REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Alesandra Cabreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dias,Gilmar Lopes, Chamon,Edna Maria Querido de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200267
Resumo: Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.
id ABRAPSO-1_9e6fd99d32bc8371922e787a8a393c23
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822016000200267
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃOrepresentação socialeducação do campoprofessorResumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.Associação Brasileira de Psicologia Social2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200267Psicologia & Sociedade v.28 n.2 2016reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-03102016v28n2p267info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Alesandra CabreiraDias,Gilmar LopesChamon,Edna Maria Querido de Oliveirapor2016-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822016000200267Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2016-06-08T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
spellingShingle REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Dias,Alesandra Cabreira
representação social
educação do campo
professor
title_short REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_full REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_fullStr REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_sort REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
author Dias,Alesandra Cabreira
author_facet Dias,Alesandra Cabreira
Dias,Gilmar Lopes
Chamon,Edna Maria Querido de Oliveira
author_role author
author2 Dias,Gilmar Lopes
Chamon,Edna Maria Querido de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Alesandra Cabreira
Dias,Gilmar Lopes
Chamon,Edna Maria Querido de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv representação social
educação do campo
professor
topic representação social
educação do campo
professor
description Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200267
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000200267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-03102016v28n2p267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.28 n.2 2016
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212534954491904