Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles, Queiroz,Danielle Teixeira, Vieira,Neiva Francenely Cunha, Barroso,Maria Graziela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000200009
Resumo: Entendemos a integralidade no cuidado de pessoas, grupos e coletividade tendo o usuário como sujeito histórico, social e político, articulado ao seu contexto familiar, ao meio ambiente e a sociedade na qual se insere. Neste cenário se evidencia a importância das ações de educação em saúde como estratégia integradora de um saber coletivo que traduza no indivíduo sua autonomia e emancipação. Com base nesta compreensão o estudo busca refletir acerca do princípio da integralidade como eixo norteador das ações de educação em saúde. A educação em saúde como processo político pedagógico requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permitindo desvelar a realidade e propor ações transformadoras, enquanto sujeito histórico e social capaz de propor e opinar nas decisões de saúde para o cuidar de si, de sua família e da coletividade.
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