Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Luisa Gonçalves Dutra de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Natal,Sonia, Felisberto,Eronildo, Alves,Cinthia Kalyne de Almeida, Santos,Elizabeth Moreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700006
Resumo: A implantação é uma das fases do "ciclo de política", correspondendo à execução de atividades para atingir metas predefinidas. Em outra perspectiva, a formulação e implantação de políticas representam um processo, sujeito à influência do contexto e de mecanismos intervenientes. A construção de modelos teóricos permite que a avaliação de políticas e programas ultrapasse a visão dicotômica insumos/resultados e possibilita o esclarecimento das razões do êxito da intervenção em contextos diversos e para diferentes grupos populacionais. A avaliação torna-se um instrumento para constante reformulação de uma política pública, podendo chegar à sua reversão ou substituição. Um estudo de avaliação com base na teoria do programa relaciona os mecanismos que levam à mudança. Um modelo de autoavaliação é proposto como forma de auxiliar o gestor na identificação de problemas, na caracterização de fatores favoráveis a intervenções exitosas e na mensuração dos efeitos. A presente proposta baseou-se em três estudos de avaliação de intervenções para o controle da tuberculose que utilizaram diferentes métodos e múltiplas fontes de evidência. Os principais resultados encontrados foram a falta de autonomia técnico-gerencial, a carência de recursos humanos, financeiros e materiais e a deficiência na integração entre programas para um melhor desenvolvimento das ações de controle.
id ABRASCO-2_3cfa30c0930cf87f431bcaaba3139788
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232010000700006
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculoseAvaliaçãoModelo teóricoPrograma de controle da tuberculoseA implantação é uma das fases do "ciclo de política", correspondendo à execução de atividades para atingir metas predefinidas. Em outra perspectiva, a formulação e implantação de políticas representam um processo, sujeito à influência do contexto e de mecanismos intervenientes. A construção de modelos teóricos permite que a avaliação de políticas e programas ultrapasse a visão dicotômica insumos/resultados e possibilita o esclarecimento das razões do êxito da intervenção em contextos diversos e para diferentes grupos populacionais. A avaliação torna-se um instrumento para constante reformulação de uma política pública, podendo chegar à sua reversão ou substituição. Um estudo de avaliação com base na teoria do programa relaciona os mecanismos que levam à mudança. Um modelo de autoavaliação é proposto como forma de auxiliar o gestor na identificação de problemas, na caracterização de fatores favoráveis a intervenções exitosas e na mensuração dos efeitos. A presente proposta baseou-se em três estudos de avaliação de intervenções para o controle da tuberculose que utilizaram diferentes métodos e múltiplas fontes de evidência. Os principais resultados encontrados foram a falta de autonomia técnico-gerencial, a carência de recursos humanos, financeiros e materiais e a deficiência na integração entre programas para um melhor desenvolvimento das ações de controle.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700006Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232010000700006info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Luisa Gonçalves Dutra deNatal,SoniaFelisberto,EronildoAlves,Cinthia Kalyne de AlmeidaSantos,Elizabeth Moreira dospor2010-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232010000700006Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2010-07-08T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose
title Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose
spellingShingle Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose
Oliveira,Luisa Gonçalves Dutra de
Avaliação
Modelo teórico
Programa de controle da tuberculose
title_short Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose
title_full Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose
title_fullStr Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose
title_full_unstemmed Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose
title_sort Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose
author Oliveira,Luisa Gonçalves Dutra de
author_facet Oliveira,Luisa Gonçalves Dutra de
Natal,Sonia
Felisberto,Eronildo
Alves,Cinthia Kalyne de Almeida
Santos,Elizabeth Moreira dos
author_role author
author2 Natal,Sonia
Felisberto,Eronildo
Alves,Cinthia Kalyne de Almeida
Santos,Elizabeth Moreira dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Luisa Gonçalves Dutra de
Natal,Sonia
Felisberto,Eronildo
Alves,Cinthia Kalyne de Almeida
Santos,Elizabeth Moreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Modelo teórico
Programa de controle da tuberculose
topic Avaliação
Modelo teórico
Programa de controle da tuberculose
description A implantação é uma das fases do "ciclo de política", correspondendo à execução de atividades para atingir metas predefinidas. Em outra perspectiva, a formulação e implantação de políticas representam um processo, sujeito à influência do contexto e de mecanismos intervenientes. A construção de modelos teóricos permite que a avaliação de políticas e programas ultrapasse a visão dicotômica insumos/resultados e possibilita o esclarecimento das razões do êxito da intervenção em contextos diversos e para diferentes grupos populacionais. A avaliação torna-se um instrumento para constante reformulação de uma política pública, podendo chegar à sua reversão ou substituição. Um estudo de avaliação com base na teoria do programa relaciona os mecanismos que levam à mudança. Um modelo de autoavaliação é proposto como forma de auxiliar o gestor na identificação de problemas, na caracterização de fatores favoráveis a intervenções exitosas e na mensuração dos efeitos. A presente proposta baseou-se em três estudos de avaliação de intervenções para o controle da tuberculose que utilizaram diferentes métodos e múltiplas fontes de evidência. Os principais resultados encontrados foram a falta de autonomia técnico-gerencial, a carência de recursos humanos, financeiros e materiais e a deficiência na integração entre programas para um melhor desenvolvimento das ações de controle.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232010000700006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.15 suppl.1 2010
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213029247975424