NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana,Cássio Vinícius Afonso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Imbrizi,Jaquelina Maria, Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100242
Resumo: Resumo A infância é um tema de interesse nas pesquisas e produções acadêmicas nas ciências humanas e sociais. O que tem sido produzido, então, em relação às definições ou concepções dessa fase da vida? As crianças têm tido voz para dizer quem são elas e o que é ser criança? Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de iniciação científica, cuja pesquisa com viés qualitativo se fez por meio de observação participante, produção de diários de campo e elaboração e análise de duas narrativas sobre o brincar com crianças. Observaram-se duas crianças, em meio escolar, em momentos nos quais o pesquisador brincou com cada uma delas. Os resultados encontrados referem-se à questão do trabalho como elemento presente nas preocupações dessas crianças. Quanto à escola, foi possível perceber que ela não oferece espaços propícios para o brincar e a vivência de criatividade e imaginação.
id ABRAPSO-1_74d7984fb1d9ebadbe5e0501254ba36a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822017000100242
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTILinfâncianarrativasbrincarResumo A infância é um tema de interesse nas pesquisas e produções acadêmicas nas ciências humanas e sociais. O que tem sido produzido, então, em relação às definições ou concepções dessa fase da vida? As crianças têm tido voz para dizer quem são elas e o que é ser criança? Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de iniciação científica, cuja pesquisa com viés qualitativo se fez por meio de observação participante, produção de diários de campo e elaboração e análise de duas narrativas sobre o brincar com crianças. Observaram-se duas crianças, em meio escolar, em momentos nos quais o pesquisador brincou com cada uma delas. Os resultados encontrados referem-se à questão do trabalho como elemento presente nas preocupações dessas crianças. Quanto à escola, foi possível perceber que ela não oferece espaços propícios para o brincar e a vivência de criatividade e imaginação.Associação Brasileira de Psicologia Social2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100242Psicologia & Sociedade v.29 2017reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2017v29160002info:eu-repo/semantics/openAccessViana,Cássio Vinícius AfonsoImbrizi,Jaquelina MariaJurdi,Andrea Perosa Saighpor2018-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822017000100242Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2018-05-02T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
title NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
spellingShingle NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
Viana,Cássio Vinícius Afonso
infância
narrativas
brincar
title_short NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
title_full NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
title_fullStr NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
title_full_unstemmed NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
title_sort NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
author Viana,Cássio Vinícius Afonso
author_facet Viana,Cássio Vinícius Afonso
Imbrizi,Jaquelina Maria
Jurdi,Andrea Perosa Saigh
author_role author
author2 Imbrizi,Jaquelina Maria
Jurdi,Andrea Perosa Saigh
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana,Cássio Vinícius Afonso
Imbrizi,Jaquelina Maria
Jurdi,Andrea Perosa Saigh
dc.subject.por.fl_str_mv infância
narrativas
brincar
topic infância
narrativas
brincar
description Resumo A infância é um tema de interesse nas pesquisas e produções acadêmicas nas ciências humanas e sociais. O que tem sido produzido, então, em relação às definições ou concepções dessa fase da vida? As crianças têm tido voz para dizer quem são elas e o que é ser criança? Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de iniciação científica, cuja pesquisa com viés qualitativo se fez por meio de observação participante, produção de diários de campo e elaboração e análise de duas narrativas sobre o brincar com crianças. Observaram-se duas crianças, em meio escolar, em momentos nos quais o pesquisador brincou com cada uma delas. Os resultados encontrados referem-se à questão do trabalho como elemento presente nas preocupações dessas crianças. Quanto à escola, foi possível perceber que ela não oferece espaços propícios para o brincar e a vivência de criatividade e imaginação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100242
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-0310/2017v29160002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.29 2017
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212535204052992