Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29450 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais sobre alfabetização de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas repercussões nas práticas de alfabetizar. Foi realizada com docentes que atuam no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos, em duas instituições de ensino do município de Natal/RN. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos sobre a alfabetização e letramento; Educação de Jovens e Adultos e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961). O percurso teórico-metodológico do estudo está pautado na Teoria das Representações Sociais por presta-se a compreender os processos de elaboração das representações sobre alfabetização de adultos e o reverberar dessas representações nas condutas pedagógicas. Portanto, a pesquisa é caracterizada como um estudo exploratório de caráter qualitativo. A construção dos dados deu-se através da aplicação dos instrumentos de pesquisa: as entrevistas semiestruturadas; observações do tipo não participativa e questionário aplicado às docentes. As análises e a discussão dos dados estão baseadas na abordagem teórica assumida, pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011) e no eixo interpretativo de Arruda (2005). Os resultados, frutos da análise da triangulação dos dados, emitidos pelas participantes mostram que não há uma representação social comum partilhada. Há variações e contrastes entre os grupos e dentro deles. No primeiro grupo há maior familiarização com o objeto da representação e maior aproximação com as práticas de alfabetizar jovens e adultos. No segundo grupo há uma representação hibrida, fundamentada tanto nos aspectos do universo reificado quanto do senso comum e consequentemente maior distanciamento das práticas de alfabetização de adultos. As representações apreendidas apresentam-se ancoradas em elementos diversos, sendo o principal deles a formação inicial e o tempo de atuação na Educação de Jovens e Adultos. A objetivação também se traduz de maneiras distintas nos comportamentos de cada participante do estudo. A pertinência desta pesquisa centra-se na relevância social do tema, uma vez que trará contribuições para as instituições formadoras repensar seus currículos no que diz respeito a formação dos docentes que atuarão na EJA, haja vista que a pesquisa apontou como principal elemento constituinte da representação social sobre alfabetização a formação inicial nos cursos de graduação. |
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Silva, Jéssica Lira daAzevedo, Alessandro Augusto deLopes, Denise Maria de CarvalhoLira, André Augusto DinizPinheiro, Rosa AparecidaAndrade, Erika dos Reis Gusmão2020-07-06T17:36:06Z2020-07-06T17:36:06Z2020-02-20SILVA, Jéssica Lira da. Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA. 2020. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29450A presente pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais sobre alfabetização de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas repercussões nas práticas de alfabetizar. Foi realizada com docentes que atuam no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos, em duas instituições de ensino do município de Natal/RN. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos sobre a alfabetização e letramento; Educação de Jovens e Adultos e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961). O percurso teórico-metodológico do estudo está pautado na Teoria das Representações Sociais por presta-se a compreender os processos de elaboração das representações sobre alfabetização de adultos e o reverberar dessas representações nas condutas pedagógicas. Portanto, a pesquisa é caracterizada como um estudo exploratório de caráter qualitativo. A construção dos dados deu-se através da aplicação dos instrumentos de pesquisa: as entrevistas semiestruturadas; observações do tipo não participativa e questionário aplicado às docentes. As análises e a discussão dos dados estão baseadas na abordagem teórica assumida, pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011) e no eixo interpretativo de Arruda (2005). Os resultados, frutos da análise da triangulação dos dados, emitidos pelas participantes mostram que não há uma representação social comum partilhada. Há variações e contrastes entre os grupos e dentro deles. No primeiro grupo há maior familiarização com o objeto da representação e maior aproximação com as práticas de alfabetizar jovens e adultos. No segundo grupo há uma representação hibrida, fundamentada tanto nos aspectos do universo reificado quanto do senso comum e consequentemente maior distanciamento das práticas de alfabetização de adultos. As representações apreendidas apresentam-se ancoradas em elementos diversos, sendo o principal deles a formação inicial e o tempo de atuação na Educação de Jovens e Adultos. A objetivação também se traduz de maneiras distintas nos comportamentos de cada participante do estudo. A pertinência desta pesquisa centra-se na relevância social do tema, uma vez que trará contribuições para as instituições formadoras repensar seus currículos no que diz respeito a formação dos docentes que atuarão na EJA, haja vista que a pesquisa apontou como principal elemento constituinte da representação social sobre alfabetização a formação inicial nos cursos de graduação.This research aims to investigate the social representations about literacy of YAE (Youth and Adult Education) teachers and their repercussions on literacy practices. It was carried out with teachers who work with the first segment of Youth and Adult Education, in two educational institutions in the city of Natal / RN. The theoretical bases used are centered on studies on literacy; Youth and Adult Education and Theory of Social Representations (Moscovici, 1961). The theoretical-methodological path of the study is based on the Theory of Social Representations because it offers understanding of the processes of elaborating representations about adult literacy and the reverberation of these representations in pedagogical behaviors. Therefore, the research is characterized as a qualitative exploratory study. The construction of the data took place through the application of the research instruments: semi-structured interviews; non-participatory observations and a questionnaire applied to teachers. The analysis and discussion of the data are based on the assumed theoretical approach, based on the assumptions of the content analysis of Bardin (2011) and on the interpretive axis of Arruda (2005). The results, outcomes of the analysis of the triangulation of the data, issued by the participants show that there is no shared common social representation. There are variations and contrasts between and within groups. In the first group, there is greater familiarity with the object of representation and a greater approximation with the practices of literacy for young people and adults. In the second group there is a hybrid representation, based both on aspects of the reified universe and common sense and, consequently, greater distance from adult literacy practices. The representations apprehended are anchored in different elements, the main one being the initial training and the length of experience in Youth and Adult Education. Objectification also translates in different ways in the behavior of each study participant. The relevance of this research is centered on the social relevance of the topic, since it will bring contributions to the training institutions to rethink their curricula with regard to the training of teachers who will work with YAE, given that the research pointed out as the main constituent element of representation literacy training initial training in undergraduate courses.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlfabetizaçãoEducação de Jovens e AdultosRepresentações SociaisAlfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAlfabetizacaojovensadultos_Silva_2020.pdf.txtAlfabetizacaojovensadultos_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain317159https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29450/2/Alfabetizacaojovensadultos_Silva_2020.pdf.txtf24b8eb01b091fde9377cd7b9aff41ddMD52THUMBNAILAlfabetizacaojovensadultos_Silva_2020.pdf.jpgAlfabetizacaojovensadultos_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29450/3/Alfabetizacaojovensadultos_Silva_2020.pdf.jpg7486f10dcc4c742ea9df42cdc3f02423MD53ORIGINALAlfabetizacaojovensadultos_Silva_2020.pdfapplication/pdf986071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29450/1/Alfabetizacaojovensadultos_Silva_2020.pdf631656b3fc63a6235e4cfd8aa08e4053MD51123456789/294502020-07-12 04:48:14.741oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29450Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-12T07:48:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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