Educação do campo e professores de escolas rurais : as representações sociais sobre competência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Simone Guimarães
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/897
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
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Desta forma, os objetivos deste estudo situam - se em contextualizar a Educação do Campo, conhecer as competências designadas pelas políticas educacionais aos professores do campo, traçar o perfil sociodemográfico dos educadores e identificar as representações sociais destes docentes sobre competência. Para atingir os objetivos do estudo, esta pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os sujeitos são 88 professores da Educação Básica atuantes em escolas rurais municipais de Taubaté, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra e as estaduais pertencentes à Diretoria Regional de Ensino de Taubaté e Pindamonhangaba. A entrevista semi-estruturada e o questionário são os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Os dados qualitativos foram tratados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e categorizados segundo unidades de significado. Os dados quantitativos analisados tiveram como suporte a quantificação dos dados pelo software Sphinx® e organizados em gráficos e tabelas. O número de entrevistas obedece ao critério de saturação de dados, sendo 23 professores de escolas rurais entrevistados. Os resultados apontam que os professores das escolas rurais pesquisadas, em sua maioria feminina, desconhecem os princípios da Educação do Campo e a legislação que respalda estes preceitos. Reconhecem as dimensões da docência, incluindo as dificuldades encontradas no exercício desta profissão. A referência profissional dos pesquisados ainda encontra-se enraizada nas proposições da educação desenvolvida nas áreas urbanas. Embora reconheçam a especificidade do espaço do campo, ainda não incorporam em seus discursos e práticas. A formação inicial e continuada dos docentes pesquisados não contempla uma formação para o contexto rural, a prática nestas escolas é conduzida pelos conhecimentos do cotidiano, da experiência. A representação de competência configura-se numa série de ações, mas ações vinculadas à qualidade, ao saber, saber fazer e fazer bem. Acredita-se que as contribuições deste estudo seja repensar os processos de formação do professor que atua em escolas rurais na compreensão dos preceitos da Educação do Campo.Abstract: The Field Education, in accordance with the legal provisions, is the Basic Education aimed at the rural population and the determination of its Operational Guidelines, proposals for adequacy of school with the country life are established. In related educational policies are mentioned contextual dimensions of the field, covering purposes for the pedagogical work and the training of teaching working in this area. Thus, the objectives of this study lie in contextualizing the Field Education, meet the duties assigned to teachers by educational policy field, trace the sociodemographic profile of educators and to identify the social representations of these teachers on professional competence. To achieve the study objectives, this research is characterized as basic, exploratory and descriptive, with quantitative and qualitative approach. The subjects are 88 teachers of basic education active in local rural schools Taubaté, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra and state belonging to the Regional Board of Education of Taubaté and Pindamonhangaba. A semistructured interview and questionnaire are the tools used for data collection. Qualitative data were treated from the content analysis. Quantitative data were analyzed as having support for data quantification by Sphinx ® software and organized in graphs and tables. Qualitative data were analyzed through content analysis (BARDIN, 2011) and categorized by units of meaning. The number of interviews obeys the criterion of saturation data, and interviewed 23 teachers of rural schools. Results indicate that the teachers of rural schools surveyed in its most feminine, unaware of the principles of Field Education and the legislation that supports these precepts. Recognize the dimensions of teaching, including the difficulties encountered in this profession. The professional reference of respondents is still rooted in the propositions of education developed in urban areas. While acknowledging the specificity of field space, yet incorporate in their discourses and practices. Initial and ongoing training of teachers surveyed did not include training for the rural context, the practice in these schools is driven by knowledge of everyday life experience. The representation of competence sets up a series of actions, but actions related to quality, namely, how to do and do well. It is believed that the contributions of this study will help to rethink the processes of teacher education that operates in rural schools in understanding the precepts of Rural Education.Made available in DSpace on 2023-09-19T12:14:02Z (GMT). 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