NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100242 |
Resumo: | Resumo A infância é um tema de interesse nas pesquisas e produções acadêmicas nas ciências humanas e sociais. O que tem sido produzido, então, em relação às definições ou concepções dessa fase da vida? As crianças têm tido voz para dizer quem são elas e o que é ser criança? Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de iniciação científica, cuja pesquisa com viés qualitativo se fez por meio de observação participante, produção de diários de campo e elaboração e análise de duas narrativas sobre o brincar com crianças. Observaram-se duas crianças, em meio escolar, em momentos nos quais o pesquisador brincou com cada uma delas. Os resultados encontrados referem-se à questão do trabalho como elemento presente nas preocupações dessas crianças. Quanto à escola, foi possível perceber que ela não oferece espaços propícios para o brincar e a vivência de criatividade e imaginação. |
id |
ABRAPSO-1_74d7984fb1d9ebadbe5e0501254ba36a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822017000100242 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTILinfâncianarrativasbrincarResumo A infância é um tema de interesse nas pesquisas e produções acadêmicas nas ciências humanas e sociais. O que tem sido produzido, então, em relação às definições ou concepções dessa fase da vida? As crianças têm tido voz para dizer quem são elas e o que é ser criança? Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de iniciação científica, cuja pesquisa com viés qualitativo se fez por meio de observação participante, produção de diários de campo e elaboração e análise de duas narrativas sobre o brincar com crianças. Observaram-se duas crianças, em meio escolar, em momentos nos quais o pesquisador brincou com cada uma delas. Os resultados encontrados referem-se à questão do trabalho como elemento presente nas preocupações dessas crianças. Quanto à escola, foi possível perceber que ela não oferece espaços propícios para o brincar e a vivência de criatividade e imaginação.Associação Brasileira de Psicologia Social2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100242Psicologia & Sociedade v.29 2017reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2017v29160002info:eu-repo/semantics/openAccessViana,Cássio Vinícius AfonsoImbrizi,Jaquelina MariaJurdi,Andrea Perosa Saighpor2018-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822017000100242Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2018-05-02T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL |
title |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL |
spellingShingle |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL Viana,Cássio Vinícius Afonso infância narrativas brincar |
title_short |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL |
title_full |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL |
title_fullStr |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL |
title_sort |
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL |
author |
Viana,Cássio Vinícius Afonso |
author_facet |
Viana,Cássio Vinícius Afonso Imbrizi,Jaquelina Maria Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
author_role |
author |
author2 |
Imbrizi,Jaquelina Maria Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana,Cássio Vinícius Afonso Imbrizi,Jaquelina Maria Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infância narrativas brincar |
topic |
infância narrativas brincar |
description |
Resumo A infância é um tema de interesse nas pesquisas e produções acadêmicas nas ciências humanas e sociais. O que tem sido produzido, então, em relação às definições ou concepções dessa fase da vida? As crianças têm tido voz para dizer quem são elas e o que é ser criança? Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de iniciação científica, cuja pesquisa com viés qualitativo se fez por meio de observação participante, produção de diários de campo e elaboração e análise de duas narrativas sobre o brincar com crianças. Observaram-se duas crianças, em meio escolar, em momentos nos quais o pesquisador brincou com cada uma delas. Os resultados encontrados referem-se à questão do trabalho como elemento presente nas preocupações dessas crianças. Quanto à escola, foi possível perceber que ela não oferece espaços propícios para o brincar e a vivência de criatividade e imaginação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100242 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-0310/2017v29160002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.29 2017 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212535204052992 |