Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naiff,Luciene Alves Miguez
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Naiff,Denis Giovani Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000300010
Resumo: A pesquisa teve como objetivo conhecer as representações sociais de alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual no município do Rio de Janeiro. Entrevistamos 247 estudantes sobre quais motivos os levaram a abandonar os estudos e a voltar a estudar no programa EJA. Utilizamos uma tarefa de evocação livre com o termo indutor ESTUDAR. Os dados foram analisados com auxílio do programa de computador EVOC 2003. Os resultados apontaram para a necessidade de trabalhar como um dos principais motivos que levam à evasão, ao mesmo tempo em que a volta é motivada pela exigência do mercado trabalho por maior escolaridade. Esses dados foram corroborados pela análise das evocações, nos levando a concluir que o provável núcleo central das representações sociais sobre ESTUDAR contém elementos relacionados, principalmente: ao mercado de trabalho, a uma ação importante na vida do indivíduo e a um futuro melhor.
id ABRAPSO-1_f47cf61cfc73b8686aa88824deaf5d89
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822008000300010
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociaisrepresentações sociaiseducaçãojovens e adultosA pesquisa teve como objetivo conhecer as representações sociais de alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual no município do Rio de Janeiro. Entrevistamos 247 estudantes sobre quais motivos os levaram a abandonar os estudos e a voltar a estudar no programa EJA. Utilizamos uma tarefa de evocação livre com o termo indutor ESTUDAR. Os dados foram analisados com auxílio do programa de computador EVOC 2003. Os resultados apontaram para a necessidade de trabalhar como um dos principais motivos que levam à evasão, ao mesmo tempo em que a volta é motivada pela exigência do mercado trabalho por maior escolaridade. Esses dados foram corroborados pela análise das evocações, nos levando a concluir que o provável núcleo central das representações sociais sobre ESTUDAR contém elementos relacionados, principalmente: ao mercado de trabalho, a uma ação importante na vida do indivíduo e a um futuro melhor.Associação Brasileira de Psicologia Social2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000300010Psicologia & Sociedade v.20 n.3 2008reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822008000300010info:eu-repo/semantics/openAccessNaiff,Luciene Alves MiguezNaiff,Denis Giovani Monteiropor2009-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822008000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2009-02-17T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais
title Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais
spellingShingle Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais
Naiff,Luciene Alves Miguez
representações sociais
educação
jovens e adultos
title_short Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais
title_full Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais
title_fullStr Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais
title_sort Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais
author Naiff,Luciene Alves Miguez
author_facet Naiff,Luciene Alves Miguez
Naiff,Denis Giovani Monteiro
author_role author
author2 Naiff,Denis Giovani Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naiff,Luciene Alves Miguez
Naiff,Denis Giovani Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
educação
jovens e adultos
topic representações sociais
educação
jovens e adultos
description A pesquisa teve como objetivo conhecer as representações sociais de alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual no município do Rio de Janeiro. Entrevistamos 247 estudantes sobre quais motivos os levaram a abandonar os estudos e a voltar a estudar no programa EJA. Utilizamos uma tarefa de evocação livre com o termo indutor ESTUDAR. Os dados foram analisados com auxílio do programa de computador EVOC 2003. Os resultados apontaram para a necessidade de trabalhar como um dos principais motivos que levam à evasão, ao mesmo tempo em que a volta é motivada pela exigência do mercado trabalho por maior escolaridade. Esses dados foram corroborados pela análise das evocações, nos levando a concluir que o provável núcleo central das representações sociais sobre ESTUDAR contém elementos relacionados, principalmente: ao mercado de trabalho, a uma ação importante na vida do indivíduo e a um futuro melhor.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822008000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.20 n.3 2008
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212531854901248