NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822022000100208 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo visa a problematizar o lugar da categoria “sujeito criativo” na contemporaneidade, assim como suas vinculações com os padrões estabelecidos pelas práticas de mercado. Foram analisados dois discursos midiáticos proferidos no programa Saia Justa (GNT) e em um comercial do programa Shark Tank (ABC), ambos voltados à criatividade e ao empreendedorismo no contexto da pandemia de covid-19. A metodologia de análise teve como base a Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados evidenciam um sujeito criativo construído a partir de um mecanismo neoliberal que (a) silencia discursivamente a contradição desigualdade-universalidade; (b) atribui valor à criatividade (e ao sujeito criativo) a partir da lógica de mercado (consumo e concorrência); e (c) induz, pelo processo de interpelação, o sujeito a identificar-se com este Outro neoliberal e regular suas volições criativas a partir desse. |
id |
ABRAPSO-1_cae25434671c6ad3d6acda1664f986b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822022000100208 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVOSujeitoCriatividadeDiscursoMeios de Comunicação de MassaNeoliberalismoResumo: O presente artigo visa a problematizar o lugar da categoria “sujeito criativo” na contemporaneidade, assim como suas vinculações com os padrões estabelecidos pelas práticas de mercado. Foram analisados dois discursos midiáticos proferidos no programa Saia Justa (GNT) e em um comercial do programa Shark Tank (ABC), ambos voltados à criatividade e ao empreendedorismo no contexto da pandemia de covid-19. A metodologia de análise teve como base a Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados evidenciam um sujeito criativo construído a partir de um mecanismo neoliberal que (a) silencia discursivamente a contradição desigualdade-universalidade; (b) atribui valor à criatividade (e ao sujeito criativo) a partir da lógica de mercado (consumo e concorrência); e (c) induz, pelo processo de interpelação, o sujeito a identificar-se com este Outro neoliberal e regular suas volições criativas a partir desse.Associação Brasileira de Psicologia Social2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822022000100208Psicologia & Sociedade v.34 2022reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2022v34250709info:eu-repo/semantics/openAccessUltramari,Leonardo RomanNazario,Luciano Da CostaPacce,Benjamin DiasMartins,Eduardo Teixeirapor2022-11-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822022000100208Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2022-11-08T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO |
title |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO |
spellingShingle |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO Ultramari,Leonardo Roman Sujeito Criatividade Discurso Meios de Comunicação de Massa Neoliberalismo |
title_short |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO |
title_full |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO |
title_fullStr |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO |
title_full_unstemmed |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO |
title_sort |
NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO |
author |
Ultramari,Leonardo Roman |
author_facet |
Ultramari,Leonardo Roman Nazario,Luciano Da Costa Pacce,Benjamin Dias Martins,Eduardo Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Nazario,Luciano Da Costa Pacce,Benjamin Dias Martins,Eduardo Teixeira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ultramari,Leonardo Roman Nazario,Luciano Da Costa Pacce,Benjamin Dias Martins,Eduardo Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sujeito Criatividade Discurso Meios de Comunicação de Massa Neoliberalismo |
topic |
Sujeito Criatividade Discurso Meios de Comunicação de Massa Neoliberalismo |
description |
Resumo: O presente artigo visa a problematizar o lugar da categoria “sujeito criativo” na contemporaneidade, assim como suas vinculações com os padrões estabelecidos pelas práticas de mercado. Foram analisados dois discursos midiáticos proferidos no programa Saia Justa (GNT) e em um comercial do programa Shark Tank (ABC), ambos voltados à criatividade e ao empreendedorismo no contexto da pandemia de covid-19. A metodologia de análise teve como base a Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados evidenciam um sujeito criativo construído a partir de um mecanismo neoliberal que (a) silencia discursivamente a contradição desigualdade-universalidade; (b) atribui valor à criatividade (e ao sujeito criativo) a partir da lógica de mercado (consumo e concorrência); e (c) induz, pelo processo de interpelação, o sujeito a identificar-se com este Outro neoliberal e regular suas volições criativas a partir desse. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822022000100208 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822022000100208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-0310/2022v34250709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.34 2022 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212536335466496 |