Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000100009 |
Resumo: | Este ensaio teórico discute os desafios da Sociologia da Infância na contemporaneidade como uma área emergente para se pensar a prática docente com crianças. Para tanto, aborda as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Em cada momento histórico e social há influências contextuais das produções sobre a temática, portanto, tais mudanças são absorvidas de modos diversos, dependendo de cada um desses períodos. Neste sentido, é necessário um olhar atento para a heterogeneidade das experiências sociais e das expressões culturais que introduzem novas lógicas de ação no cerne das transformações em curso nas sociedades contemporâneas, especialmente em relação à infância. A partir de dados recentes de duas pesquisas sobre formação de professoras da educação infantil, refletimos sobre um novo olhar que aborde as crianças também como atores sociais e as especificidades da docência de zero a seis anos. |
id |
ABRAPSO-1_d52e127f5e17b1cdbb22003880ba9035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822009000100009 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergentesociologia da infânciaeducação infantilprática docenteEste ensaio teórico discute os desafios da Sociologia da Infância na contemporaneidade como uma área emergente para se pensar a prática docente com crianças. Para tanto, aborda as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Em cada momento histórico e social há influências contextuais das produções sobre a temática, portanto, tais mudanças são absorvidas de modos diversos, dependendo de cada um desses períodos. Neste sentido, é necessário um olhar atento para a heterogeneidade das experiências sociais e das expressões culturais que introduzem novas lógicas de ação no cerne das transformações em curso nas sociedades contemporâneas, especialmente em relação à infância. A partir de dados recentes de duas pesquisas sobre formação de professoras da educação infantil, refletimos sobre um novo olhar que aborde as crianças também como atores sociais e as especificidades da docência de zero a seis anos.Associação Brasileira de Psicologia Social2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000100009Psicologia & Sociedade v.21 n.1 2009reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822009000100009info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cleber Fabiano daRaitz,Tânia ReginaFerreira,Valéria Silvapor2009-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822009000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2009-07-22T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente |
title |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente |
spellingShingle |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente Silva,Cleber Fabiano da sociologia da infância educação infantil prática docente |
title_short |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente |
title_full |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente |
title_fullStr |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente |
title_full_unstemmed |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente |
title_sort |
Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente |
author |
Silva,Cleber Fabiano da |
author_facet |
Silva,Cleber Fabiano da Raitz,Tânia Regina Ferreira,Valéria Silva |
author_role |
author |
author2 |
Raitz,Tânia Regina Ferreira,Valéria Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Cleber Fabiano da Raitz,Tânia Regina Ferreira,Valéria Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sociologia da infância educação infantil prática docente |
topic |
sociologia da infância educação infantil prática docente |
description |
Este ensaio teórico discute os desafios da Sociologia da Infância na contemporaneidade como uma área emergente para se pensar a prática docente com crianças. Para tanto, aborda as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Em cada momento histórico e social há influências contextuais das produções sobre a temática, portanto, tais mudanças são absorvidas de modos diversos, dependendo de cada um desses períodos. Neste sentido, é necessário um olhar atento para a heterogeneidade das experiências sociais e das expressões culturais que introduzem novas lógicas de ação no cerne das transformações em curso nas sociedades contemporâneas, especialmente em relação à infância. A partir de dados recentes de duas pesquisas sobre formação de professoras da educação infantil, refletimos sobre um novo olhar que aborde as crianças também como atores sociais e as especificidades da docência de zero a seis anos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822009000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.21 n.1 2009 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212531884261376 |