A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300014 |
Resumo: | Neste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia do paradigma biomédico e a fragmentação da vida humana quando campanhas publicitárias anunciam alimentos associando-os à ideia de alimentação saudável. Consideramos que não podemos viver somente como naquela publicidade onde nossos desejos são acionados, sem limites, onde mundo é só de sonhos e o objetivo principal é vender mais e lucrar mais, ainda que para isso se tenha feito uso de estratégias de disseminação de algumas informações de cunho biomédico-nutricional. O encontro entre alimentação e saúde, ou seja, alimentação saudável, deve pressupor, no nosso entendimento, a valorização da ação do sujeito, inclusive por meio de informações qualificadas e contextualizadas na vida social de modo a que se possa desenhar projetos de felicidade. Um sujeito fortalecido em sua identidade, íntegro e total que, entre sonhos e concretudes, pode ousar a buscar o conhecer e o pensar sobre si mesmo no mundo, sobre sua alimentação e sua saúde. |
id |
ABRASCO-2_a545820b598523b2927ce36d76a36d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232012000300014 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudávelPráticas alimentaresAlimentação saudávelComunicaçãoPublicidadeConsumoCulturaNeste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia do paradigma biomédico e a fragmentação da vida humana quando campanhas publicitárias anunciam alimentos associando-os à ideia de alimentação saudável. Consideramos que não podemos viver somente como naquela publicidade onde nossos desejos são acionados, sem limites, onde mundo é só de sonhos e o objetivo principal é vender mais e lucrar mais, ainda que para isso se tenha feito uso de estratégias de disseminação de algumas informações de cunho biomédico-nutricional. O encontro entre alimentação e saúde, ou seja, alimentação saudável, deve pressupor, no nosso entendimento, a valorização da ação do sujeito, inclusive por meio de informações qualificadas e contextualizadas na vida social de modo a que se possa desenhar projetos de felicidade. Um sujeito fortalecido em sua identidade, íntegro e total que, entre sonhos e concretudes, pode ousar a buscar o conhecer e o pensar sobre si mesmo no mundo, sobre sua alimentação e sua saúde.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300014Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232012000300014info:eu-repo/semantics/openAccessVillagelim,Andréa Siliveste BrasilPrado,Shirley DonizeteFreitas,Ricardo FerreiraCarvalho,Maria Claudia da Veiga SoaresCruz,Claudia Olsieski daKlotz,JulianaFreire,Gesseldo de Britopor2012-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232012000300014Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2012-03-23T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável |
title |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável |
spellingShingle |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável Villagelim,Andréa Siliveste Brasil Práticas alimentares Alimentação saudável Comunicação Publicidade Consumo Cultura |
title_short |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável |
title_full |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável |
title_fullStr |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável |
title_full_unstemmed |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável |
title_sort |
A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável |
author |
Villagelim,Andréa Siliveste Brasil |
author_facet |
Villagelim,Andréa Siliveste Brasil Prado,Shirley Donizete Freitas,Ricardo Ferreira Carvalho,Maria Claudia da Veiga Soares Cruz,Claudia Olsieski da Klotz,Juliana Freire,Gesseldo de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Prado,Shirley Donizete Freitas,Ricardo Ferreira Carvalho,Maria Claudia da Veiga Soares Cruz,Claudia Olsieski da Klotz,Juliana Freire,Gesseldo de Brito |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villagelim,Andréa Siliveste Brasil Prado,Shirley Donizete Freitas,Ricardo Ferreira Carvalho,Maria Claudia da Veiga Soares Cruz,Claudia Olsieski da Klotz,Juliana Freire,Gesseldo de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas alimentares Alimentação saudável Comunicação Publicidade Consumo Cultura |
topic |
Práticas alimentares Alimentação saudável Comunicação Publicidade Consumo Cultura |
description |
Neste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia do paradigma biomédico e a fragmentação da vida humana quando campanhas publicitárias anunciam alimentos associando-os à ideia de alimentação saudável. Consideramos que não podemos viver somente como naquela publicidade onde nossos desejos são acionados, sem limites, onde mundo é só de sonhos e o objetivo principal é vender mais e lucrar mais, ainda que para isso se tenha feito uso de estratégias de disseminação de algumas informações de cunho biomédico-nutricional. O encontro entre alimentação e saúde, ou seja, alimentação saudável, deve pressupor, no nosso entendimento, a valorização da ação do sujeito, inclusive por meio de informações qualificadas e contextualizadas na vida social de modo a que se possa desenhar projetos de felicidade. Um sujeito fortalecido em sua identidade, íntegro e total que, entre sonhos e concretudes, pode ousar a buscar o conhecer e o pensar sobre si mesmo no mundo, sobre sua alimentação e sua saúde. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232012000300014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213032284651520 |