REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1440 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo. |
id |
UNITAU_ab72d5452c95c4c1eed2c023c1f75609 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1440 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Alesandra CabreiraDias, Gilmar LopesChamon, Edna Maria Querido de OliveiraChamon, Edna Maria Querido de Oliveira https://orcid.org/0000-0003-2835-65542019-09-11T20:58:30Z2019-09-11T20:58:30Z201628226727710.1590/1807-03102016v28n2p2671807-0310http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1440SCIELO:S0102-71822016000200267Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.Abstract This paper analyzes the representational processes and contents of students enrolled in a teacher education course in a public institution in Pará State, Brazil, regarding Rural Education. A set of 19 interviews were carried out with students from various campuses offering this course. A computerized content analysis of interviews made with the software ALCESTE(c) revealed four classes of discourse, one of them specifically linked to the theme "Rural Education". The social representation of Rural Education for this group of students is organized around the rural-urban dichotomy. This dichotomy extends to all aspects of training, both in terms of content and in terms of teaching. It was also possible to identify the processes of objectification and anchoring which are in the genesis of social representation of Rural Education.Resumen Este trabajo analiza los procesos y contenidos de representación de los estudiantes de formación docente en una institución pública del Estado de Pará, Brasil, sobre la Educación Rural. Para ello, llevamos a cabo 19 entrevistas con estudiantes de diversos planteles de dicha formación. Un análisis de contenido informático de estas entrevistas con software ALCESTE(r) reveló cuatro clases de discursos, vinculadas a los temas: Contexto; Educación Rural; Aprendizaje; y Experiencia. La representación social de la Educación Rural para este grupo de graduados se organiza en torno a la dicotomía rural-urbana. Esta dicotomía se extiende a todos los aspectos de la formación, tanto en contenido como en cuanto a la enseñanza. También fue posible identificar los procesos de objetivación y de anclaje que son la génesis de la representación social de la educación rural.Made available in DSpace on 2019-09-11T20:58:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016[Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, BrazilDias, Gilmar Lopes] Universidade de Taubaté, BrazilDias, Alesandra Cabreira] Universidade do Estado do Pará, BrazilAssociação Brasileira de Psicologia SocialPsicologia & Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUsocial representationrural educationteacherrepresentación socialeducación ruralprofesorrepresentação socialeducação do campoprofessorPsychologyPsychology, SocialREPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃOSOCIAL REPRESENTATION OF RURAL EDUCATION FOR TEACHERS IN TRAININGLA REPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA EDUCACIÓN RURAL DE LOS ESTUDIANTES DE FORMACIÓN DOCENTEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS0102-71822016000200267.pdfS0102-71822016000200267.pdfapplication/pdf374301http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1440/1/S0102-71822016000200267.pdf227c65ce7f33191869dd0e379e8f732eMD5120.500.11874/14402019-09-27 17:05:17.643oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1440Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T20:05:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
SOCIAL REPRESENTATION OF RURAL EDUCATION FOR TEACHERS IN TRAINING LA REPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA EDUCACIÓN RURAL DE LOS ESTUDIANTES DE FORMACIÓN DOCENTE |
title |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO Dias, Alesandra Cabreira social representation rural education teacher representación social educación rural profesor representação social educação do campo professor Psychology Psychology, Social |
title_short |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
title_full |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
title_sort |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
author |
Dias, Alesandra Cabreira |
author_facet |
Dias, Alesandra Cabreira Dias, Gilmar Lopes Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Gilmar Lopes Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira https://orcid.org/0000-0003-2835-6554 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Alesandra Cabreira Dias, Gilmar Lopes Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
dc.subject.other.en.fl_str_mv |
social representation rural education teacher |
topic |
social representation rural education teacher representación social educación rural profesor representação social educação do campo professor Psychology Psychology, Social |
dc.subject.other.es.fl_str_mv |
representación social educación rural profesor |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
representação social educação do campo professor |
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv |
Psychology |
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv |
Psychology, Social |
description |
Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-11T20:58:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-11T20:58:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1440 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.1590/1807-03102016v28n2p267 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1807-0310 |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
SCIELO:S0102-71822016000200267 |
identifier_str_mv |
10.1590/1807-03102016v28n2p267 1807-0310 SCIELO:S0102-71822016000200267 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Scielo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1440/1/S0102-71822016000200267.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
227c65ce7f33191869dd0e379e8f732e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844388894081024 |