REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alesandra Cabreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dias, Gilmar Lopes, Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1440
Resumo: Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.
id UNITAU_ab72d5452c95c4c1eed2c023c1f75609
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1440
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Dias, Alesandra CabreiraDias, Gilmar LopesChamon, Edna Maria Querido de OliveiraChamon, Edna Maria Querido de Oliveira https://orcid.org/0000-0003-2835-65542019-09-11T20:58:30Z2019-09-11T20:58:30Z201628226727710.1590/1807-03102016v28n2p2671807-0310http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1440SCIELO:S0102-71822016000200267Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.Abstract This paper analyzes the representational processes and contents of students enrolled in a teacher education course in a public institution in Pará State, Brazil, regarding Rural Education. A set of 19 interviews were carried out with students from various campuses offering this course. A computerized content analysis of interviews made with the software ALCESTE(c) revealed four classes of discourse, one of them specifically linked to the theme "Rural Education". The social representation of Rural Education for this group of students is organized around the rural-urban dichotomy. This dichotomy extends to all aspects of training, both in terms of content and in terms of teaching. It was also possible to identify the processes of objectification and anchoring which are in the genesis of social representation of Rural Education.Resumen Este trabajo analiza los procesos y contenidos de representación de los estudiantes de formación docente en una institución pública del Estado de Pará, Brasil, sobre la Educación Rural. Para ello, llevamos a cabo 19 entrevistas con estudiantes de diversos planteles de dicha formación. Un análisis de contenido informático de estas entrevistas con software ALCESTE(r) reveló cuatro clases de discursos, vinculadas a los temas: Contexto; Educación Rural; Aprendizaje; y Experiencia. La representación social de la Educación Rural para este grupo de graduados se organiza en torno a la dicotomía rural-urbana. Esta dicotomía se extiende a todos los aspectos de la formación, tanto en contenido como en cuanto a la enseñanza. También fue posible identificar los procesos de objetivación y de anclaje que son la génesis de la representación social de la educación rural.Made available in DSpace on 2019-09-11T20:58:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016[Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, BrazilDias, Gilmar Lopes] Universidade de Taubaté, BrazilDias, Alesandra Cabreira] Universidade do Estado do Pará, BrazilAssociação Brasileira de Psicologia SocialPsicologia & Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUsocial representationrural educationteacherrepresentación socialeducación ruralprofesorrepresentação socialeducação do campoprofessorPsychologyPsychology, SocialREPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃOSOCIAL REPRESENTATION OF RURAL EDUCATION FOR TEACHERS IN TRAININGLA REPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA EDUCACIÓN RURAL DE LOS ESTUDIANTES DE FORMACIÓN DOCENTEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS0102-71822016000200267.pdfS0102-71822016000200267.pdfapplication/pdf374301http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1440/1/S0102-71822016000200267.pdf227c65ce7f33191869dd0e379e8f732eMD5120.500.11874/14402019-09-27 17:05:17.643oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1440Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T20:05:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
dc.title.alternative.none.fl_str_mv SOCIAL REPRESENTATION OF RURAL EDUCATION FOR TEACHERS IN TRAINING
LA REPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA EDUCACIÓN RURAL DE LOS ESTUDIANTES DE FORMACIÓN DOCENTE
title REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
spellingShingle REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Dias, Alesandra Cabreira
social representation
rural education
teacher
representación social
educación rural
profesor
representação social
educação do campo
professor
Psychology
Psychology, Social
title_short REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_full REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_fullStr REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_sort REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
author Dias, Alesandra Cabreira
author_facet Dias, Alesandra Cabreira
Dias, Gilmar Lopes
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_role author
author2 Dias, Gilmar Lopes
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.orcid.pt_BR.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira https://orcid.org/0000-0003-2835-6554
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Alesandra Cabreira
Dias, Gilmar Lopes
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
dc.subject.other.en.fl_str_mv social representation
rural education
teacher
topic social representation
rural education
teacher
representación social
educación rural
profesor
representação social
educação do campo
professor
Psychology
Psychology, Social
dc.subject.other.es.fl_str_mv representación social
educación rural
profesor
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv representação social
educação do campo
professor
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Psychology
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Psychology, Social
description Resumo O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais de alunos em formação docente em uma instituição pública do Estado do Pará com relação à Educação do Campo. Para isso, foram realizadas 19 entrevistas com alunos de diversos campi dessa formação. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE(r) revelou quatro classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema "Educação do Campo". A representação social da Educação do Campo para esse grupo de licenciados organiza-se em torno da dicotomia campo-cidade. Essa dicotomia se estende para todos os aspectos da formação, tanto em termos de conteúdo como em termos de didática. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da Educação do Campo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1440
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/1807-03102016v28n2p267
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1807-0310
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S0102-71822016000200267
identifier_str_mv 10.1590/1807-03102016v28n2p267
1807-0310
SCIELO:S0102-71822016000200267
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1440/1/S0102-71822016000200267.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 227c65ce7f33191869dd0e379e8f732e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844388894081024