Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Rudnei Joaquim
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves,Teresinha Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300011
Resumo: Para configurar se um espaço foi apropriado, podem-se observar elementos que confirmam o processo de apropriação: a identificação, o sentimento de pertença, a personificação, a cultivação e o sentimento de defesa. O objeto desta pesquisa foi a apropriação do espaço na pré-escola NEI "Meu Primeiro Passo", e o objetivo foi compreender como tal apropriação ocorre através da análise semiótica de desenhos realizados pelas crianças. O parquinho aparece como o primeiro ambiente preferido, a quadra esportiva como o segundo, e a sala de aula como o terceiro. Independente de sua ordem, todos os desenhos confirmam a apropriação dos espaços do Núcleo de Educação Infantil, contudo esta apropriação é singular e diferente para cada criança. Como conclusão, observou-se que a criança facilmente se apropria do espaço onde está, em maior ou menor intensidade, dependendo da liberdade que tem nele.
id ABRAPSO-1_f07a0ac97b929bbaff90726c9f4a6bc1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822014000300011
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambientalapropriação do espaçopsicologia ambientalpré-escolaPara configurar se um espaço foi apropriado, podem-se observar elementos que confirmam o processo de apropriação: a identificação, o sentimento de pertença, a personificação, a cultivação e o sentimento de defesa. O objeto desta pesquisa foi a apropriação do espaço na pré-escola NEI "Meu Primeiro Passo", e o objetivo foi compreender como tal apropriação ocorre através da análise semiótica de desenhos realizados pelas crianças. O parquinho aparece como o primeiro ambiente preferido, a quadra esportiva como o segundo, e a sala de aula como o terceiro. Independente de sua ordem, todos os desenhos confirmam a apropriação dos espaços do Núcleo de Educação Infantil, contudo esta apropriação é singular e diferente para cada criança. Como conclusão, observou-se que a criança facilmente se apropria do espaço onde está, em maior ou menor intensidade, dependendo da liberdade que tem nele.Associação Brasileira de Psicologia Social2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300011Psicologia & Sociedade v.26 n.3 2014reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822014000300011info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Rudnei JoaquimGonçalves,Teresinha Mariapor2014-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822014000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2014-10-09T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental
title Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental
spellingShingle Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental
Martins,Rudnei Joaquim
apropriação do espaço
psicologia ambiental
pré-escola
title_short Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental
title_full Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental
title_fullStr Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental
title_full_unstemmed Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental
title_sort Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental
author Martins,Rudnei Joaquim
author_facet Martins,Rudnei Joaquim
Gonçalves,Teresinha Maria
author_role author
author2 Gonçalves,Teresinha Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Rudnei Joaquim
Gonçalves,Teresinha Maria
dc.subject.por.fl_str_mv apropriação do espaço
psicologia ambiental
pré-escola
topic apropriação do espaço
psicologia ambiental
pré-escola
description Para configurar se um espaço foi apropriado, podem-se observar elementos que confirmam o processo de apropriação: a identificação, o sentimento de pertença, a personificação, a cultivação e o sentimento de defesa. O objeto desta pesquisa foi a apropriação do espaço na pré-escola NEI "Meu Primeiro Passo", e o objetivo foi compreender como tal apropriação ocorre através da análise semiótica de desenhos realizados pelas crianças. O parquinho aparece como o primeiro ambiente preferido, a quadra esportiva como o segundo, e a sala de aula como o terceiro. Independente de sua ordem, todos os desenhos confirmam a apropriação dos espaços do Núcleo de Educação Infantil, contudo esta apropriação é singular e diferente para cada criança. Como conclusão, observou-se que a criança facilmente se apropria do espaço onde está, em maior ou menor intensidade, dependendo da liberdade que tem nele.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822014000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.26 n.3 2014
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212534099902464