NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ultramari,Leonardo Roman
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nazario,Luciano Da Costa, Pacce,Benjamin Dias, Martins,Eduardo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822022000100208
Resumo: Resumo: O presente artigo visa a problematizar o lugar da categoria “sujeito criativo” na contemporaneidade, assim como suas vinculações com os padrões estabelecidos pelas práticas de mercado. Foram analisados dois discursos midiáticos proferidos no programa Saia Justa (GNT) e em um comercial do programa Shark Tank (ABC), ambos voltados à criatividade e ao empreendedorismo no contexto da pandemia de covid-19. A metodologia de análise teve como base a Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados evidenciam um sujeito criativo construído a partir de um mecanismo neoliberal que (a) silencia discursivamente a contradição desigualdade-universalidade; (b) atribui valor à criatividade (e ao sujeito criativo) a partir da lógica de mercado (consumo e concorrência); e (c) induz, pelo processo de interpelação, o sujeito a identificar-se com este Outro neoliberal e regular suas volições criativas a partir desse.
id ABRAPSO-1_cae25434671c6ad3d6acda1664f986b7
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822022000100208
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVOSujeitoCriatividadeDiscursoMeios de Comunicação de MassaNeoliberalismoResumo: O presente artigo visa a problematizar o lugar da categoria “sujeito criativo” na contemporaneidade, assim como suas vinculações com os padrões estabelecidos pelas práticas de mercado. Foram analisados dois discursos midiáticos proferidos no programa Saia Justa (GNT) e em um comercial do programa Shark Tank (ABC), ambos voltados à criatividade e ao empreendedorismo no contexto da pandemia de covid-19. A metodologia de análise teve como base a Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados evidenciam um sujeito criativo construído a partir de um mecanismo neoliberal que (a) silencia discursivamente a contradição desigualdade-universalidade; (b) atribui valor à criatividade (e ao sujeito criativo) a partir da lógica de mercado (consumo e concorrência); e (c) induz, pelo processo de interpelação, o sujeito a identificar-se com este Outro neoliberal e regular suas volições criativas a partir desse.Associação Brasileira de Psicologia Social2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822022000100208Psicologia & Sociedade v.34 2022reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2022v34250709info:eu-repo/semantics/openAccessUltramari,Leonardo RomanNazario,Luciano Da CostaPacce,Benjamin DiasMartins,Eduardo Teixeirapor2022-11-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822022000100208Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2022-11-08T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
title NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
spellingShingle NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
Ultramari,Leonardo Roman
Sujeito
Criatividade
Discurso
Meios de Comunicação de Massa
Neoliberalismo
title_short NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
title_full NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
title_fullStr NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
title_full_unstemmed NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
title_sort NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
author Ultramari,Leonardo Roman
author_facet Ultramari,Leonardo Roman
Nazario,Luciano Da Costa
Pacce,Benjamin Dias
Martins,Eduardo Teixeira
author_role author
author2 Nazario,Luciano Da Costa
Pacce,Benjamin Dias
Martins,Eduardo Teixeira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ultramari,Leonardo Roman
Nazario,Luciano Da Costa
Pacce,Benjamin Dias
Martins,Eduardo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito
Criatividade
Discurso
Meios de Comunicação de Massa
Neoliberalismo
topic Sujeito
Criatividade
Discurso
Meios de Comunicação de Massa
Neoliberalismo
description Resumo: O presente artigo visa a problematizar o lugar da categoria “sujeito criativo” na contemporaneidade, assim como suas vinculações com os padrões estabelecidos pelas práticas de mercado. Foram analisados dois discursos midiáticos proferidos no programa Saia Justa (GNT) e em um comercial do programa Shark Tank (ABC), ambos voltados à criatividade e ao empreendedorismo no contexto da pandemia de covid-19. A metodologia de análise teve como base a Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados evidenciam um sujeito criativo construído a partir de um mecanismo neoliberal que (a) silencia discursivamente a contradição desigualdade-universalidade; (b) atribui valor à criatividade (e ao sujeito criativo) a partir da lógica de mercado (consumo e concorrência); e (c) induz, pelo processo de interpelação, o sujeito a identificar-se com este Outro neoliberal e regular suas volições criativas a partir desse.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822022000100208
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822022000100208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-0310/2022v34250709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.34 2022
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212536335466496