia da Educação, oferecida para os cursos de Licenciatura ministrados na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). O objetivo do trabalho foi o de favorecer aos alunos - futuros professores - o estabelecimento de relações entre os conteúdos teóricos desenvolvidos na disciplina e a realidade que se apresenta a partir do convívio com um adolescente. Foi empregada a técnica do estudo de caso instrumental, utilizando-se para isso de diversas fontes na coleta dos dados. A partir de dados recolhidos em discussões desenvolvidas em sala de aula e dos relatórios de avaliação final realizados pelos alunos, chegou-se à conclusão de que o trabalho contribuiu de forma significativa para o entendimento das teorias estudadas num contexto de integração e articulação com a vida cotidiana.Associação Brasileira de Psicologia Social2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200017Psicologia & Sociedade v.25 n.2 2013reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSOinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Rita de CássiaAssis,Raquel Martins deCampos,Regina Helena de Freitaspor2013-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822013000200017Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2013-08-20T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
title Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
spellingShingle Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
Vieira,Rita de Cássia
adolescência
ensino de psicologia
estudo de caso
formação de professores
psicologia da educação
title_short Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
title_full Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
title_fullStr Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
title_full_unstemmed Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
title_sort Aprender e conhecer o outro: pensando o ensino de psicologia para educadores
author Vieira,Rita de Cássia
author_facet Vieira,Rita de Cássia
Assis,Raquel Martins de
Campos,Regina Helena de Freitas
author_role author
author2 Assis,Raquel Martins de
Campos,Regina Helena de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Rita de Cássia
Assis,Raquel Martins de
Campos,Regina Helena de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
ensino de psicologia
estudo de caso
formação de professores
psicologia da educação
topic adolescência
ensino de psicologia
estudo de caso
formação de professores
psicologia da educação
description Este trabalho visa a apresentar uma prática formativa desenvolvida com alunos matriculados na disciplina Psicologia da Educação, oferecida para os cursos de Licenciatura ministrados na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). O objetivo do trabalho foi o de favorecer aos alunos - futuros professores - o estabelecimento de relações entre os conteúdos teóricos desenvolvidos na disciplina e a realidade que se apresenta a partir do convívio com um adolescente. Foi empregada a técnica do estudo de caso instrumental, utilizando-se para isso de diversas fontes na coleta dos dados. A partir de dados recolhidos em discussões desenvolvidas em sala de aula e dos relatórios de avaliação final realizados pelos alunos, chegou-se à conclusão de que o trabalho contribuiu de forma significativa para o entendimento das teorias estudadas num contexto de integração e articulação com a vida cotidiana.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.25 n.2 2013
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212533582954496